Pular para o conteúdo principal

Três Fundamentos de Nossa Esperança (I Ts 5.9-11)




Três Fundamentos de Nossa Esperança (I Tessalonicenses 5.9-11)

O ano de 2010 já se foi e em todo o mundo os olhares se voltam para os relógios que, depois de encerrarem mais um ano, acenam com esperança para a alvorada do ano novo. De formas diferentes nós também participamos dessa agitação, porque vivemos no mundo. Todavia, mesmo vivendo no mundo, desde que Cristo nos salvou nossos critérios de vida e esperança para o futuro foram alterados radicalmente. Em I Tessalonicensses 5 Paulo nos lembra que três são os fundamentos que sustentam nossa caminhada peregrina no mundo e também a nossa esperança:
1º) O decreto de Deus. Ele não nos destinou para a ira, mas nos escolheu em Cristo eternamente (Ef 1.4). Ele nos escolheu para sermos de Cristo e andarmos com Cristo onde estivermos o ano todo. Esse decreto de Deus não nos causa medo, mas nos dá plena segurança de que para nós não existirão acasos, mas a realização cotidiana da providência de Deus para os nossos caminhos até o fim.
2º) A obra mediadora Jesus Cristo na Cruz. Ele morreu por nós. Ninguém pode chegar ao Pai a não ser por meio de Cristo (Jo 14.6). Sua morte por nós significa que ele morreu a nossa morte (expiação); morreu em nosso lugar (substituição) e morreu a nosso favor (propiciação). Ele é o nosso intercessor permanente diante do Pai, mas também é o porta-voz de sua vontade santa para nós. Cristo estará envolvido conosco todos os dias do ano novo, participando de cada ato nosso e guiando-nos como o bom pastor que conhece todas e cada uma de suas ovelhas. Por isso, não precisamos temer o presente e nem o futuro.
3º) A nossa união vital com ele. Nós enfatizamos a justificação pela fé somente de forma correta, mas Cristo fez mais que justificar-nos, ele se uniu a nós vitalmente e eternamente, de modo que nos tornamos o seu corpo e ele a nossa cabeça. Ele estará conosco e nós estaremos com ele sempre.
Daí, o que devemos fazer? Devemos consolar uns aos outros; edificar-nos reciprocamente; e assim manter o padrão de vida e ensino aprendido nas Escrituras.
Por fim, lembremos uns aos outros de que:
A paz que devemos buscar em 2011 não é a paz do mundo e nem a paz com o mundo, mas a paz de Deus para o mundo. A paz que o mundo tenta construir e oferece termina em destruição, mas a paz de Cristo em ressurreição, porque “não vo-la dou como a dá o mundo” (Jo 14.27).
Sejamos vigilantes quanto à nossa conduta sempre. Por meio de um padrão de vida limpo e santo. Por meio de um conhecimento verdadeiro das Escrituras. Por meio de uma fé, amor e esperança inabaláveis. Uma fé operosa, um amor abnegado e uma esperança firme (I Ts 1.3).
Vivamos com confiança e testemunho fiéis, conscientes de que tudo depende de Deus no fim das contas, mas que podemos ser instrumentos úteis de sua graça se estivermos em sintonia com o seu propósito santo e eterno.
Pratiquemos as obras do dia, porque somos filhos da luz e não das trevas (Ef 5.8). Nossa luz tem de brilhar; nosso sal tem de salgar; nossas palavras têm de transmitir a graça; nossos atos têm de ser justos e a nossa caminhada tem de ser certa: Na direção do Sol da justiça.
Que o nosso 2011, seja um ano pleno de fé, amor e esperança; todos depositados em Deus! Todos vividos em comunhão com Cristo e sua igreja!

Para o boletim da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia do dia 02/01/2011.
Com amor, Pr. Hélio
www.revhelio.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.