Pular para o conteúdo principal

12 = Colossenses 3.5 a 11 - Cristo é Tudo em Todos


Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.
12 = Colossenses 3.5-11 - Cristo é tudo em todos ----------------------------- 23/10/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.


Introdução

            Buscar e pensar nas coisas lá do alto onde Cristo vive (v.1,2) tem implicações práticas para a nossa vida diária.

            Nesse parágrafo apresenta os lado negativo e positivo da vida cristã. Por um lado, Cristo nos despiu do velho homem com as suas obras pecaminosas; por outro lado, Ele nos revestiu do novo homem a fim de Ele ser tudo em todos. 

A figura do trocar de roupa não coloca a ênfase em mudanças puramente externas ou visuais, mas o alvo de Paulo é mostrar a mudança integral no caráter e comportamento dos cristãos em relação à sociedade que permanece debaixo da ira de Deus.

Contexto

            Nos dois parágrafos anteriores, Paulo tratou de nossa união com Cristo. Nós morremos com Cristo para os rudimentos do mundo com suas vãs filosofias e tradições humanas que nos enredam e levam presos para longe de Deus; mas também nós ressuscitamos com Cristo, podemos viver livremente para Deus e buscar as coisas lá do alto.

            Agora, Paulo faz aplicações do resultado dessa união para o nosso cotidiano.

1.     Cristo nos despiu do velho homem com seus feitos - v. 5-9

a)     Devemos matar a nossa natureza terrena - v.5

“Fazer morrer” significa matar de fome, não alimentar. Se não alimentarmos nossas paixões pecaminosas, elas morrerão de fome. Note que a ação do verbo é contínua. Esse exercício não deve ser abandonado e nem devemos desistir de levar a nossa natureza terrena e pecaminosa à morte.

O que podemos fazer na prática para matar nossa natureza terrena? __________________________________________________________________________.

O que devemos fazer morrer dentro de nós? 

®   Prostituição, impureza e lascívia estão relacionadas à conduta sexual - praticar sexo fora do casamento, desejar e nutrir sentimentos sexuais o tempo todo nas relações com o sexo oposto.

®   Desejo maligno e avareza dizem respeito a desejar o mal constantemente para os outros. A avareza pode ser uma das motivações para se desejar o mal para os outros. A avareza é parente próxima da inveja e da cobiça.

b)    Devemos remover de nosso caminho as obras da carne - v. 8

“despojar” significa tirar de nós, remover do caminho, limpar a nossa casa interior de sua sujeira. Paulo enumera várias obras da carne. Lembre-se que obras da carne são contrastadas em Gálatas 5.19-23 com o fruto do Espírito. A natureza humana pecaminosa produz as obras da carne, o Espírito Santo habitando o nosso interior produz o fruto do Espírito.

®   Ira, indignação e maldade - dizem respeito aos desejos maldosos do coração alimentados dentro de nós por comparações equivocadas com os outros.

®   Maledicência, linguagem obscena e mentira - dizem respeito ao uso da língua nas relações com os outros que incluem a fofoca, uso de palavras de palavrões e palavras chulas e a própria mentira deslavada quando nos referimos a outras pessoas.

c)     Por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência - v. 6

A presença dessas atitudes e ações pecaminosas na vida das pessoas trazem a ira de Deus sobre elas. Por isso são impróprias nos lábios e nas ações de cristãos que amam a Cristo.

2.     Cristo nos revestiu do novo homem segundo a sua imagem - v. 10,11

a)     O novo homem se refaz para o pleno conhecimento de Deus - v.10

Observe que o verbo “refazer” está no tempo presente, na voz reflexiva. Pela obediência a Cristo reconstruímos o nosso caráter pelo modelo do próprio Cristo encarnado.

O conhecimento ao qual Paulo se refere é o conhecimento de Deus e da sua vontade - Cl 1.9,10.

b)    A imagem de Cristo é modelo de nossa mudança - v.10

Note que tendo sido revestidos do novo homem, que é Cristo, podemos nos refazer espelhando-nos nele.

c)     Todas as relações do novo homem são determinadas por Cristo - v.11

®   Em Cristo todas as diferenças raciais são quebradas - não pode haver grego nem judeu.
®   Em Cristo todas as diferenças religiosas são retiradas - nem circuncisão, nem incircuncisão.
®   Em Cristo todas as diferenças políticas são desfeitas - nem cita, nem bárbaro.
®   Em Cristo todas as diferenças sociais são anuladas - nem escravo, nem livre.
Por quê? Porque Cristo é tudo em todos. Tudo o que precisamos para viver para Deus está em Cristo. Ninguém fica do lado fora se está em Cristo.

Conclusão

             Em Cristo somos chamados a viver uma vida participativa (estamos incluídos em Cristo) e colaborativa: Nele temos tudo, Nele todos são lembrados, incluídos e contados.

         O revestimento que recebemos em Cristo do novo homem abre um mundo de possibilidades de crescimento nas relações humanas para nós. Ninguém deve se menosprezar e achar que não foi incluído. Ninguém pode menosprezar os outros e dizer que eles não podem participar do corpo de Cristo, exatamente porque o corpo é de Cristo e ele pessoalmente é quem inclui seus escolhidos, nunca nós (1 Co 12.12-27 - “Deus coordenou o corpo... para que não haja divisão no corpo; pelo contrário cooperem os membros com igual cuidado, em favor uns dos outros”.

Motivos de oração

1.     Perseverar na luta contra a carne para fazê-la morrer dentro de nós.

2.     Perseverança no discipulado para aprender com Cristo como usar positivamente o fruto do Espírito e os dons do Espírito no serviço cristão mútuo e na sociedade secular, para atrair mais pessoas a Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.