Pular para o conteúdo principal

06 = Colossenses 2.1-5 - O Mistério de Deus, Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.

06 = Colossenses 2.1-5 - O Mistério de Deus, Cristo --------------------------- 10/09/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução


          Os componentes do estudo indutivo são: Observação, interpretação, correlação e aplicação. A correlação é relacionar o texto estudo com outros textos com assuntos iguais ou semelhantes nas escrituras.


          A estrutura de Colossenses é muito semelhante à estrutura de Efésios, onde vários dos temas de Colossenses também estão presentes. A causa disso é o fato de Paulo te-las escritas na mesma época em que estava preso em Roma. Assim como Paulo relata sobre suas orações para que os colossenses conheçam a Cristo com profundidade. Faz a mesma coisa em Efésios 3.14-21. Paulo também se refere a Cristo como o grande tesouro que compartilhamos em 2 Coríntios 4.7. Cristo também chamado de mistério em Romanos 16.25 e 1 Coríntios 2.27.


          O objetivo da correlação é trazer mais luz para o entendimento do texto estudado.



Contexto

          Paulo havia falado no parágrafo anterior sobre o seu esforço para anunciar, advertir e ensinar todo homem a fim de este seja apresentado perfeito, ou seja, santificado em Cristo. Esse assunto o leva a tratar do papel da intercessão em nossa estratégia de evangelização.



I.               Intensa intercessão pelas igrejas - v.1,2


a)    Gostaria que soubessem.

Muitas pessoas não se envolvem na intercessão em favor dos outros por não saberem corretamente o seu significado. A intercessão é um dos fatores fundamentais do vínculo de comunhão dentro do cristianismo.


b)   Quão grande luta.

A intercessão aqui é definida como uma “grande luta”. Como a que Jacó teve com o Anjo do Senhor em Gênesis 32. É muito instrutivo perceber que em Gênesis 32, o motivo da luta de Jacó com Deus tinha a ver com a quebra da comunhão e amizade entre Jacó e seu irmão Esaú. Jacó precisava ser transformado em outro homem para poder encarar e pedir o perdão de seu irmão.


A intercessão é oração em favor de outros levando-nos a pensar em outros e não somente em nós mesmos. Note a seguir os alvos bem definidos da luta intercessora de Paulo.

®   Por vós.

®   Pelos laodicenses

®   Por quantos não me viram face a face


    Paulo ora pelos colossenses e laodicenses. Os que ele conhecia e os que ele não conhecia. Paulo nunca tinha estado na igreja de Colossos, embora já tivesse passado pela cidade e conhecesse vários membros da Igreja. Por isso orava por eles. Não estar pessoalmente num lugar não implica em que não podemos orar por pessoas que moram lá.



II.            O Objetivo da intercessão é o conhecimento amplo de Cristo - v. 3,4


A oração de Paulo é dupla, abarcando aspectos positivos e negativos na vida cristã. Muito da eficácia de nossas orações está relacionado com os seus objetivos


a)    Compreensão abrangente de quem é Cristo.

®   Corações confortados e vinculados em amor.

Confortar aqui tem o sentido positivo de exortar, animar, fortalecer e não o sentido de consolar alguma tristeza. Ânimos fortalecidos e animados são vinculados com mais poder pelo amor.


®   Toda a riqueza da forte convicção do entendimento.

Corações convictos são enriquecidos e fortalecidos na capacidade de discernir e aprender.


®   Compreender plenamente o mistério de Deus, Cristo.

Esse é ponto alto do parágrafo. O mistério antes oculto por Deus, mas agora revelado é Cristo e a redenção realizada na cruz. Esse mistério deve ser entendido plenamente, de forma ampla.


®   Em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

A grande riqueza da humanidade é partilhar Cristo e sua Cruz. Ele é o tesouro guardado nas almas de vasos de barro, que somos nós. Paulo não fala de algum tesouro, mas de todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Tudo isso está oculto em Cristo para nós conhecermos na doce comunhão de seu amor.



b)   Não serem enganados por ensinos falsos.

Por outro lado, a intercessão é para que o erro sedutor e raciocínio falacioso não tome conta de nossas mentes, mas apenas Cristo. Por quê?

®   O engano é sedutor e não leva à verdade.

®   Raciocínios falazes são ilusões e secam a vitalidade espiritual das pessoas.



III.         A intercessão fortalece o vínculo espiritual da fé - v.5


   a)    Ausente no corpo - presente no espírito.

A intercessão nuca está limitada no espaço e no tempo. A INTERCESSÃO TEM A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR AUSÊNCIAS EM PRESENÇA. Essa verdade fortalece a fé e a firma no alicerce correto da vida cristã: Cristo.


   b)   Alegria na comunhão - estou convosco

 A intercessão amplia a alegria porque enaltece o vínculo espiritual da fé que elimina distâncias entre pessoas e necessidades. A intercessão é um elemento da comunhão cristã porque a sua alegria desemboca em relacionamentos fortalecidos.


   c)    Verificando a ordem e firmeza da fé

Verificar é olhar para ver se está tudo bem, conferindo detalhes e atestando a boa ordem das coisas. Ordem é organização. Uma fé que é verificada e encontrada em ordem tem firmeza, atesta a sua firmeza.



Conclusão

          A intercessão é uma ferramenta muito útil quando estamos impossibilitados de estar presentes em algum lugar para servir. Ela nunca é limitada por circunstâncias e distâncias. Paulo estava preso e usava seu tempo para interceder.

Precisamos aprender a fazer o mesmo.



Aplicações:

1.    Orar é lutar em favor dos outros diante de Deus. Tirar a atenção de nós mesmos um pouquinho para gastá-la com outras pessoas.


2.    Cristo é o nosso tesouro. Ele é a pérola preciosa, o tesouro escondido no campo, o tesouro em vasos de barro.


3.    A firmeza da fé pode ser verificada com clareza. A fé não é um elemento abstrato e absurdo, mas é verificável e do qual se pode testemunhada. Submeta sua fé ao escrutínio da Palavra e deixe-se moldar por ela.



Motivos de oração

1.    Peça para Deus te despertar para interceder mais em favor dos outros.


2.    Interceda para que o vínculo de nossa igreja não seja quebrado facilmente.


3.    Interceda por constância e organização na vida da igreja.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.