Pular para o conteúdo principal

Exposição 08 = Gálatas 3.1-9 - A Loucura dos Gálatas


Introdução:
O que é fascinação? É como se alguém jogasse um feitiço ou um encantamento mágico em você, e você ficasse tão encantado que não conseguiria nem pensar e nem agir corretamente, mas apenas motivado pelo tema do feitiço.
O falso esse tem esse poder, o poder de nos enfeitiçar, encantar de tal modo que não vemos o que precisa ser visto e vemos o que não está ali, bem diante dos olhos!.

Contexto:
Nos capítulos 1 e 2 Paulo apresentou uma defesa vigorosa da origem divina de sua missão e mensagem apostólica. Ela não veio de homens e não foi dada por intermédio de homens. Também não é diferente e nem inferior ao evangelho pregado pelos demais apóstolos, mas era o mesmo evangelho apostólico de Pedro, João, Tiago e os demais que tinham estado com Cristo pessoalmente.
Agora, capítulos 3 e 4 Paulo passa a defender o próprio evangelho de Cristo. Ele mesclará argumentos teológicos e históricos nesse propósito

Proposição:
Abandonar o evangelho de Cristo não é apenas uma traição espiritual, mas é também uma grande insensatez, uma grande loucura. Paulo nos mostra isso de duas formas:

I. A PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DOS GÁLATAS: É LOUCURA COMEÇAR NO EVANGELHO E APERFEIÇOAR-SE NA CARNE - V.1-5.

a) A fascinação dos judaizantes X a verdade da cruz (v.1).
Como foi dito, fascinar é enfeitiçar, jogar um “mal olhado”! Os gálatas, após terem aceito o evangelho da graça e terem caminhado um tempo nele, deram ouvidos à doutrina judaizante da salvação pelas obras da lei.
Cristo fora exposto publicamente aos gálatas como crucificado; tendo oferecido um sacrifício perfeito e definitivo por seus pecados e agora eles retrocedem para a escravidão das obrigações da lei! É por isso que Paulo fica perplexo! “Quanto mais Cristo era conhecido, mais grave era o crime de esquecê-lo” (Gálatas, Calvino, p.81).
Aqui nós temos a definição Paulina de evangelho: O Cristo crucificado proclamado às pessoas para que creiam nele, e não uma apresentação meramente intelectual de uma mensagem (I Co 2.2; 11.23). A expressão “crucificado” é um particípio perfeito (staurõmenos) significando “que a obra de Cristo foi completada na cruz, e que os benefícios de sua crucificação serão sempre atuais, válidos e disponíveis” (Stott, p. 66) aos pecadores por ela alcançados. A justificação dos pecados não é pelo que nós fazemos, mas pelo que Cristo fez. A cruz é central da teologia da justificação de Paulo. (Guthrie, Gálatas, Vida Nova, p.114).
 Ela é um sacrifício expiatório e não uma obediência meritória!
 É a boa nova a respeito de Cristo e não uma enciclopédia de bons conselhos!
 É a declaração judicial do que Deus já fez a nosso favor e não um convite par se fazer algo novo!
 É uma oferta graciosa da parte de Deus e não uma exigência!

b) A recepção do Espírito é uma dádiva graciosa e não uma conquista meritória (v. 2-4).
Note que Paulo não pergunta se receberam o Espírito, mas como ele foi recebido? Paulo faz aqui um contraste entre Lei e Evangelho. A lei diz: “Faça isso”. O Evangelho diz: “Cristo fez tudo”. A lei exige obras humanas, o evangelho a fé na obra de Cristo. A lei faz exigências e cobra obediência; o evangelho faz promessas e nos incita a crer! (Stott, p.67).

c) A pregação da fé implicou na recepção do Espírito e na operação de milagres entre os salvos (V.5).
Paulo muda a perspectiva da doação do Espírito, para o doador do Espírito. Ele os faz recordar de sua conversão e questiona-os sobre a sua própria experiência. Como Deus operou milagres entre eles? Pela operação da graça e não pela imposição da lei. Eles receberam o Espírito por terem crido no evangelho da graça e não por terem obedecido alguma exigência da lei!
Por isso, além de loucura, era ridículo que tinham começado no Espírito e agora esperassem, ou desejassem completar a obra de Deus pelas “obras da carne”. Fazer isso não melhorava a sua fé como prometiam os judaizantes, mas a degradava.

II. A HISTÓRIA DE ABRAÃO NO ANTIGO TESTAMENTO: ELE FOI JUSTIFICADO PELA FÉ E NÃO POR OBRAS -V.6-9.

a) Abraão creu e isso lhe foi imputado para justiça = Citação de Gênesis 15.6.
Paulo dá um golpe de mestre e retira da discussão da lei de Moisés e a leva para a experiência do próprio Abraão. Citando Gn 15.6 relembra que que a justificação de Abraão, que viveu antes do período da Lei, foi justificado pela fé e não por obras de obediência à Lei, que sequer existia ainda!
Deus fez uma promessa a Abrão; ele creu na promessa e partiu em obediência a ela; a sua fé foi reconhecida como justiça diante de Deus. A circuncisão e a Lei só viriam depois. Ele justificado pela fé e não por obras.

b) Os filhos da promessa são os que creram à semelhança de Abraão = Citação de Gênesis 12.3.
Paulo reverte a o argumento a favor do evangelho da graça a firmando categoricamente que os filhos de Abraão são os que crêem à semelhança de sua fé e não de sua circuncisão que veio a ser praticada anos depois de ter crido na promessa.
A benção que herdariam os descendentes de Abraão era a benção da justificação pela fé. Esses descendentes são os descendentes espirituais e não os descendentes físicos.

c) A benção de Abraão é a benção da fé e não das obras. (v.9).
Os gálatas já deveriam saber disso e dessa forma jamais poderiam dar ouvidos à dissimulação judaizante, assim como não podemos dar ouvidos à dissimulação neo-apostólica: Um evangelho totalmente baseado em obras e conquistas meritórias.

Conclusão:
1. O que o Evangelho é?
Ele é a pregação de Cristo e sua cruz. Veja I Coríntios 2.1-5. O verdadeiro evangelho só é pregado quando Cristo é “publicamente exposto na sua cruz”! O evangelho trata de um evento histórico público e de uma resposta histórica pública de nossa parte.

2. O que o Evangelho oferece?
O evangelho oferece uma benção dupla: A justificação pela fé somente e a recepção do Espírito Santo pelo crente. O perdão legal e a união vital. Cristo vive em nós por meio do Espírito que nos concedeu na pregação do evangelho. Observe que a justificação e habitação do Espírito são integradas. Quem crê recebe o Espírito e quem recebe o Espírito é porque creu. Não são duas bençãos separadas e conseguintes; mas são duas bênçãos integradas simultaneamente!

3. O que o evangelho exige para a nossa salvação?
Crer em Cristo somente e nada mais! Não tem nem méritos e nem obras, apenas a graça abundante de Cristo sendo derramada sobre nós! (Ef 1.7).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.