Pular para o conteúdo principal

Quem Procura Acha - Provérbios 18.22 (20/06/2005)


“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor” (Pv 18.22).
O casamento é a segunda maior bênção na vida de um homem. Segundo Provérbios todo homem precisa achar a sabedoria (8.35); ter uma profissão digna (13.11) e achar uma esposa (18.22).

ACHAR UMA ESPOSA É ACHAR A FELICIDADE. Achar é fruto de uma procura. Muitos têm procurado no lugar errado. Eu devo procurar no meio “daqueles que de coração puro invocam ao Senhor” (II Tm 2.22). Outros tantos têm procurado do jeito errado. Fazem da sensualidade sua ferramenta. Acabam por encontrar filhos, mas não esposas. Ainda outros, não sabem o que estão procurando. Uma mãe substituta? Uma empregada doméstica, um objeto sexual?!
Uma Esposa é uma auxiliadora idônea (Gn 2.18), uma mulher prudente (Pv. 19.14) e virtuosa (Pv. 31.10). O seu valor muito excede o de finas jóias. A esposa é a personificação do bem, ela é “o bem” e não “um bem”. Cada dia que passa mais coisificamos as pessoas. Porque as tratamos como bens e não como “o bem”, fica mais fácil aceitar o divórcio e trocar um bem por outro mais novo, assim como fazemos com uma roupa, sapatos ou um automóvel. Por outro lado, as escrituras nos ensinam a olhar para o cônjuge, não como um investimento, mas como a personificação do bem dentro de casa. Um casamento segundo os preceitos de Deus é a própria essência do bem. É como um jardim onde se planta flores de todas as cores e árvores frutíferas. No devido tempo o jardim florescerá e as árvores darão frutos, bons frutos!

ACHAR UM CASAMENTO FELIZ É ALCANÇAR A BÊNÇÃO DE DEUS. A procura criteriosa é recompensada, pois QUEM PROCURA ACHA. (Lc 11.10). Algo que não será tomado porque os dons de Deus são irrevogáveis (Rm 11.29). O Salmo 127 diz que se Deus não edificar a casa, em vão edifica o casal. Não é o brilho da noite do casamento que faz feliz o casamento, mas a bênção de Deus. Aquela cerimônia não é nada, se comparada a tudo que vem depois. A beleza desse dia poderá se tornar em fonte de profundo amargor se os casais não quiserem ouvir a Palavra de Deus. As fotos rasgadas do casamento são uma triste lembrança na vida de muitos casais.

O que podemos concluir?
Para os casamentos em crise, Hoje pode ser um dia de recomeço porque Deus é misericordioso e quer nos dar a sua bênção. Amor, perdão e gratidão são coisas que só aprendemos com Deus e com a sua família, a igreja. Reconcilie-se com Deus e com o seu cônjuge.

Para os namorados. Vocês têm certeza que estão procurando no lugar certo? Vocês têm certeza de que estão procurando do jeito certo? Vocês têm certeza que estão procurando com seriedade? Brincar de namorar e “ficar” pode ser depois uma fonte de dissabores e tristezas. Andar com Deus quando se anda com o namorado ou com a namorada é o melhor caminho a seguir, pois Deus os levará por um caminho de santidade e compromissos cheios de vitórias. Ouçam a Palavra de Deus para o seu bem e Deus os livrará do mal.

Aos maridos, convém lembrar de que nós devemos amar nossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Ef 5.25). O marido ao qual a esposa deve submeter-se é o marido que ama, não “o poderoso chefão”. Nós devemos viver a vida comum do lar com discernimento (1 Pe 3.7). Entendendo as necessidades da esposa em todas as áreas: Físicas, financeiras; afetivas e espirituais. Nós devemos ser a felicidade delas e não outra coisa. Isso envolve presença; envolve ajudá-las nas suas tarefas; envolve carinho na vida íntima.

Às esposas. A verdadeira esposa é encontrada, como se faz com uma jóia. O seu valor não está na sua aparência somente, mas principalmente na sua essência. Aquilo que a jóia é! Se Cristo é o seu tesouro escondido no campo, então quem te encontrou ou encontrar será muito feliz!

Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.