Pular para o conteúdo principal

11 = Colossenses 3.1 a 4 - Ressurretos em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.
11 = Colossenses 3.1-4 - Ressurretos Com Cristo ------------------------------- 16/10/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução

          Você pensa no céu? O que você faz e planeja para agora em relação á sua vida no céu?
Essas são perguntas cruciais para um cristão definir sua forma e jeito de viver no mundo presente.


Contexto

          No parágrafo anterior, Paulo falou sobre “mortos com Cristo”, agora apresenta o outro lado da moeda de nossa união com Cristo: Somos ressurretos com Cristo. Unidos no sofrimento - unidos na glória da ressurreição.


1.     “Portanto” - Unidos na morte, também unidos na ressurreição de Cristo - v. 1a

a)    O que significa ser ressurreto com Cristo?

Significa que O Pai nos deu vida juntamente com Cristo. A ressurreição de Cristo garante a nossa ressurreição. A morte deixa de ser castigo por causa do pecado e passa ser cessação de fadigas nessa vida. Somos ressurretos com Ele porque Ele nos deu a vida eterna (Ef 2.1,4; Cl 2.12,13,20).

b)    O que significa estar unido a Cristo?[1]

®   Estamos unidos a Cristo pessoalmente. Todo crente está unido pessoalmente e diretamente a Cristo (Gl 2.20, Ef 3.17,18).
®   Estamos unidos a Cristo organicamente. Cristo e os crentes formam um corpo (Ef 1.22,23.
®   Estamos unidos vitalmente a Cristo. A vida de Cristo habita nos crentes e os anima, dirigindo-os rumo a Deus, o Pai (Gl 4.19,20; Rm 8.10).
®   Nossa união com Cristo é mediada pelo Espírito Santo. Ele é o selo e o penhor de nossa herança e habita permanentemente em nós (Ef 1.13,14; 1 Co 6.17).
®   É uma união que implica ação recíproca. Cristo se une aos crentes regenerando-os e produzindo fé no seu interior. Os crentes se unem a Cristo por um ato consciente de fé e entrega.
®   É uma união transformadora. Por essa união os crentes são transformados à imagem de Cristo (Gl 2.20; Cl 1.24; 2.12; 3.1).

2.     Nossa vida presente deve ser controlada pela vida futura - v. 1-2

a)    Buscai/pensai nas coisas lá do alto.

Buscar e pensar são verbos que apontam diretamente para nossas ambições pessoais. Aquilo que ocupa a nossa mente constantemente guiará nossas aspirações, ambições e sonhos. “Onde está o teu tesouro, ali estará o teu coração” (quem disse isso e quando? __________________________________________________________________________

b)    Onde Cristo vive.

Cristo vive no céu, na eternidade. As coisas lá do alto incluem a eternidade e os valores divinos. Na oração do Pai Nosso, Cristo nos ensina a orar para que o nome de Deus seja santificado na terra como já é santificado no céu (Mt 6).

c)     Não nas que são aqui da terra.

Muitos crentes colocam suas ambições nas coisas materiais, “os rudimentos desse mundo”. Suas decisões são conduzidas pelos valores que aprenderam no mundo dos negócios; seus desejos estão relacionados a prazeres desse mundo; e suas alegrias se limitam ao cultivo de relações seculares. Cristo nos orienta a pautar nossas vidas pelos valores do céu; pelos princípios morais e virtudes de Deus e pela justiça justa de Deus, não pelos códigos das empresas; pelas fichas dos planos de saúde; pelas comodidades do cartão de crédito ou pela segurança de uma escritura de um imóvel caro. Nossa poupança e investimentos seguem outras cifras, as cifras da eternidade, pois o mundo passará (1 Jo 2.15-17).

3.     Nossa vida está oculta com Cristo e será manifestada com a vinda de Cristo - v. 3,4.

a)    Qual a razão disso?

Veja as três respostas do texto a seguir:

®   Porque morrestes - estamos legalmente mortos para o mundo.
®   E a vossa vida está oculta juntamente com Cristo - unidos a Cristo eternamente.
®   Em Deus - Quem está em Cristo, está em Deus.

b)    Quando a eternidade vai reinar?

Veja o ensino claro do texto a seguir:
®   Quando Cristo se manifestar - a segunda vinda de Cristo.
®   Em glória - Ele será visto vindo do céu com poder e muita Glória (Mt 24.30).
®   Nós seremos manifestos juntamente com Ele - acontecerá a ressurreição dos mortos e nos encontraremos com ele nos ares, para o recebermos e o acompanharmos, seguindo-o até o chão (1 Ts 4.14-18).


Conclusão

          Nesse texto Paulo nos conclama a olhar para cima, para onde vamos e vislumbrar o que nos espera. As tribulações do tempo presente são momentâneas e muito pequenas se comparadas à glória do que virá com a manifestação de Cristo!



Motivos de oração

1.     Ore para Deus mudar sua maneira de ver o mundo e seus amores.

2.     Ore para Deus te encher de esperança e alegria na expectativa do céu.

3.     Ore para Deus não te deixar esmorecer, mas perseverar até o fim.


[1] Louis Berkhoff. Teologia Sistemática,ECC,  p. 446,447.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.