Pular para o conteúdo principal

A Personalidade do Espírito Santo e Sua Relação Com Cristo (aula 11)


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Na Dinâmica do Espírito
------------------------------------------------------------------------------------
A Personalidade do Espírito / O Espírito e Cristo 13/06/2010.
Na Dinâmica do Espírito. J. I. Packer; Vida Nova, p. 59-63.
------------------------------------------------------------------------------------

Introdução:
I. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO.
a) O Espírito Como Parácleto.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, sendo da mesma essência divina do Pai e do Filho e ao mesmo tempo distinto deles. Ele é o “outro consolador”, o outro “parácleto” (Jo 14.16,25; 15.26; 16.7). Essa palavra pode ser traduzida em português por consolador (fortalecedor), conselheiro, auxiliador, sustentador, advogado, aliado, amigo mais velho. Ele é chamado de “o outro parácleto’ em relação a Jesus Cristo. Jesus sempre se refere ao Espírito usando um pronome masculino (ekeinos = aquele, ele) e não o neutro (ekeino = ele, aquele; no sentido de objeto. A mesma função do “it” no inglês). O objetivo de João é deixar muito claro que o Espírito é uma pessoa (um ser pessoal) e não uma coisa, objeto ou uma força espiritual, ainda que poderosa. Esse uso do pronome masculino é deliberado porque João havia usado o pronome neutro em sua primeira menção ao Espírito em João 14.17, onde ele tinha usado gramaticalmente o pronome na forma neutra. Mas em 14.26; 15.26; 16.8,13,14, usa o masculino.
O Espírito Santo ouve, fala, testifica, convence, glorifica a Cristo, guia, dirige, ensina, ordena, proíbe, deseja, capacita outros para falar, ajuda e intercede pelos cristãos (Jo 14.26; 15.26; 16.7-15; At 2.4; 8.29; 13.2; 16.6,7; Rm 8.14,16,26,27; Gl 4.6; 5.17,18). É possível mentir para ele, ofendê-lo, entristecê-lo e enciumá-lo (At 5.3,4; Ef 4.30; Tg 4.5). Só a respeito de uma pessoa que essas coisas podem ser feitas.

b) O Espírito Como Divindade.
O Espírito é mais que simplesmente um ser pessoal, ele é Deus. A expressão “santo” anexa ao seu nome já sugere sua divindade. O Novo Testamento é particularmente explícito nessa questão. O nome de Deus (não nomes de Deus) em que os cristãos convertidos devem ser batizados é o “nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). A expressão sete Espíritos de Apocalipse (1.4,5; 3.1; 4.5; 5.6) é uma referência ao Espírito Santo na plenitude de seu poder e sua obra. As chamadas passagens trinitarianas do Novo Testamento são um testemunho inequívoco dessa divindade (I Co 12.4-6; II Co 13.14; Ef 1.3-13; 2.18; 3.14-19; 4.4-6; II Ts 2.13,14; I Pe 1.2). Concluindo: O Espírito não é mera criatura ou anjo poderoso. Ele é, juntamente com o Pai e o Filho, o Deus todo-poderoso. Não podemos nunca referirmo-nos ao Espírito como não sendo um ser divino pessoal.

II. O ESPÍRITO SANTO E CRISTO.
O Evangelho de João é fundamental na nossa compreensão inicial do ministério pactual do Espírito. Esse ministério é apresentado pelo próprio Cristo na noite de sua traição no desenrolar dos acontecimentos da instituição da Santa Ceia nos capítulos 13 a 16 desse evangelho.

a) A Promessa do Espírito.
Cristo se referiu ao Espírito Santo várias vezes chamando-o de Consolador (paracleto), Espírito da verdade (14.17; 15.26; 16.13) e Espírito Santo (14.26). O Espírito seria enviado pelo Pai a pedido do Filho (14.16,26) para agir no nome de ambos (15.26; 16.7) com a finalidade de estar com os discípulos para sempre (14.16). A sua vinda objetivava glorificar o nome de Cristo e do Pai (14.18-23). O espírito não viria para receber toda a atenção, mas para dirigi-la a Cristo glorificado; atraindo as pessoas a Cristo e não para si mesmo.
É por esse critério que se deve medir qualquer movimento “espiritual” moderno. Se coloca em evidência ou não esse papel do ministério do Espírito de exaltar a Cristo e não a si mesmo.

b) O Espírito e a Presença de Cristo.
Logo, o papel principal da ação do Espírito entre nós é o “de fazer da presença de Cristo e da comunhão com ele e seu Pai a realidade da experiência para aqueles que, obedecendo às suas palavras, mostrassem que o amavam” (14.21-23; I Jo 1.3) [p.61]. Ele é o mediador da presença de Cristo entre nós e em nós. Essa comunhão com Cristo é EXPERIMENTAL, e nunca apenas um dogma para se crer!

c) O Ensino do Espírito de Deus.
O Espírito veio para ensinar os discípulos. Primeiro fazendo-os lembrar de tudo o que Cristo os havia ensinado. Segundo, dando-lhes uma compreensão correta a respeito da pessoa e ministério de Cristo na terra (14.26; 16.13. Toda a verdade é a verdade sobre Cristo e não sobre todas as coisas de um modo geral).

d) O Testemunho do Espírito.
O testemunho do espírito é a comprovação dada por ele ao/no crente de que Cristo é realmente quem disse ser; e que embora tenha sido crucificado como um criminoso, ele não era um pecador e o que ele realizou na cruz foi a propiciação de nossos pecados diante de Deus. Na cruz ele destronou o diabo deste mundo e iniciou seu julgamento sobre o mundo (Jo 12.31). Não reconhecer a Cristo dessa forma é o cerne do pecado da incredulidade (Jo 15.27; 16.8-11).
Visto assim o Espírito é um promotor público da humanidade, imprimindo em coração após coração o veredicto: “Errei, sou culpado, preciso de perdão”. Ele nos leva a entender a enormidade da rejeição a Cristo e nos convence desse pecado (16.8). É assim que ele nos leva à conversão e é este decisivamente o seu papel na evangelização. É por isso que o ministério proclamador da igreja é de persuasão e não de guerra religiosa ou guerra santa. O Espírito é quem abre os ouvidos internos das pessoas e aplica-lhes à consciência individual as verdades que os cristãos testificam na pregação do Evangelho (Jo 15.27; 17.20).
O Espírito é tanto o nosso intérprete quanto o iluminador da obra de Cristo. Do princípio ao fim Cristo é o centro do ministério do Espírito Santo na terra.

e) O Ministério de Holofote.
O ministério contemporâneo do Espírito é ser um poderoso holofote posicionado em direção a Cristo. Só quando o Pai glorificou o Filho na cruz e na recepção dele na glória é que o Espírito pôde vir e realizar esse ministério seu característico. Seu papel é nos conscientizar da obra e glória de Cristo. “O Espírito é o holofote oculto que focaliza a sua luz no Salvador, fazendo-o resplandecer” (p.63). Ele está sempre dizendo atrás de nós: “Olhe para Cristo e veja a sua glória; vá até ele e receba a salvação!” Seu desejo é unir-nos a Cristo e não a si mesmo como se ele fosse o mais importante. Como o segundo parácleto, ele sempre nos leva ao primeiro parácleto (Jo 14.12). O Espírito glorifica a Cristo!

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.