Pular para o conteúdo principal

Lucas 5.12-16 = Ele Veio Tocar os Intocáveis


Texto: Lucas 5.12-16

Tema: ELE VEIO TOCAR OS INTOCÁVEIS

Rev. Hélio O. Silva - Pastor da Ig. Presbiteriana de Vila Nova - Goiânia-GO


Introdução:

O evangelho de Lucas se concentra na perfeita humanidade de Cristo. Ele nos mostra como Cristo veio para tocar os intocáveis e purificá-los.

 Contexto

Jesus está no começo de seu ministério, ficando conhecido e famoso por seus ensinos e milagres.

Em meio à multidão que o seguia surge um homem coberto de lepra, ou seja, com a lepra em estágio bastante avançado.

          Quero chamar sua atenção para quatro pontos importantes desse encontro com Cristo:


 1.    Mesmo como estava, aquele homem humildemente se submeteu à vontade de Deus - v.12.

Um leproso deveria permanecer fora das cidades, mas quando fosse a lugar público, deveria andar gritando: “leproso! Leproso!” a fim de avisar às pessoas para não se aproximarem dele.

Ele se apresenta diante de Cristo. E pede humildemente: “_Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. Seu pedido fala mais do que apenas pedir a cura. A purificação significava o direito de voltar para a sua família, voltar para o convívio da sociedade e o direito de adorar no templo. Aquele homem doente, era um homem crente, temente a Deus. Por isso procurou a Cristo.

Ele se aproxima, respeitando a um certo distanciamento social (de onde já ouvimos falar disso?) e se submeteu á vontade de Cristo - Se quiseres...

 

2.    Jesus veio para tocar os intocáveis - v.13.

Lucas nos diz que Cristo lhe deu atenção e fez mais. Ele estendeu seu braço para tocá-lo! O Senhor veio tocar e salvar os intocáveis. A lepra do homem não o infecta ou contamina, mas o contrário é o que acontece. Sua perfeita santidade e integridade moral é que nos contamina, infecta e remove a lepra; da doença e do pecado!

 

3.    Ao receber a purificação, o homem deveria seguir as instruções da Palavra de Deus para sua situação - v.14.

Jesus o curou e purificou integralmente. Mas como Jesus cumpre a Lei, o enviou diretamente ao sacerdote para que esse o avaliasse e proferisse publicamente a cura, a purificação!

Quem conhece a Cristo, deverá conhecer também a Sua Palavra! Leia e estude a Bíblia para seguir as orientações de Deus para a sua vida.

 

4.    Jesus não veio buscar o barulho da fama, mas sempre buscava o silêncio da oração - v.16.

O texto não termina com a cura simplesmente. Ele termina falando como Jesus lidava com o sucesso e a fama.

Jesus não se preocupa e nem se ocupa com a manutenção de sua fama. Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45). Logo, em vez de procurar promover a Sua fama, Ele se retira para um lugar silencioso e calmo, a fim de orar. A comunhão pessoal e particular com Deus é mais importante que os aplausos do mundo. Essa é a lição número UM!

 

Conclusão:

 Como isso te impacta, definirá todas as suas atitudes a partir de então.

Nós também podemos tocar os intocáveis por amor a Cristo e servir quem mais precisa em momentos como os que estamos atravessando agora.

Nós também podemos buscar e encontrar comunhão com Deus, em vez de correr loucamente atrás de sucesso e fama.

Nós também podemos encontrar a Cristo no caminho, e humildemente solicitar-lhe que nos limpe de nossa “lepra” - a doença e também o pecado.

Com amor, Pr. Hélio.

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.