Pular para o conteúdo principal

Estudo 17 = Guardados e Guiados Pelo Espírito Santo - parte 1

Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Estudos de Quarta-Feira – 1º Semestre/2019
O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA - James I. Packer - Ed. Vida Nova
Rev. Hélio O. Silva - 05/06/2019


ESTUDO 17 = Guardados e Guiados Pelo Espírito Santo - parte 1 (p. 301 a 319)

Introdução
          Quatro ensinos fundamentais dessa série de estudos:
1ª) A direção de Deus é parte da promessa de cuidar de seus filhos adotivos que Ele fez na aliança.
2ª) Se nos desviarmos do caminho, tomando decisões equivocadas, O Senhor, nosso pastor, tomará as medidas necessárias para nos restaurar.
3ª) Deus nos guia por meio das Escrituras, do exercício da sabedoria, do conselho dos outros, pelos ideais inspirados nos exemplos de outros e pelo modelo que Cristo é para nós em todas as suas ações.
4ª) Quando temos de tomar decisões de longo prazo, devemos buscar em oração e esperar em Deus até que Ele estabeleça em nosso coração e mente um determinado compromisso com o caminho que deveremos seguir encontrando paz interior.
Seja atento
a)    Pergunte-se sempre: “O que de melhor posso fazer para o Senhor, meu Deus?”
b)    Observe as instruções das Escrituras com atenção (Ec 9.10; 1 Co 15.58).
c)    Siga os bons exemplos de homens e mulheres piedosos. Imite, acima de tudo, o amor e a humildade de Jesus Cristo.
d)    Seja sábio e conte com os conselhos dos que são mais sábios que você.
e)    Preste atenção aos mais leves sinais de Deus que encontrar pelo caminho - não menospreze suas inquietações.
f)     Aprecie a paz de Deus em guardá-lo(a).
g)    Observe os limites estabelecidos pelas circunstâncias quando possível; aceite com serenidade aquilo que não pode ser mudado.
h)    Prepare-se para que a decisão seja tomada no momento certo, sem antecipações e atrasos. Deus nos guia normalmente a um passo de cada vez.
i)      Prepare-se para ver Deus te direcionando para algo que não gostaria e ensinando você a gostar disso!
j)      Nunca se esqueça de que você não tomar uma boa decisão, isso não é o fim do mundo. Deus não deixou de guiar, ele é o pastor que guia sempre.

1.    Falta uma coisa: Apresentando o Espírito Santo
O Espírito Santo é a terceira pessoa na unidade da Trindade; deu forma á criação, deu-nos a revelação e as Escrituras escritas; habita os corações dos cristãos assegurando-lhes a vida eterna, renovando e transformando suas mentes e vidas. É o doador do fruto do Espírito e dos dons espirituais para que possamos servir uns aos outros. Não é possível falar de vida com Deus sem a presença e a obra pessoal do Espírito em nossas vidas.
O Espírito Santo é o agente executivo do Deus santo e do Cristo, Filho de Deus, santo. A santidade é a marque mais distintiva de tudo que Deus é e faz.
O Espírito Santo é o operador do novo nascimento (Jo 3.5), conduz nossa adoração a Deus (Jo 4.24), sacia nossa sede espiritual (Jo 7.35-37; 17.5), mas acima de tudo, Ele é o Consolador (ajudador, advogado) que habita em nós e nos defende, sempre intercedendo por nós diante do Pai ao lado de Cristo (Rm 8.26, 34).
Seu ministério é consistente e exclusivamente cristocêntrico, sempre chamando nossa atenção para Cristo (Jo 16.14). A obra de convencimento e conversão operadas pelo Espírito é direcionada para Cristo (Jo 16.8). Nas suas mãos, encontramos a essência da vida cristã: reconhecer, nos aproximar, confiar, amar, adorar e servir ao Senhor Jesus Cristo (p.308). Nunca chama a atenção para si mesmo, mas coloca todo o foco em jesus Cristo. Experiências “espirituais” que tiram o foco de Cristo ou que exaltam o próprio Espírito, nunca são intermediadas pelo Espírito Santo.
Ele aplica nos corações dos crentes a Palavra de Cristo e da verdade revelada nas escrituras. Ele testifica ao e com o nosso espírito que somos de fato filhos de Deus (Rm 8.16).

2.    Guiados Pelo Espírito Santo?
Dois extremos a evitar: Ser superespiritual e/ou ser subespiritual. 
O primeiro está correto em desejar que todas as ações estejam em sintonia com a vontade de Deus, mas equivoca-se em buscar sinais distintos e identificáveis que nos asseguram dessa vontade de forma instantânea, do tipo “Deus falou comigo”. Quem navega nesse grupo, costuma desprezar as outras formas de Deus nos conduzir, empobrecendo sua experiência cristã. O resultado prático é a excentricidade e a dificuldade de trabalhar e aceitar o serviço dos outros. Não se nega que deus possa e faça dessa forma em uma ou outra ocasião, mas que essa não é a sua forma mais usual de agir.
Buscar sempre por sinais constantemente nos leva a:
a)    Subestimar o dom divino da razão.
b)    Supervalorizar a graça de esperar pacientemente e cair na inércia ou tornar-se um ativista sem reflexão.
c)    Programar o Espírito Santo - substituindo sua verdadeira ação por seguir impressões pessoais subjetivas como se fosse obra Dele.
O segundo, os subespirituais, costumam substituir o Espírito Santo pela Bíblia na Trindade, pendendo perigosamente para o racionalismo e ignorando os aspectos subjetivos de nossa relação pessoal com Deus, negando a ação direta e profunda de Deus, por meio do Espírito Santo, nas profundezas da consciência e do coração humanos.
Agir dessa forma racionalista nos leva a:
a)    Supervalorizar o dom divino da razão, transformando-nos em algo para com o “Sr Spock”, da série Jornada nas Estrelas, vivendo vidas cristãos sem brilho e sem sabor.
b)    Subestimar a graça de esperar fielmente, trocando dependência por obediência sem submissão; vivendo um ativismo da competência e da “performance” em detrimento da graça de descansar em Deus e viver a paz que o mundo não pode nos dar (Jo 14.27; 16.33).
c)    Restringir o Espírito Santo, negando qualquer necessidade da ajuda direta do Espírito.

Conclusão
          Embora creiamos que o Espírito Santo inspirou e escreveu a Bíblia, sabemos que Deus é maior que o livro que Ele mesmo inspirou. Não cremos num Deus de papel, numa doutrina, mas cremos no Deus vivo, que fala e age, e com o qual, por meio de seu Espírito Santo, podemos conhecer pessoalmente e manter comunhão real e consistente.

Motivos de oração
1.     Para sermos cheios do Espírito continuamente, para temer e amar a Deus com consagração.

2. Para o Espírito nos santificar, frutificar em nós e nos capacitar com dons espirituais para servirmos os outros com piedade e dedicação.

3. Para não o entristecermos com nossos pecados, mas para nos consgrarmos diariamente a Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.