Pular para o conteúdo principal

14 = Colossenses 3.18 a 21 = Submissos a Cristo


Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho
14 = Colossenses 3.18-21 - Submissos a Cristo --------------------------- 06/11/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.


Introdução
            Como se aplica na prática esse revestimento do fruto do Espírito e o abandono das obras da carne? Paulo nos diz como deve funcionar em primeiríssimo lugar na nossa vida familiar.

Contexto
            Desde o capítulo 2 Paulo vem tratando de nossa união com Cristo em sua morte e ressurreição. Essa união deve nos levar a despirmo-nos do velho homem e nos revestirmos do novo homem. O velho homem é caracterizado pelas obras da carne e o novo homem do fruto ou das virtudes do Espírito Santo.

            Paulo mostra como funciona aplicando para a vida familiar (v.18-23) e para as relações de senhorio e escravidão. Nesse estudo trataremos da primeira aplicação.

1.     Esposas: Submissão ao marido como ao Senhor - v.18

a)     O que significa submissão?
Veja Efésios 5.21 - “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

b)    O que significa a submissão da esposa ao marido?
Veja Efésios 5.22-33: três palavras que definem a submissão: (1) Submissas - v.22; (2) sujeita (v.24) e respeite - (v.33).

c)     Três informações importantes sobre a submissão da esposa
1ª) Ao próprio marido. Dentro do casamento.

2ª) Como convém. O sentido de conveniente é “ser adequado”, nunca ser agradável ou satisfatório somente ao marido.

3ª) No Senhor. Dentro da submissão ao Senhor, de conformidade com a submissão a Deus, ou em complemento à submissão a Deus.

            A submissão da esposa espelha sua submissão a Cristo, ou seja está totalmente entregue a ele e pronta para servir-lhe.

2.     Maridos: Amar as esposas - v.19

a)     O marido deve amar (imperativo) a sua esposa.
A forma como os maridos devem amar é descrita em detalhes em Efésios 5.25-30. Paulo usa 5 verbos para esclarecer o que significa amar uma esposa: (1) amar como Cristo amou a Igreja; (2) Entregar-se; (3) santificá-la; (4) purificá-la; (5) apresentá-la gloriosa. Amar é cuidar do mesmo jeito que cuida de si mesmo (Ef 5.28). Por que os maridos devem amar assim? Porque somos membros do corpo de Cristo (v.30)

b)    Amar é o oposto de tratar com amargura.
Tratar com amargura é tratar mal; ser ríspido com ela; resmungar e criticar a esposa frequentemente. Maridos revestidos do fruto do Espírito procurarão ser mais pacientes e brandos nas palavras e no tratamento.

Pedro diz que os maridos devem tratar as esposas com discernimento(saber conviver no lar); tendo consideração (ela é mais fraca fisicamente) e com dignidade (são coerdeiros da mesma graça de vida) - 1 Pedro3.7.

3.     Filhos: Obedecer aos pais em tudo - v.20

a)     A obediência deve ser em tudo.

b)    A obediência é um mandamento e não uma opção.

c)     Obedecer é ser grato diante de Deus.

Deus prometeu abençoar a obediência dos filhos.

4.     Pais (marido e esposa): Não irritar os filhos - 21

Os filhos devem ser inteiramente obediente aos pais, mas isso não dá aos pais direitos irrestritos sobre seus filhos.

a)     Pais - a instrução é válida tanto para o pai como para a mãe.
Na educação de filhos segundo a Bíblia, um não pode se escusar da tarefa em favor do outro, nem escusar o outro a favor de si próprio. Ela é uma responsabilidade compartilhada por pai e mãe.

b)    Não irritar os filhos.
O que pode irritar os filhos?
(1) Exigir mais do que pode fazer.
(2) Brigar com eles na frente dos outros.
(3) Não reconhecer o seu trabalho quando bem feito.
(4) Compará-los com outros, diminuindo-os.
(5) Não os deixar escolher, mas escolher sempre por eles.
(6) Desconsiderar as suas opiniões.

c)     Para que não fiquem desanimados.
Pais que prendem ou protegem demais seus filhos podem desanimá-los e fazer deles pessoas sem expressão, opinião ou coragem diante de problemas e dificuldades.

Conclusão
            Agir assim é revestir-se do novo homem e do fruto do Espírito. A cosmovisão cristã é uma nova mentalidade diante das inúmeras concessões que a secularidade impõe sobre nós.

Motivos de oração

1.     Ore pelas mulheres casadas a fim de que saibam ser respeitosamente submissas.

2.     Ore pelos homens casados a fim de que saibam amar respeitosamente suas esposas.

3.     Ore pelos filhos para que aprendam a obedecer.

4.     Ore pelos pais a fim de que saibam educar segundo A Bíblia.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.