Igreja
Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto
a dezembro/2019Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.
12 = Colossenses 3.5-11 - Cristo é tudo em todos ----------------------------- 23/10/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
Introdução
Buscar e pensar nas coisas lá do
alto onde Cristo vive (v.1,2) tem implicações práticas para a nossa vida
diária.
Nesse parágrafo apresenta os lado
negativo e positivo da vida cristã. Por um lado, Cristo nos despiu do velho
homem com as suas obras pecaminosas; por outro lado, Ele nos revestiu do novo
homem a fim de Ele ser tudo em todos.
A figura do trocar de roupa não coloca a ênfase em mudanças puramente
externas ou visuais, mas o alvo de Paulo é mostrar a mudança integral no
caráter e comportamento dos cristãos em relação à sociedade que permanece
debaixo da ira de Deus.
Contexto
Nos dois parágrafos anteriores,
Paulo tratou de nossa união com Cristo. Nós morremos com Cristo para os
rudimentos do mundo com suas vãs filosofias e tradições humanas que nos enredam
e levam presos para longe de Deus; mas também nós ressuscitamos com Cristo,
podemos viver livremente para Deus e buscar as coisas lá do alto.
Agora, Paulo faz aplicações do resultado
dessa união para o nosso cotidiano.
1.
Cristo nos
despiu do velho homem com seus feitos - v. 5-9
a) Devemos
matar a nossa natureza terrena - v.5
“Fazer morrer” significa
matar de fome, não alimentar. Se não alimentarmos nossas paixões pecaminosas,
elas morrerão de fome. Note que a ação do verbo é contínua. Esse exercício não
deve ser abandonado e nem devemos desistir de levar a nossa natureza terrena e
pecaminosa à morte.
O que podemos fazer na
prática para matar nossa natureza terrena?
__________________________________________________________________________.
O que devemos fazer morrer
dentro de nós?
® Prostituição, impureza e
lascívia
estão relacionadas à conduta sexual - praticar sexo fora do casamento, desejar
e nutrir sentimentos sexuais o tempo todo nas relações com o sexo oposto.
® Desejo maligno e avareza dizem respeito a desejar o
mal constantemente para os outros. A avareza pode ser uma das motivações para
se desejar o mal para os outros. A avareza é parente próxima da inveja e da
cobiça.
b) Devemos
remover de nosso caminho as obras da carne - v. 8
“despojar” significa tirar de nós, remover do
caminho, limpar a nossa casa interior de sua sujeira. Paulo enumera várias
obras da carne. Lembre-se que obras da carne são contrastadas em Gálatas 5.19-23
com o fruto do Espírito. A natureza humana pecaminosa produz as obras da carne,
o Espírito Santo habitando o nosso interior produz o fruto do Espírito.
® Ira, indignação e maldade - dizem respeito aos
desejos maldosos do coração alimentados dentro de nós por comparações
equivocadas com os outros.
® Maledicência, linguagem
obscena e mentira - dizem respeito ao uso da língua nas relações com os outros que incluem
a fofoca, uso de palavras de palavrões e palavras chulas e a própria mentira
deslavada quando nos referimos a outras pessoas.
c) Por essas
coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência - v. 6
A presença dessas atitudes e ações pecaminosas na
vida das pessoas trazem a ira de Deus sobre elas. Por isso são impróprias nos
lábios e nas ações de cristãos que amam a Cristo.
2.
Cristo nos
revestiu do novo homem segundo a sua imagem - v. 10,11
a) O novo homem
se refaz para o pleno conhecimento de Deus - v.10
Observe que o verbo “refazer”
está no tempo presente, na voz reflexiva. Pela obediência a Cristo reconstruímos
o nosso caráter pelo modelo do próprio Cristo encarnado.
O conhecimento ao qual Paulo
se refere é o conhecimento de Deus e da sua vontade - Cl 1.9,10.
b) A imagem de Cristo
é modelo de nossa mudança - v.10
Note que tendo sido revestidos
do novo homem, que é Cristo, podemos nos refazer espelhando-nos nele.
c) Todas as
relações do novo homem são determinadas por Cristo - v.11
®
Em Cristo todas as diferenças raciais são quebradas - não pode haver
grego nem judeu.
®
Em Cristo todas as diferenças religiosas são retiradas - nem circuncisão,
nem incircuncisão.® Em Cristo todas as diferenças políticas são desfeitas - nem cita, nem bárbaro.
® Em Cristo todas as diferenças sociais são anuladas - nem escravo, nem livre.
Por quê? Porque Cristo é tudo em todos. Tudo o que precisamos para viver para Deus está em Cristo. Ninguém fica do lado fora se está em Cristo.
Conclusão
Em Cristo somos chamados a viver uma vida
participativa (estamos incluídos em Cristo) e colaborativa: Nele temos tudo,
Nele todos são lembrados, incluídos e contados.
O
revestimento que recebemos em Cristo do novo homem abre um mundo de
possibilidades de crescimento nas relações humanas para nós. Ninguém deve se
menosprezar e achar que não foi incluído. Ninguém pode menosprezar os outros e
dizer que eles não podem participar do corpo de Cristo, exatamente porque o
corpo é de Cristo e ele pessoalmente é quem inclui seus escolhidos, nunca nós
(1 Co 12.12-27 - “Deus coordenou o corpo... para que não haja divisão no
corpo; pelo contrário cooperem os membros com igual cuidado, em favor uns dos
outros”.
Motivos
de oração
1. Perseverar na luta contra a carne para fazê-la morrer dentro de nós.
2. Perseverança no discipulado para aprender com Cristo como usar
positivamente o fruto do Espírito e os dons do Espírito no serviço cristão
mútuo e na sociedade secular, para atrair mais pessoas a Cristo.