Pular para o conteúdo principal

09 = Colossenses 2.16-19 - O Corpo é de Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.

09 = Colossenses 2.16-19 - O Corpo é de Cristo -------------------------------- 02/10/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução


          Como se prepara um estudo indutivo?

1.     Leia e releia o texto cuidadosamente, meditando em cada parte.

2.     Aprende a dividir o texto de acordo com as frases principais e dê títulos às divisões encontradas.

3.     Pesquise o contexto - literário e histórico ao redor do texto.

4.     Faça notas explicativas daquilo que precisa de explicação mais detalhada.

5.     Qual o objetivo do estudo? Procure o propósito e o ensino do texto. Pergunte: O que Deus deseja que eu (e meu grupo) façamos?

6.     Dialogue com o texto fazendo as perguntas de observação e de interpretação.

7.     Reflita e faça perguntas de aplicação: O que devemos fazer com o que e pelo que aprendemos?

8.     Escreva uma introdução que desperte atenção para o texto e seu propósito.

9.     Dê um título chamativo e unificador para a mensagem do estudo.

10.  Avalie todo a sua pesquisa.

11.  Escreve, formate o estudo para ser aplicado no seu pequeno grupo.

         

Contexto

          Paulo não mudou de assunto, mas apresenta duas razões para não nos deixarmos enredar pelas sutilezas do mundo e suas tradições elaboradas à parte da total obediência a Cristo.

          Note que a palavra ninguém aparece duas vezes no texto (v. 16,18), indicando duas atitudes equivocadas que as pessoas tomam para substituir a obediência simples devida a Cristo por uma simulação de “religião natural” baseada nas experiências e fantasias humanas.



I.    Costumes e tradições não estão acima da obediência devida a Cristo - v. 16,17



a)    Ninguém pode nos julgar com base nelas.

Primeiro Paulo trata das ordenanças alimentares e costumes do Antigo Testamento que os judeus utilizavam para negar Cristo. Os judeus criaram um sistema de interpretação sobre elas que levava as pessoas a se afastarem de Deus e não a conhece-lo com mais profundidade.


b)    Costumes e tradições religiosas do Antigo Testamento são sombra do que havia de vir - Cristo.

Paulo ressalta que o caráter desses costumes e festas do Antigo Testamento era transitório, pois tinham o objetivo de apontar para a vinda de Cristo, nunca de substituí-lo. A sombra projeta uma imagem ou ideia do objeto real, mas não é ele. Ao ver uma sombra, devemos ser levados a procurar pelo objeto que a produz.

  

c)     O “corpo” pertence a Cristo.

O que significa “corpo” nessa frase? _______________________. Se Cristo é a cabeça (1.18) e o cabeça (2.10), e a Igreja é o seu corpo, a quem devemos obedecer acima de tudo e de todos? _______________________________________.



II.  Ninguém, além de Cristo, é o mediador entre Deus e os homens - v. 18,19



a)    Ninguém pode fazer de si mesmo árbitro contra nós.

Qual a função de um árbitro? _________________________. A ênfase de Paulo está no “ninguém SE FAÇA...”. Não podemos nos colocar de Deus ou de Cristo.


b)    Há três fundamentos de uma religião carnal apontados por Paulo no verso 18, como pretexto para agir como mediador no lugar de Cristo.

(1) Humildade - a vida moral pessoal. (2) Culto a anjos - espiritualidade particular superior. (3) Visões. A heresia gnóstica colossense estava relacionada a culto a anjos. Os gnósticos declaravam ter uma religião e espiritualidade superior à dos cristãos, desqualificando-os como sendo uma religião inferior. Hereges sempre se apresentam com uma fala macia e carinhosa, parecendo ser humildes. Muitas de suas práticas e ensinos são retirados de visões que afirmam ter. Eles sempre se declaram “iluminados” para guiar outros de conformidade com a sua luz e experiências pessoais, não a luz da revelação das Escrituras.


c)     A sua mente é carnal.

Qual o sentido de carnal aqui? __________________________________________. Uma mente carnal pode se disfarçar de religiosa a fim de galgar posição e poder sobre os outros. Ser carnal pode indicar a capacidade de simular e dissimular com a verdade sem estar de fato comprometido com ela.


d)    Eles não retêm a cabeça que organiza o crescimento equilibrado e eficiente do corpo.

O que significa “reter a cabeça”? O crescimento cristão procede de Deus, não da inteligência dos homens. Um planta e outro rega, mas o crescimento vem Deus (1 Co 3.1-9).



Conclusão

          Tradições são boas, mas não podem tomar o lugar de Deus no governo de nossas vidas. Experiências pessoais podem ajudar na edificação, mas não podem tomar o lugar de Deus no governo de nossas vidas. Aprenda essa lição cedo na sua caminhada de fé.



Motivos de oração

1.     Ore para ter discernimento diante das propostas de uma religiosidade formalista baseada somente em tradições e costumes.


2.     Ore para ter discernimento diante das propostas e tentações de uma religiosidade individual e intimista, que tenta forçar experiências pessoais como padrão de conduta sobre os outros, sem ter base nas escrituras.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.