Pular para o conteúdo principal

Se Quiseres, Podes Purificar-me




Hélio O. Silva = 05/01/2011.

Se Quiseres, Podes Purificar-me (Lucas 5.12-16)

Feche seus olhos, imagine a cena. Um homem coberto de lepra e cerimonialmente imundo. O outro totalmente puro. Quem sabe de onde ele veio? O fato é que apareceu ali, diante de Jesus e se dirigiu a ele sujo, desfigurado, irreconhecível, intocável, intratável, miserável, condenável... Mas ele apareceu ali diante de Jesus, dos discípulos e de toda a multidão. Ele veio gritando como podia: “_ Imundo! Imundo!” para que todos se afastassem, até chegar à presença de Jesus.

Trazia consigo o seu sofrimento e a sua dor. Por fora no seu corpo roído pela enfermidade até então sem cura. Sua doença estava em estado avançado (coberto de lepra) e ele veio quase que caindo aos pedaços mesmo. Por dentro pela vergonha, pelo preconceito e pela proscrição social. De todas as formas, ele não era mais um homem inteiro. Trazia consigo o último fio de esperança de poder ser alguém outra vez; trazia a sua súplica a Jesus. E o seu pedido é surpreendente: “_Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.

Feche seus olhos, caminhe dentro da cena, entenda as palavras. Ele pede a purificação, não a cura. Porque sabia que a purificação só podia ser declarada se houvesse cura; mas também porque reconhecia estar diante de quem não só pode curar, mas também purificar, limpar de tudo; por fora e por dentro. Ele sabia que Jesus podia curar, mas será que o faria? No meio da multidão aquele homem conseguiu ficar diante de Jesus; a sós com ele. E pediu a única coisa que precisava: Ficar puro, cerimonialmente limpo e humanamente inteiro.

Ele pediu e seu pedido não ficou sem resposta. Mas a resposta não veio somente na cura que ele esperava, houve mais. Sempre há mais da parte de Deus, que é tão mais surpreendente e inesperado do que todo o resto. Antes de dizer qualquer coisa o Senhor estendeu a mão e o tocou. Ele não teve só que tocá-lo, mas precisou estender o braço para alcançá-lo com a mão. Ele o tocou. Há quantos anos um homem que não fosse outro leproso o havia tocado?! Há quantos anos o carinho e a compaixão não faziam sombra sobre ele? Há quantos anos sua noite de tormento não virava dia? A caridade que conhecia era colocada à disposição desde que ficasse a uma distância segura.

Não há nada em nós que possa manter o Senhor afastado de nós. Ele estende o seu braço e nos toca com a sua mão. Ele não teme a nossa contaminação, pois o amor que o levou à cruz a dissipa. Ele nos limpa com as suas palavras que são tudo e ao mesmo tempo a única coisa de que precisamos: “_ Quero, fica limpo”, “_ Fica inteiro outra vez...” Ele nos recebe no meio da multidão e fica ali, parado na nossa frente como ninguém ficaria. Ele nos ouve e nos responde; toca-nos e nos cura; nos limpa e nos perdoa. Depois nos manda obedecer ao que nunca deveríamos desobedecer. E quando voltamos pra casa não somos mais os mesmos.

Imagine a cena. Um condenado à morte certa pela enfermidade se levantou do chão curado e limpo e voltou para casa outra vez. Quando vamos aprender a trazer todas as nossas condenações aos pés daquele que pode nos livrar e salvar? Quando vamos nos prostrar de verdade e suplicantes para pedir o que realmente precisamos? Ser puros! Quando vamos reconhecer o que só Ele pode fazer e aceitar o que ele decidir fazer por nós? Para aquele homem, aquele toque valeu mais que muitos livros! A sua cura foi instantânea porque quem a fez foi Deus (Jo 8.36) e não uma doutrina de papel.
Jesus continua visitando nossas cidades, caminhando entre nós. Multidões continuam requerendo a sua atenção com o desejo único de ver seus milagres; mas quantos realmente querem ficar limpos?! Serem inteiros outra vez? É muito possível que Jesus te espere ir até onde ele está e fazer a sua súplica: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me, eu quero ficar inteiro outra vez!” Também é muito possível ouvi-lo dizendo pra você: “_ Quero, fica limpo; fique inteiro outra vez”.
Com amor, Pr. Hélio de Oliveira Silva
www.revhelio.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.