Pular para o conteúdo principal

07 = Colossenses 2.6,7 - Andai Nele



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho

07 = Colossenses 2.6,7 - Andai Nele ----------------------------------------------- 18/09/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.

 ---------------------------------------------------------------------------------------

Introdução


          Recordando: Os componentes do estudo indutivo são: Observação, interpretação, correlação e aplicação. Nosso estudo nunca estará completo se não procurar aplicações do texto bíblico à vida prática. Segundo a Bíblia conhecer não é apenas ter informações sobre Deus e Sua Palavra, mas conhecer significa entrar num relacionamento pessoal com Ele e Sua Palavra.

Como aplicar o que estudamos às nossas vidas?

1º) Medite nos pontos principais e avalie os detalhes à luz deles.

2º) Busque especificamente:

(a) algo para crer

(b) Motivos de louvor e adoração

(c) Algo sobre o que pedir e/ou interceder em oração

(d) Algo sobre o que planejar e orar pedindo direção divina.


          A aplicação do texto está ligada ao ensino principal da passagem e aquilo que é entendido a partir dela

         

Contexto

          Paulo terminou o parágrafo anterior mencionando sua alegria e expectativa quanto à ordem e firmeza da fé dos colossenses. Aqui, ele alcança o clímax da epístola apontando para o fato de que o ponto alto do discipulado cristão é andar, comportar-se de acordo com o modelo e o aprendizado que recebemos a respeito de Cristo.

Andar Nele significa andar de acordo com o que aprendemos a respeito de Cristo. Não um aprendizado intelectual, baseado em informações e lições, mas na vivência cotidiana com ele, seguindo-o como seus discípulos.



I.               Como recebestes, andai Nele - v.6



a)    Comportamento determinado por aquele que recebemos.

Não recebemos apenas informações a respeito de Cristo, mas recebemos o próprio Cristo, quando instruídos no discipulado, passamos a segui-lo como seus discípulos. Isso fica evidente ao observarmos a expressão “como recebestes... andai.” Recebemos Cristo como “Senhor”, aquele que tem o direito de governar, mas também tem o direito de propriedade sobre nós. Ele foi recebido por nós para nos governar, não para nos atender quando desejamos. Andar é comportar-se, viver de acordo com a sua vontade, segui-lo como alunos que precisam e querem aprender a ser parecidos com ele.


b)   Cristo é o modelo da vida cristã.

Em Efésios, Paulo diz que devemos andar assim como ele andou (Ef 5.1,2). Pedro diz que deixou exemplo para seguirmos os seus passos (1Pe 2.21).


c)    Nossa mensagem não pode ser modificada.

Uma vez que Cristo é o modelo e exemplo, não temos permissão para modificar a mensagem do Evangelho, nem para adaptá-lo às conveniências sociais de nossa época. Qualquer mudança, adaptação, acréscimo ou decréscimo pode mudar o sentido da mensagem e por fim mudar o conteúdo proposto e apresentado por Cristo.



II.            Como fostes instruídos, cresçam - v.7



Paulo continua sua aplicação da mensagem usando figuras da agricultura e da construção:


a)    Ele é o terreno onde nossas raízes devem se aprofundar.

Árvores com raízes profundas são firmes vencem tanto a seca como as tempestades que não as derrubam ou arrancam com facilidade. A superficialidade é uma grande inimiga da vida cristã.


b)   Ele é o alicerce sobre qual devemos edificar.

Alicerces sólidos não permitem o surgimento de rachaduras na construção. Cristo é o único fundamento sobre o qual podemos e devemos edificar (1Co 3.1-16).


c)    Ele é o Mestre cujo ensino devemos confirmar.

A palavra traduzida por “confirmados” se liga ao sentido de “firmeza” do verso 5, e diz respeito a algo que pode ser verificado, testado em sua consistência. Nosso compromisso com Cristo precisa ser consistente para o nosso testemunho ser relevante.


d)   Todo crescimento em Cristo deve ser vivido em gratidão.

O que Paulo quer dizer é que enquanto fortalecemos nossas raízes e fundamento, devemos crescer com gratidão. A gratidão deve acompanhar o crescimento.



Conclusão

          O centro de tudo na vida cristã é Cristo. Tudo foi feito por meio dele. e para Ele, Ele está acima de tudo e antes de tudo; nele tudo subsiste (1.16,17).



Aplicações

1.    Todos os que já receberam a Cristo, são filhos de Deus (Jo 1.12).


2.    Ser instruído como discípulo de Cristo é mais que frequentar uma igreja e obter informações intelectuais a seu respeito. Significa se envolver pessoalmente com ele.



Motivos de oração

1.    Ore para você seja um bom discípulo e aprenda a discipular outros a fim de que conheçam a Cristo como você o tem conhecido.


2.    Ore para que o nosso aprendizado frutifique em nossas vidas.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.