Pular para o conteúdo principal

O Solilóquio de Sara: Como Poso Ser Mãe? (30/04/2005)


Enquanto Deus conversa com Abraão sobre a promessa de um filho, a mente de Sara viaja e conversa consigo mesma, num solilóquio sombrio e desesperançoso. Parece que ela não tinha entrado no esquema da promessa. Parece que sua ficha ainda não tinha caído com respeito à fidelidade de Deus para com as promessas que faz. Será que não aprendemos como Sara que Nada é Difícil Para Deus?

É PRECISO TOMAR CUIDADO COM O NOSSO ÍNTIMO FRENTE ÀS PROMESSAS DE DEUS. Sara riu de si mesma (v.12) assim como Abraão havia rido de si mesmo algum tempo antes (Gn 17.17). Ela o fez por causa de sua velhice. O maior empecilho para servirmos a Deus não são os outros; somos nós mesmos e nossos pensamentos a respeito de nós mesmos. Dizemos conosco: “Não posso”, “não consigo”, “não tenho mais idade”; e assim zombamos da graça de Deus.

Ela riu de si mesma no seu íntimo e no seu íntimo conversou consigo a respeito do que estava escutando atrás da porta da tenda. A proposta era crer num milagre, ninguém duvida disso. A reação natural seria a reação de Sara. Como pode uma pessoa idosa, com 90 anos de idade, depois de ter passado pela menopausa ter um filho? Bom demais para ser verdade. Lembremo-nos que Sara nunca tinha tido um filho antes. Ismael era filho de Hagar. É no íntimo que cremos, mas também é no íntimo que duvidamos de Deus.

Todos nós sabemos que para Deus não há impossíveis. Essa é apenas a primeira vez que isso é declarado na Bíblia (v.15) mas também não será a última. O solilóquio de Sara é uma conversa consigo, com a sua alma. Nada do que ela disse, tinha dito para ouvidos escutarem. Mas Deus escuta o que dizemos nos recônditos de nossa alma. O que dizemos para a escuridão nas noites de solidão; o que cantamos para o sol ao nascer da manhã. Quando ninguém está olhando e mergulhados nos nossos pensamentos, às vezes, cheios de incredulidade, Deus é a presença que não se vê e que tudo ouve, porque tudo sabe.

Pensamos que se não dizemos em público ninguém poderá nos julgar ou criticar. Mas Deus escuta tudo. Ele sabe como vemos a nós mesmos e como nosso coração mente para nos enganar a respeito de nossos próprios pensamentos e intenções secretas; especialmente a respeito da palavra de Deus. Guarde isso no coração. Deus escuta tudo, ele sabe de tudo!

DAR OUVIDOS À PROMESSA DE DEUS É DAR OUVIDOS À VERDADE QUE NÃO FALHA. Noé vai conduzir uma arca aos 600 anos, depois de gastar cerca de 100 anos para construí-la. Abraão será pai aos 100 anos. Moisés vai conduzir um povo de mais de 5 milhões de pessoas à liberdade, no êxodo, com 80 anos e vai pastoreá-los por mais 40 anos num deserto difícil. Aos 120 anos, quando morreu, seus olhos não tinham escurecido e não tinha perdido o tino. O velho Simeão não morreria sem ver o Messias. Ana foi mãe sendo estéril e Maria foi mãe sendo virgem, por que Sara não poderá ser mãe aos 90 anos de idade?! Tudo aconteceu como Deus prometeu.

“É certo que riste” (v.15). Os fatos da graça de Deus não podem ser interpretados pela mente incrédula, mas somente por Deus mesmo. Deus conhece nossas dúvidas e lida com elas todos os dias. Ele conhece a natureza humana e não aceita que a sua verdade seja torcida em favor da comodidade da mentira, mesmo que escondida no íntimo. Quando Deus quer dispor de nós ele não nos pergunta idade e disposição em fazer. Ele simplesmente anuncia o que vai fazer dando-nos a possibilidade de perseverar em fé. A maternidade sempre é um milagre de Deus. Sara creu na fidelidade da promessa de Deus e foi assim que Ele lhe concedeu o poder para ser mãe (Hb 11.11). Não se perca em solilóquios, creia na promessa de Deus!
Com amor, Pr. Hélio.

Hélio O. Silva = 30/04/2005.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.