Pular para o conteúdo principal

Exposição 03 = Gálatas 1.6-11 = A Fórmula da Apostasia: Ensino Falso + Infidelidade. (02/03/2011)


Introdução:
Em busca de algo mais...
A porta de entrada para o falso ensino nas igrejas sempre orbitou em torno de uma pregação depreciativa da suficiência do evangelho e da reintrodução de uma doutrina sinergista, na qual o papel do homem fosse supervalorizado em detrimento da operação da livre graça de Deus no homem.
No fim das contas a proposta de algo mais sempre se reverteu na instituição de uma nova escravidão por meio da subjugação das consciências à bajulação dos falsos mestres.
Para Paulo não rodeios, o nome disso é perversão, ou o abuso daquilo é certo a fim de gerar uma fonte de lucro pessoal e manipulação das consciências para ter poder sobre elas.
Quem quer mais que o evangelho oferece está flertando com a perversão, confundindo liberdade com libertinagem e acabará bebendo de uma fórmula que não será nem mágica nem nada, mas que o envenenará com a apostasia e o abandonará na perdição.

Contexto:
Por isso Paulo é tomado por um sentimento de alarme e de urgência, porque as igrejas da Galácia foram infectadas pelo veneno de uma heresia mortal e seduzidas pela proposta indecente e adúltera da salvação pelas obras camuflada no oferecimento de uma liberdade que dá ao homem a ilusão de que ele mesmo pode salvar-se.
Um detalhe que não pode escapar à nossa atenção é que falta aquela oração inicial que Paulo faz em favor de cada uma das igrejas às quais ele escreve. Ele ora pela problemática igreja de corinto dividida e insubmissa, mas não ora pelos gálatas que estão trocando a suficiência do evangelho por uma perversão do mesmo que é o evangelho judaizante da salvação pelas obras!
Paulo abandona o tom sereno e gracioso da oração, pela agitação de uma mãe que vê seus filhos a ponto de morrerem envenenados por acreditarem nas promessas falsas de vendedores desqualificados.

Proposição:
Paulo trata nessa seção da composição dessa fórmula que sempre fez muito mal à Igreja, que é a fórmula da apostasia, a combinação entre o ensino falso e a INFIDELIDADE de uma fé inconstante. Há três argumentos no texto:

I) APOSTASIA É FRUTO DA INFIDELIDADE V.6:

a)Apostasia é uma troca de fidelidade.
Paulo fica admirado porque eles “estão passando tão depressa” do evangelho verdadeiro para outro que não é verdadeiro.
Note-se no texto que o verbo “metatiqeste” “estejais passando” está na voz ativa e não na voz passiva; e no tempo presente e não no passado, significando que essa era a experiência presente das igrejas da Galácia como fruto de um abandono deliberado, pensado do evangelho a eles pregado por Paulo inicialmente. Essa palavra significa “transferir a fidelidade”. Era aplicada a soldados desertores ou rebeldes e a pessoas que trocam de partido político ou crença filosófica. Quem fazia isso era chamado de “vira-casaca”.
Paulo usa duas preposições para mostrar o movimento dessa troca. Eles partiram de perto (apo = partindo de) do evangelho verdadeiro para dentro (eis) de um evangelho falso. No capítulo 3 ele vai dizer que eles começaram no Espírito e estavam se aperfeiçoando na carne. Eles estavam trocando deliberadamente o evangelho da graça por um evangelho de obras!

b)A apostasia causa admiração.
A admiração de Paulo não é positiva, mas negativa, ela é um assombro, um susto! Como a mãe que percebeu que os filhos haviam bebido um veneno e que isso os mataria caso algo urgente não fosse feito a favor deles!
O espanto vem não somente da não percepção das sutilezas enganadoras, mas da prontidão em abraçá-las como se fossem verdades puras. Ainda mais porque no verso 9 ele dirá que os havia prevenido.
O que causava admiração era o efeito final da apostasia, eles estavam deixando a Deus que os “chamara” na graça por outra mensagem que jamais os levariam a conhecê-lo de fato, na experiência diária.
Essa é a grande questão, não é possível separar a teologia da prática. Teologia enganosa não produz prática saudável, mas apenas uma perversão falsa. Afastar-se do evangelho da graça é afastar-se do Deus da graça.

II) A APOSTASIA É FRUTO DO ENSINO FALSO COMO PERVERSÃO DO EVANGELHO VERDADEIRO V. 7:

a) O ensino falso traz perturbação à fé da igreja.
Os falsos mestres eram “judaizantes”. Paulo resume a proposta deles em Atos 15.1: “Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos”. Não negavam a necessidade de se depositar fé em Cristo, mas que isso não era suficiente; era preciso também e, “além disso”, a circuncisão acompanhada da guarda da Lei. Moisés deveria completar o que Cristo havia iniciado. Isso era o mesmo que dizer que a nossa obediência à Lei é que era o fator decisivo na salvação, acrescentando à obra de Cristo as nossas próprias.
Paulo chama a isso de “perturbação”, uma sacudida violenta, que produziu confusão e divisão nas igrejas gálatas. A palavra é repetida no Concílio de Jerusalém (At 15.24). No concílio ficou claro que os judaizantes eram motivados por vontade própria e não por um envio autorizado e reconhecido pela igreja, argumento que Paulo explorará na próxima seção e no capítulo 2.

b) O ensino falso é uma perversão do evangelho verdadeiro.
A perturbação era causada por uma perversão do evangelho verdadeiro. A ERAB traduz por “distorção” e J. B. Philips por “falsificação”. O sentido literal do texto é “inverter”, fazê-lo ser o que não é. O sentido não é o de entortar, mas o de mudar o que ele é.
Os falsos mestres estavam perturbando a igreja alterando o evangelho para eles. O caso é que a falsificação sempre produz como resultado final perturbação. Alterar a essência do evangelho é alterar a essência da igreja. É fazer a igreja ser o que ela não é!
Na história da igreja seus maiores inimigos nunca foram os opositores externos, mas aqueles que internamente, dentro da igreja, tentam alterar o evangelho no qual a igreja crê. Portanto, o verdadeiro servo é aquele que crê no evangelho e a ele se entrega e submete.

III) A APOSTASIA SERVE AOS PROPÓSITOS DE HOMENS, O VERDADEIRO EVANGELHO SERVE AOS PROPÓSITOS DE DEUS V. 8-10:

a)O evangelho não pode ser mudado nem por apóstolos e nem por anjos.
Citação: Quando o diabo não consegue atrair a igreja para o pecado, ele tenta enganá-la com falsas doutrinas, por isso qualquer tentativa de mudar o evangelho servirá somente aos seus propósitos.
O evangelho é de Deus e nem anjos, inclusive satanás, e nem homens, inclusive a igreja ou os próprios apóstolos, podem mudá-lo ou alterá-lo sem incorrer na condenação de Deus.

b)Perverter o evangelho é trazer sobre si a maldição de Deus.
Paulo usa duas vezes a expressão “anáthema”, que era usada na LXX para indicar banimento por parte de Deus, sua maldição sobre qualquer pessoa u coisa que ele destinasse à destruição. Um anáthema era o desejo de que o juízo de Deus recaísse sobre aquele que foi infiel a Deus.
Uma pessoa “anathematizada” era uma pessoa rejeitada por Deus, e portanto, não poderia ser bem recebida nas igrejas. Duas observações precisam ser feitas sobre essa invocação de anáthema por parte de Paulo.

1)Ela é proferida de forma geral e não apenas sobre os falsos mestres da Galácia. Sobre todo aquele que pervertesse o evangelho deveria recair essa maldição.

2)O anúncio da maldição é deliberada e consciente por parte do apóstolo. Reflete uma decisão tomada com reflexão e não de forma apressada ou deliberada, razão pela qual Paulo a repete com o fim de reforçar o seu sentido.

c)Quem perverte o evangelho para agradar a homens não é servo de Cristo.
Paulo avança afirmando que quem tentar perverter o evangelho não é servo de Cristo, mas busca o favor de homens. Os falsos mestres acusavam Paulo de ser oportunista e bajulador, mas a linguagem firme dele contra os falsos mestres mostra que isso não era verdade.

O que está em jogo?
1)A glória de Cristo e do seu evangelho. Dizer que a obra de Cristo precisava do suplemento das obras era o mesmo que dizer que ela não era completa e nem plenamente satisfatória.

2)O bem estar da igreja. Paulo não defende doutrinas triviais, mas aquela que era o centro do evangelho da graça. Ele argumenta contra mestres que sabiam o que ensinavam e não pessoas com pontos de vista equivocados. Perverter o evangelho é tornar nulo o seu poder que salva o pecador (Rm 1.16,17). Quem faz o próximo tropeçar, melhor seria pendurar uma pedra ao pescoço e lançar-se no mar (Mc 9.42).

Aplicações:

1)O verdadeiro evangelho magnifica a livre graça de Deus.

2)O verdadeiro evangelho tem sua origem em Deus e foi anunciado pelos apóstolos de Cristo.

Conclusão:
Em busca de algo mais...
Por três vezes Paulo nos chama atenção para o fato de que a proposta de um novo evangelho é a promessa de algo mais, ou a afirmação de que falta alguma coisa naquilo que é verdadeiro.
Quantas vezes as pessoas rejeitaram o evangelho por julgá-lo sem graça e insuficiente para preencher suas necessidades imediatas.
As pessoas estão sempre em busca de algo mais, e de forma insaciável continuam rejeitando, como crianças mimadas, aquilo que lhes é oferecido como suficiente. No entanto Deus não lhes oferecerá algo mais, Deus lhes oferece o evangelho da suficiente graça por meio de Cristo.
Você pode aceitar o evangelho e Cristo e descansar eternamente na graça de Deus ou continuar trocando de fidelidade indefinidamente, caminhando sobre o fio da navalha até descobrir que passou do ponto e estar mais longe de Deus do que quando conheceu o verdadeiro evangelho e o trocou por algo que prometia muito, mas não lhe deu nada!
Como será?

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.