Pular para o conteúdo principal

13 = Colossenses 3.12-17 = Vestidos Sempre das Virtudes de Cristo


Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.
13 = Colossenses 3.12-17 - Vestidos Sempre das Virtudes de Cristo -30/10/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução

            Qual fruta representa melhor a figura do fruto do Espírito em Gálatas 5.22,23? ( ) Uma maçã. ( ) Um cacho de uvas. ( ) Um abacaxi. ( ) Uma mexerica. Por quê? __________________.

            A linguagem de Paulo nos versos 12 a 17 se aproxima muito da descrição do fruto do Espírito de Gálatas 5.22,23.

Contexto

            No verso 10, Paulo afirmou que uma vez que fomos unidos a Cristo em sua morte e ressurreição, fomos revestidos do novo homem, que se refaz para conhecer plenamente a Deus, tendo como modelo a imagem de Cristo. Nesse parágrafo, ele explicará com mais detalhes o que quis dizer. Observe que o revestimento do homem se dá pela substituição das obras da carne, descritas nos versos 5 a 11, pelo fruto do Espírito descritos nos versos 12 a 17.


1.     Devemos nos revestir das virtudes do fruto do Espírito - v.12

a)     O que significa “revestir-se”?

No verso 10, Paulo afirma que já nos revestimos do novo homem. Aqui ele coloca o verbo revestir no imperativo. Nós nos revestimos de Cristo quando cremos e devemos continuar nos revestindo dele por toda a nossa vida cristã na terra. A voz reflexiva enfatiza a necessidade de fazê-lo por obediência a Cristo.

b)    Por que devemos obedecer ao mandamento de nos vestirmos de Cristo?

Porque somos (a) eleitos de Deus, (b) santos e (c) amados. A nossa nova natureza e posição (status) diante de Deus exige isso de nós. Devemos agir de acordo com o que já somos para Deus.

c)     Quais as virtudes do fruto do Espírito que devemos nos vestir?
(a) Ternos afetos de misericórdia. (b) bondade, (c) humildade, (d) mansidão, (e) longanimidade. Podemos acrescentar (e) amor [v. 14] e (f) paz [v.15]. Observe que há virtudes alistadas aqui que não aparecem na lista de Gálatas 5.22,23. O que isso quer dizer? ________________________. Será que podemos entender que o perdão também faz parte do fruto do Espírito?

2.     Devemos suportar uns aos outros por meio do perdão - v. 13

a)     Suportar é aguentar o peso do irmão e colocá-lo de pé.
Cristo disse que enquanto estava conosco suportava nossa incredulidade (Mt 17.17). Paulo diz que devemos suportar uns aos outros em amor (Ef 4.2). Suportar tem o sentido de tolerar, aguentar o peso das imaturidades e pecados dos outros contra nós. Ter uma atitude de boa mente e aceitação mesmo quando o outro erra conosco.

b)    Como suportamos uns aos outros e quando?
Praticando o perdão mutuamente, sempre que surgir queixas entre nós.

c)     Cristo é o nosso modelo para praticar o perdão com os outros.
Devemos perdoar uns aos outros ASSIM COMO Cristo nos perdoou. Ele é o nosso mediador e modelo para todas as nossas ações em todos os nossos relacionamentos.

3.     O amor é o vínculo da perfeição - v.14

Vínculo quer dizer “elo”, “união”, “ligação”. O amor deve ser a motivação suprema para o perdão e todas as demais ações que praticarmos uns com os outros. O amor é o elo que liga os crentes no caminho do crescimento à maturidade (Ef 4.13 - a medida da estatura de Cristo).

4.     A paz de Cristo é o árbitro em nossos corações - v.15

No futebol, qual a função do árbitro? ___________________________. A paz, como fruto do Espírito, deve arbitrar as questões dentro da vida do corpo de Cristo. A paz deve dar a palavra final e devemos ser gratos por isso. Precisamos aprender a ser gratos pela mediação do Espírito na resolução dos nossos problemas de relacionamento na igreja e fora dela.

Você sabia que a paz é o primeiro resultado do perdão? (Rm 5.1). Você sabia que a Justificação é a declaração do perdão de Deus sobre os nossos pecados? Você sabia que o alvo do perdão sempre é a reconciliação? (Rm 5.10,11). Você sabia, que fazer parte do corpo de Cristo é um chamado à paz? Leia de novo o v. 15.

5.     A Palavra de Cristo deve habitar nossos corações ricamente - v.16

Como deve ser a habitação da palavra em nossos corações? ____________. Observe os frutos disso: (a) aconselhamento mútuo; (b) instrução mútua, (c) sabedoria, (d) louvor a Deus com cânticos e hinos, (e) gratidão no coração. A obrigação de conhecer a Palavra e usá-la nas nossas relações pessoais é para todos os crentes.

Uma pergunta fundamental: Quantas vezes você já leu a Bíblia inteira desde a sua conversão a Cristo? ________________________________.

6.     Todas as nossas ações devem ser feitas com gratidão em nome de Cristo - v.17.

a)     Tudo o que fizerdes - palavras e ações.
Não há nada que possamos deixar do lado de fora. Aponta para o fato de que o alcance do governo de Cristo em nossas vidas é TOTAL.


b)    Fazer em nome do Senhor Jesus.
Isso significa fazer em harmonia com sua vontade, em submissão à sua vontade, em dependência à sua vontade.

c)     Dando graças a Deus por meio de Cristo.
Pergunte-se: Sou capaz de agradecer a Deus por ter feito isso dessa maneira, ou não?

Conclusão
            Não perca o foco, Paulo está falando de como “matamos” nossa natureza terrena, que evite pensar e buscar as coisas lá do céu e trazê-las aqui para a terra. Essas virtudes são muito úteis na nossa batalha contra o pecado que habita em nós e que também azedam nossos relacionamentos com os outros. As virtudes do fruto do Espírito estão disponíveis a nós para frutificarmos para Deus e para desfrutarmos delas nas nossas relações com os outros.

Motivos de oração

1.     Ore para Deus te dar disposição para trocar rapidamente a roupa do velho homem pela roupa do novo homem.

2.     Ore para que o Espírito frutifique através de você o fruto do Espírito.

3.     Ore por disposição para ler as Escrituras com frequência diária.

4.     Ore com gratidão, ore por gratidão no seu coração. Ore por praticar a gratidão com Deus e com os outros sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.