Pular para o conteúdo principal

Rev. Jonh Boyle, O Hudson Taylor da Igreja Presbiteriana do Brasil



“O Ministério de Jonh Boyle, o Hudson Taylor da Igreja Presbiteriana no Brasil”

John Boyle nasceu em 1º/03/1845 no condado de Spencer, norte do estado de Kentacky-EUA. Teve formação teológica conservadora e fiel à Confissão de Fé de Westminster.Veio com a esposa para o Brasil em 1873, trabalhando inicialmente no Recife e posteriormente em Campinas-SP a fim de auxiliar Edward Lane (1875).

Em 1879 fixou-se em Mogi-Mirirm, de onde atingiu com o evangelho Cabo Verde e Cajuru. Em Cajuru a igreja nasceu na casa de Miguel Rizzo, cujo filho, Miguel Rizzo Jr, veio a tornar-se grande pastor presbiteriano, conhecido como o “príncipe do púlpito presbiteriano”. Ali Boyle também levou a Cristo outro importante pastor presbiteriano, Álvaro Reis, o grande evangelista e doutrinador da Igreja do Rio de Janeiro.

Apartir de 1881, John Boyle se embrenhou no interior norte de São Paulo e sul de Minas e estabeleceu o que veio a ser os primórdios da Missão Presbiteriana. Boyle viajou mais de 300 quilômetros distribuindo Bíblias até a região da longínqua Uberaba (MG), descobrindo cerca de 50 cidades grandes e vilas. Essas viagens pioneiras de Boyle propiciaram o estabelecimento do presbiterianismo em toda a nação brasileira.

Em 1886, depois de um curto período nos EUA em gozo de férias, Boyle fixou sua Missão definitivamente em Bagagem-MG.

Em 1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por Santa Luzia de Goiás (Luziânia), Catalão, Caldas (Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província.

No ano seguinte ele abriu a terceira estação missionária da igreja do Sul (Missão Para o Interior do Brasil), que abrangia os estados de Minas e Goiás, refazendo o mesmo percurso missionário acompanhado do Rev. Frank A. Cowan. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir. As outras duas estações da Missão eram: Missão Norte (Maranhão, Ceará e Pernambuco),Missão Sul (Campinas-SP).

Boyle foi, ao lado do Rev. Alexander L. Blackford, o principal arquiteto do Sínodo Brasileiro em setembro de 1888. Sua proposta era dar à igreja brasileira autonomia plena, inclusive com a entrega das instituições educacionais à direção dos pastores brasileiros, contudo, Blackford não concordou, e foi aprovada uma autonomia parcial, onde os pastores nacionais obtiveram apenas jurisdição eclesiástica sobre as suas igrejas. Boyle, porém, avisou que isso causaria muitos problemas. No Sínodo, Blackford foi eleito moderador, e Boyle, vice-moderador. Nesse mesmo ano publicou o maior hinário evangélico do Brasil até então, "Hinos Evangélicos e Cânticos Sagrados", com 604 hinos. No Hinário Novo Cântico figuram duas composições suas: “A Minha Alma Está Manchada” (nº 72) e “Sobre Nuvem, Fulgurante” (nº 295).

Em 1889, Boyle fundou o jornal, "O Evangelista" que foi caracterizado pela polêmica com o catolicismo.

Boyle faleceu em 04/10/1892, vitimado repentinamente por um enfarte aos 47 anos de idade. Blackford havia falecido em Atlanta-EUA (1890) fazendo imensa falta à liderança da igreja brasileira. Nesse ano, contudo,além de Boyle, faleceram: Edward Lane, em Campinas-SP e Miguel Torres, em Caldas-MG. A morte desses gigantes da fé brasileira contribuiu para o agravamento dos problemas latentes na IPB que desencadearam finalmente no cisma de 1903. Os caminhos da providência divina não são os nossos caminhos e as lições desse “ano fatídico” de 1892 devem nos chamar à meditação reverente diante da soberania do Senhor da Igreja! Boyle legou-nos as igrejas de Santa Luzia de Goiás-GO (IPI de Luziânia hoje), Paracatu-MG, Bagagem-MG e Araguari-MG, organizadas em 1893 por seus discípulos.

O que a vida missionária do Rev. John Boyle nos ensina?
(1) Que devemos levar o evangelho até onde os perdidos estão e não esperar que venham tranquilamente até nós.
(2) Que devemos amar o nosso trabalho e dedicarmo-nos ao máximo nele para a glória de Deus!
(3) Que é preciso viver o Evangelho e servir ao Evangelho com desapegada simplicidade.


Com amor, Rev. Hélio de O. Silva

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.