Pular para o conteúdo principal

Gratidão = Pelo 9º Encontro da Fé Reformada de Goiânia


"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração" Colossenses 3:16

Gratidão é um sentimento interessante, porque nos leva ao reconhecimento de uma dívida que não podendo pagar, faz-nos enaltecer em nós o respeito, carinho e apreço por aqueles que nos socorreram de tal forma, que o máximo que podemos fazer é dizer “_ Muito obrigado!”

Gratidão também faz parte do fruto do Espírito Santo em nós. Uma pessoa grata não apenas tem consciência que não pode pagar o benefício recebido, mas em seu espírito nutre uma relação de admiração que o leva a honrar o seu beneficiário publicamente. Uma pessoa grata elogia, dá atenção e prontifica-se a ser útil ao seu ajudador sempre que possa fazê-lo e muitas vezes além disso. Estamos certos que muitas situações ocorridas nos bastidores do Encontro nos aproximaram mais uns dos outros, estreitando nossa comunhão e enriquecendo nossa experiência cristã.

Somos gratos a Deus pela realização de mais um Encontro da Fé Reformada em nossa igreja. Ele nos fortaleceu; encaminhou as circunstâncias de forma favorável; chamou e trouxe um público que superou nossas expectativas. Acima de tudo, porém, ele falou conosco e nos ensinou a Sua palavra mais uma vez. Como Deus é fiel!

Somos gratos a todos os que vieram; os de longe e os de perto. Esse ano recebemos mais de 480 inscrições. Irmãos de vários Estados de nosso país participaram pela primeira vez. Outros já são freqüentadores assíduos. Mencionamos em especial os ex-alunos do SPBC que têm feito desse evento um ponto de reencontro entre eles com animadas e saudosas conversas a respeito de suas experiências passadas e presentes no campo. Também ressaltamos o bom número de líderes das diversas igrejas locais e de fora, que vêm aprofundar a sua fé e dar respaldo de credibilidade externa ao Evento. Deus os abençoe profundamente. Esperamos tê-los sempre conosco.

Agradecemos aos preletores que vieram de longe para contribuir com uma discussão bíblica ao tema proposto, aprofundando convicções e promovendo a reflexão necessária para vivermos e fazermos a vontade de Deus em primeiro lugar (Jo 7.17). O assunto é sério, rodeado de proposições teóricas e práticas, além de controverso segundo a ótica de tantos outros. Todavia a pergunta levantada também o é: Qual o lugar dado às Escrituras nas nossas estruturas de aconselhamento, ajuda diaconal e auxílio mútuo na fé? Para a fé reformada a resposta é inequívoca: seu lugar é o centro, jamais a periferia.

Nossa palavra de gratidão se estende ternamente também a todos os voluntários, colaboradores e patrocinadores; da igreja e das Congregações, que se esforçaram juntos para fazer o encontro acontecer e ser bom. Deus que nunca se esquece de nada é quem sempre os recompensará. Vocês são os construtores do encontro, a alegria e a pulsação do mesmo. Sem vocês o Encontro da Fé Reformada não passaria de um projeto, o esboço de um sonho numa folha de papel; contudo já se fazem nove (9) anos que não é assim! O fato de não mencionarmos nomes aqui, não quer dizer que não queiramos fazê-lo. É melhor que fiquem na memória e no coração. Eles serão mencionados por Deus na hora certa e no lugar apropriado, mas não por nós agora. Como somos gratos a todos vocês!

Por fim, ano que vem planejamos realizar o 10º Encontro no mês de novembro. Todos vocês são nossos convidados a fazer esse encontro acontecer e ser bom, para a glória de Deus e para o enriquecimento da nossa fé; para o fortalecimento das igrejas de nossa região e para que sejamos pastores e líderes segundo o coração de Deus! Amém.


Rev. Hélio O. Silva
www.revhelio.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.       ...

Lucas 5.12-16 = Ele Veio Tocar os Intocáveis

Texto: Lucas 5.12-16 Tema: ELE VEIO TOCAR OS INTOCÁVEIS Rev. Hélio O. Silva - Pastor da Ig. Presbiteriana de Vila Nova - Goiânia-GO Introdução: O evangelho de Lucas se concentra na perfeita humanidade de Cristo. Ele nos mostra como Cristo veio para tocar os intocáveis e purificá-los.   Contexto Jesus está no começo de seu ministério, ficando conhecido e famoso por seus ensinos e milagres. Em meio à multidão que o seguia surge um homem coberto de lepra, ou seja, com a lepra em estágio bastante avançado.           Quero chamar sua atenção para quatro pontos importantes desse encontro com Cristo:   1.     Mesmo como estava, aquele homem humildemente se submeteu à vontade de Deus - v.12. Um leproso deveria permanecer fora das cidades, mas quando fosse a lugar público, deveria andar gritando: “leproso! Leproso!” a fim de avisar às pessoas para não se aproximarem dele. Ele se apresenta diante de Cris...

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda...