Pular para o conteúdo principal

Comece Por Aqui



Comece Por Aqui

  

Pastoral = Rev. Helio O. Silva - 18/06/2019
         
Quem tem jogos de tabuleiro em casa já se acostumou a procurar no tabuleiro a expressão: “Partida”, “início” ou “comece por aqui”.

          Quando falamos sobre ser guiados por Deus e conhecer a Sua vontade, o primeiro passo necessário para descobrir e seguir a vontade de Deus nas situações específicas que enfrentamos é sempre estabelecer a obediência a Deus como ponto de partida e o fundamento de nosso relacionamento com Ele para o resto de nossas vidas. Deus nunca nos guiará por caminhos expressamente proibidos por Ele em sua Palavra, simplesmente porque não é da sua vontade andarmos por ali! Não há sabedoria em tentar andar com Deus num caminho onde Deus não estará.

          As Escrituras orientam a “caminhar com sabedoria”, ou seja, comportar-se e viver com sabedoria. A metáfora do “caminhar” implica em entender que a sabedoria deve permear e conduzir cada passo, cada decisão a ser tomada. “Andar nele” (Cl 2.6,7) significa a mesma coisa que “caminhar com sabedoria”.

          Paulo usa a palavra “andar” para expressar esse conceito (Ef 4 e 5). Veja: “andeis de modo digno da vocação” (4.1); “seguindo a verdade em amor...” (4.15); “não andeis como andam os gentios...” (4.17); “andai em amor” (5.2); “andai como filhos da luz” (5.8); “vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios” (5.15); o verso 17 conclui a seção: “por essa razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender  qual a vontade do Senhor”. Rejeitar a sabedoria que vem de Deus é abraçar o caminho de uma vida sem Deus.

          A sabedoria nos conduz a “remir o tempo” (Ef 5.16). A palavra “tempo” aqui significa “cada oportunidade”. Para nós cristãos o tempo não significa apenas a sucessão das horas, mas, oportunidades, onde as horas estão repletas de momentos que serão usados para o avanço do reino e da glória de Deus na terra. Aproveitar esses momentos só será possível se aplicarmos a sabedoria que aprendemos de Deus. Para nós esse é o significado de fazer bom uso de nosso tempo.

          Andar em sabedoria não depende de inteligência, mas principalmente de obediência a Deus. Sabedoria é a capacidade de aplicar a verdade de maneira a levar uma vida correta. Ela se revela exatamente no trato e solução de questões bem específicas. A sabedoria nos leva a apreciarmos a Deus em tudo e a apreciarmos tudo em Deus.

O Senhor Jesus é o nosso modelo de sabedoria (1 Co 1.30). Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria (Cl 2.2,3). Não ignore esse fundamento, antes comece exatamente por aqui.

Leia mais em: James I. Packer, O Deus Que Nos Guia e Guarda, Ed. Vida Nova, São Paulo, 2014, p. 157 a 182.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.       ...

Lucas 5.12-16 = Ele Veio Tocar os Intocáveis

Texto: Lucas 5.12-16 Tema: ELE VEIO TOCAR OS INTOCÁVEIS Rev. Hélio O. Silva - Pastor da Ig. Presbiteriana de Vila Nova - Goiânia-GO Introdução: O evangelho de Lucas se concentra na perfeita humanidade de Cristo. Ele nos mostra como Cristo veio para tocar os intocáveis e purificá-los.   Contexto Jesus está no começo de seu ministério, ficando conhecido e famoso por seus ensinos e milagres. Em meio à multidão que o seguia surge um homem coberto de lepra, ou seja, com a lepra em estágio bastante avançado.           Quero chamar sua atenção para quatro pontos importantes desse encontro com Cristo:   1.     Mesmo como estava, aquele homem humildemente se submeteu à vontade de Deus - v.12. Um leproso deveria permanecer fora das cidades, mas quando fosse a lugar público, deveria andar gritando: “leproso! Leproso!” a fim de avisar às pessoas para não se aproximarem dele. Ele se apresenta diante de Cris...

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda...