Pular para o conteúdo principal

Exposição 09 = Gálatas 3.10-14 - Fé e Obras: Duas Alternativas


Introdução:
Você já teve de escolher entre duas opções? Você o fez sem observar as conseqüências de ambas?

Contexto:
Paulo avança no argumento comparativo entre a justificação pela Lei ou pela graça mediante a fé. No fim das contas as alternativas de justificação recaem sobre as obras ou sobre a fé.
A pergunta que Paulo continua respondendo é: Como um pode desfrutar o favor e a comunhão de Deus? Como um pecador pode ser justificado e receber a vida eterna?
Existem apenas duas alternativas. Paulo faz duas citações do Antigo Testamento; Habacuque 2.4 no verso 11 e Levítico 18.5 no verso 12. As duas declarações bíblicas, portanto inspiradas por Deus, declaram que aquele que praticar o que está escrito “viverá”. Todavia, apesar de ambas as passagens bíblicas prometerem a vida eterna, as mesmas falam de caminhos diferentes para obtê-la.

Levítico 18.5
Promete vida o praticante;
as obras são o caminho da salvação;
Nossa obediência completa pode nos justificar;
Fazendo;
Lei.

Habacuque 2.4
Promete vida ao crente;
A fé é o caminho da salvação;
Só Deus pode justificar;
Crendo;
Evangelho.

A conclusão a que Paulo nos levará é que a salvação nos dada e garantida tão somente ela livre graça de Deus.

Proposição:
Se for dessa forma, o que vem a ser essa maldição da Lei? Vejamos os dois argumentos de Paulo sobre essas duas alternativas: Fé e obras:

I. QUEM NÃO PERMANECE NA LEI ESTÁ DEBAIXO DA MALDIÇÃO DA LEI (v.10-12):

a)Quem procura a justificação nas obras da Lei está sob maldição.
 Quem não consegue praticar tudo é maldito.
Paulo abre o argumento citando Deuteronômio 27.26. Ali Moisés declarou uma solene maldição sobre quem fracassasse em guardar todos os mandamentos da Lei. Desobedecer à lei de Deus é colocar-se debaixo da maldição de Deus.
Ora, como revelação de Deus a lei expressa seu caráter e sua vontade; rebelar-se contra a Lei ou não alcançar suas exigências é afrontar a justiça de Deus. Visto que o que a Lei diz o que Deus diz, logo, o que a lei amaldiçoa, Deus amaldiçoa.
Estar debaixo da maldição da lei significa que nenhum pecado fica impune na presença de Deus. O significado de amaldiçoar é rejeitar. Se a benção de Deus produz justificação e vida, sua rejeição produz condenação e morte.
A maldição da lei é abrangente e aplicada sobre todos os que vivem debaixo do seu regime e não apenas às pessoas ignorantes de seu conteúdo. Os judeus acreditavam que somente os “am haeretz” (povo da terra, povo comum) é que experimentavam essa maldição por não conhecerem a lei com detalhes. O argumento de Paulo é que eles estavam equivocados e também estavam inclusos na universalidade do pecado (Rm 3.22,23). Somente Jesus Cristo ficou de fora da maldição da lei, porque foi único a jamais pecar.
O pecado é a transgressão da Lei (I Jo 3.4) e todos somos transgressores da Lei, pois não temos amado a Deus de todo o coração e nem ao próximo como a nós mesmos.

b)Ninguém é justificado por meio da Lei.
 Essa conclusão é evidente.
Paulo afirma que essa conclusão é evidente, porque somente quem viver inteiramente em obediência à Lei, por ela será justificado, mas ninguém jamais conseguirá viver obedientemente todos os seus preceitos.
Logo mais adiante Paulo mostrará que a função da lei era condenar e não justificar. Apesar de todo o nosso esforço em obedecer, nada nos livrará da maldição que recai sobre os desobedientes.
A estrada da obediência à lei como meio de justificação dos pecados é um beco sem saída.

c)O justo viverá pela fé.
 A verdadeira razão para o fracasso da justificação pela Lei.
Então, novamente, Paulo aponta para a justificação pela fé somente.

II. CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÃO DA LEI (v.13,14):

a)Cristo nos resgatou da maldição da Lei.
Na cruz Cristo fez por nós o que nós mesmos não poderíamos fazer, ele nos resgatou da maldição da lei, fazendo por nós e em nosso lugar o que jamais poderíamos fazer: Ele pagou a dívida de todos os nossos pecados contra a lei de Deus.

b)Cristo se fez maldição em nosso lugar.
Como ele o fez? Assumiu sobre si a nossa rejeição e condenação. Carregou nossos pecados e sua culpa sobre a cruz. A maldição foi transferida de nós para ele a fim de que ele nos libertasse dela.
É essa transferência das nossas culpas para ele que explica o seu brado de abandono e de solidão na cruz pouco antes de sua morte na cruz.
Paulo confirma essa afirmação citando Deuteronômio 21.23: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”.
Na legislação mosaica a pena de morte era aplicada geralmente por apedrejamento e depois o morto era colocado pendurado numa estaca para ser visto publicamente como sinal da rejeição divina. Para Paulo, ser crucificado era o equivalente romano ao ato condenatório judeu.

c)Em Cristo a benção de Abraão chegou aos gentios.
Cristo não morreu por si mesmo, mas “por nós”. Foi em Cristo que Deus agiu para a nossa salvação, portanto é “em Cristo” que a receberemos. Quem não estiver em Cristo, não conhecerá jamais a sua salvação! (Jo 14.6).
Quem é salvo não está unido somente a Cristo em sua morte, mas também em sua ressurreição para a vida eterna. Então, o que é fé? Fé é tomar posse de Jesus Cristo pessoalmente (Stott, p.77) e encontrar-se com ele ali, na cruz.

d)O objetivo da obra de Cristo era que recebêssemos o seu Espírito.
Como vimos antes, Cristo nos justificou e se uniu a nós. Essa união é realizada na ação e presença do Espírito santo nos crentes a partir de sua conversão.

Conclusão:
1. Há dois caminhos.
Ou abraçamos o caminho da graça ou o caminho das obras. Ou vivemos pela obediência à Lei ou pela fé. Não existe nem meio termo, nem outra opção.

2. Há dois destinos.
A vida ou a morte.
O desafio de Paulo é direto. Devemos renunciar ao orgulho insensato de pressupor que podemos estabelecer nosso próprio cronograma de salvação com base na nossa própria justiça (ou justiça própria) para sermos aceitáveis a Deus. Devemos abraçar a salvação pela fé somente como nos oferecida em Cristo no evangelho da graça.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.