Pular para o conteúdo principal

05 = Colossenses 1.24-29 - Todo Homem Perfeito em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho

05 = Colossenses 1.24-29 - Todo Homem Perfeito em Cristo ------------- 04/09/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.


Introdução

          Os passos de um bom estudo indutivo incluem: Observação, interpretação, correlação e aplicação.


          Interpretar é explicar ou mostrar o significado de algo. Não o que achamos que significa, mas, o que o autor teve a intensão de mostrar para nós. A interpretação deve acontecer dentro do contexto (histórico e literário). Para interpretarmos bem temos de chegar ao significado natural - o que as palavras significam dentro das frases e seu uso. Busque o significado original - as culturas e as épocas mudam o significado de muitas palavras. Amor, por exemplo, hoje em dia é associado a relações sexuais, mas qual o significado de amor em Mateus 5.43-48 e João 3.16? Busque o significado coerente: O significado precisa ser harmônico com seu contexto literário e com o resto das Escrituras.[1]


          No parágrafo de hoje, precisamos entender o sentido da expressão (preencho o que resta das aflições de Cristo”. O significado é literal ou figurado? Se é figurado, o que significa, como participamos dos sofrimentos de Cristo? Se é literal: Um ser humano pode completar a obra que Cristo realizou na Cruz, ou, a obra de Cristo na Cruz não foi completa?



Contexto

No parágrafo anterior Paulo exaltou Cristo como o Senhor de todas as coisas, agora ele particulariza esse senhorio aplicando-o ao ministério cristão (pastoral e pessoal). O tema de Paulo é que o objetivo da pregação cristã, em todos os níveis, é levar as pessoas a crescerem em santidade e santificação para a glória de Cristo.



I.               Regozijo por causa das aflições de Cristo - v. 24,25


a)    Regozijo no sofrimento a favor da igreja.

No verso 23, Paulo afirmou que se tornou ministro da pregação do evangelho que promove a esperança. Agora, ele afirma que esse ministério é revestido de “um alegre sofrimento” em favor dos que estão sendo alcançados por essa esperança do Evangelho.


b)   O que significa: preencher o resto das aflições de Cristo?

Paulo não se refere a completar a obra redentora e expiatória de Cristo na cruz. Essa obra está completa. Ele se refere aos sofrimentos a que somos submetidos por pregar o evangelho de Cristo. Como ele é a cabeça e nós, seu corpo, essa ligação íntima entre nós e Cristo nos torna participantes dos sofrimentos de Cristo. Quem persegue os cristãos persegue a Cristo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.4). Por outro lado, somos perseguidos porque amamos a Cristo. Ele afirma que Cristo sofre com o nosso sofrimento.


c)    Os sofrimentos em favor da igreja dão pleno cumprimento à palavra de Deus.

Paulo associa os sofrimentos pelos quais atravessa (está preso em Roma por causa da pregação do Evangelho) à pregação do Evangelho. Esse sofrimento causado pelo evangelho, e não por pecados cometidos, produz alegria e faz parte do cumprimento da pregação.



II.            O mistério revelado é Cristo em vós - v. 26,27


a)    O mistério antes oculto, agora foi revelado aos santos.

O mistério da salvação estivera oculto por toda a dispensação do Antigo Testamento. Mas agora está completamente revelado. Observe que a revelação foi dada aos santos com o propósito de que o proclamassem a todos. Os gnósticos se gabavam de serem os detentores dos mistérios da salvação os quais só revelavam aos iniciados no gnosticismo. A proclamação do evangelho deve ser pública a fim de alcançar a “todos”, não somente alguns, uma elite espiritual escolhida a dedo por nós mesmos.


b)   A esperança da glória é “Cristo em vós”.

Qual é o mistério? É que deus providenciou salvação para os pecadores através do envio de Cristo ao mundo. A esperança da glória é conhecer Cristo, mas não isto apenas, é conhecê-lo habitando o coração dos crentes eternamente! “Nós estamos em Cristo”, mas “Cristo também está em nós”.


c)    O mistério revelado é o cerne da pregação cristã

O centro e o significado da pregação cristã é a revelação desse mistério ao maior número de pessoas que pudermos alcançar. Observe que Deus “quis” revelá-lo aos seus santos. Paulo diz ser esse ato revelatório revestido de “riqueza”, porque inclui os gentios. Essa pregação produz esperança, e essa esperança aponta para o porvir, a glória futura. O Senhor de todas as coisas não está distante, porque veio até nós.



III.         Apresentar todo homem perfeito em Cristo é o alvo da pregação - v. 28,29


   a)    Anunciamos a esperança da glória

Essa mensagem foi anunciada abertamente. O modo como foi anunciada é destacado nos dois gerúndios a seguir “advertindo” e “ensinando”. Como anunciamos a esperança da glória? Advertindo e ensinando as pessoas a respeito de quem é e o que fez Jesus por nós na encarnação e na cruz.


   b)   Advertindo a todo homem

Advertir é confrontar o comportamento, aconselhando a mudança de rumo nas ações seguintes.


   c)    Ensinando a todo homem - com sabedoria

Ensinar é apontar o lado positivo do evangelho. Deus nos livra da perdição e nos dá a vida eterna. Ensinar com sabedoria é uma arte, pois é mais eficaz que simplesmente transmitir conhecimentos para as pessoas, pois é ensino para a vida prática das pessoas.


   d)   Para isso - fadiga e esforço

O alvo é levar as pessoas a serem “perfeitas em Cristo”, ou seja, amadurecidas na fé. Paulo enfatiza que o motivo de suas fadigas e cansaço era esse propósito de levar as pessoas a conhecerem a Cristo e se tornarem cada dia mais parecidas com Jesus. Em Gálatas ele falou de sofrer as dores de parto até Cristo ser formado na alma das pessoas (Gl 4.19). A expressão “a fim de que” tem o sentido de propósito, mas também de resultado. O propósito e o resultado do esforço ministerial é ver Cristo no comportamento dos crentes.


    e)    Poder = eficácia/opera/eficientemente

Eficácia = energizar. Operar = trabalhar. Eficiente = dinamizar. Deus energiza o nosso trabalho. Ele dinamiza os resultados do nosso trabalho. Fica evidente que o esforço humano não produz, por si mesmo, os resultados espirituais esperados, mas a ação poderosa de Deus que age nos bastidores dos acontecimentos, circunstâncias, sofrimentos e situações a que somos submetidos ou conduzidos por Deus a fim de alcançar e servir as pessoas.



Conclusão

Vale a pena envolver-se ministerialmente com a pregação do evangelho. Há sofrimentos, mas também há colheitas de frutos espirituais na vidas das pessoas alcançadas.



Aplicações:

1ª) Quando é que sofremos pelo evangelho?

(1) Quando somos perseguidos por causa do evangelho. 
(2) Quando ficamos cansados pelo trabalho da evangelização. 
(3) Quando oramos intensamente pela Igreja (Paulo chama o ministério de intercessão de “grande luta” - Cl 2.1).


2ª) O mistério da pregação do evangelho é que não existe mistério, pois Deus colocou em nossas mãos todos os recursos necessários para agirmos em obediência ao seu mandamento de anunciar o evangelho a todas as pessoas.


3ª) Todos querem experimentar poder, os cristãos desejam sincera e ardentemente serem instrumentos do poder de Deus. Paulo afirma que ele está disponível para aqueles que se envolvem sinceramente com a pregação do evangelho, mas adverte que os resultados contabilizados têm o seu alvo e finalidade na glória de Deus somente.



Motivos de oração

1.    Ore por regozijo verdadeiro em meio às tribulações.

2.    Ore por estar atento ao sentido e significado da pregação do evangelho como instrumento útil dele e jamais seu empecilho.

3.    Ore por ser energizado e ter seu trabalho cristão dinamizado pela ação poderosa de Deus em você e através de você no discipulado cristão.



[1] Antônia Leonora Van der Meer. O Estudo Bíblico Indutivo, ABU, p. 17,18.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.