Pular para o conteúdo principal

Os Templos da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO



Os Templos da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO

            Desde a sua fundação oficial aos 28 de Outubro de 1935, a Primeira Igreja congregou-se em três templos. Um em Campinas e os outros dois no terreno da Rua 68.

O primeiro deles foi um pequeno salão inaugurado em 26/03/1936, em Campinas. Segundo o Rev. Divino José de Oliveira, este templo fora uma doação do Sr. José Augusto de Lima (Zé Padeiro), que o edificou quase que inteiramente às suas expensas. Segundo as memórias de nossa irmã Eurites Carrijo, presente nessa inauguração ainda menininha, o pequeno salão fora apenas reformado e alugado ao trabalho presbiteriano. Dentre os membros desse pequeno grupo os irmãos: Romério Ferreira Barbosa, José Guilhardi e família; José Augusto de Lima (Zé Padeiro), a família de Dna. Ivã Goulart (filha do Rev. Jorge Goulart).

Com a mudança do Sr. Antônio Martins da Silva para o B. Botafogo em 1937, o irmão Divino (posteriormente ordenado pastor) iniciou uma Escola Dominical em sua casa em 02/1938 contando com 11 pessoas. Essa Escola Dominical se transferiu com a mesma família para a Rua 55 nº 13, antigo B. Popular (hoje, centro). O trabalho cresceu rápido arrolando 37 comungantes e 48 não comungantes até o final desse ano. Exigia-se a construção de um templo definitivo.

            Em 1938, o irmão Divino fez a doação dos terrenos 1 e 10 da quadra 107 da Rua 71, esquina com a Rua 68, no centro; adquirido por um conto e setecentos e cinqüenta e seis réis. Em 02/08/1938 organizou-se a primeira diretoria da igreja com a finalidade de conduzir a construção do primeiro templo composta dos irmãos: “Presidente eleito: Divino José de Oliveira. Secretário: Antônio Martins de Oliveira. Tesoureiro: Joaquim Nestor de Carvalho”. O culto de lançamento da pedra fundamental se deu às 16 horas do dia 15/11/1938 e foi conduzido pelo Rev. Antônio Nunes de Carvalho com a assistência de vários pastores de outras denominações evangélicas e autoridades civis da cidade. Segundo a ata, “a pedra fundamental está no sentro da secretarias; a 2 m90- parte sul e 2-35 parte oeste” (sic. Ata da Comissão). A ata foi redigida pelo irmão Antônio Martins com belíssima letra.

            Na obra prestaram serviços gratuitos, os irmãos Josias Silva (pedreiro), Antônio Martins (carpinteiro) e o Sr. Joaquim Nestor foi o tesoureiro e fiscal da construção. O templo ainda incipiente foi transferido para a Missão Oeste do Brasil e uma singela comemoração natalina foi celebrada nele. Em 1941 acrescentaram-se duas salas anexas ao templo para melhor servir à igreja.     Com o crescimento da igreja a ampliação do templo era urgente.

Já 1942, as obras de ampliação foram iniciadas e o templo foi reinaugurado em 25/08/1944(5). “Deste modo foi concluída a construção do Templo, cuja pedra fundamental foi assentada no dia 15 de Novembro de 1938 cerca de 6 anos durou a construção” (Ata de Organização da PIPG). Nesse templo foi celebrado o primeiro casamento; dos jovens Pedro Gomes de Faria e Nair Rosa de Melo. Também nesse templo se deu a organização da Igreja em 16/05/1948 com o nome de “Igreja Cristã Presbiteriana de Goiânia-Goiaz”, contando com cerca de 230 membros comungantes na época!

Este templo serviu à Igreja por 35 anos até 1978 quando precisou ser demolido para dar lugar ao templo atual, com capacidade para 660 pessoas e que serve à Igreja há 28 anos. O Rev. Jarbas Rodrigues de Sales deu início da construção do moderno templo novo. No período da construção foi utilizado como local de culto o salão social do IPE/Centro. Inaugurado oficialmente no Natal de 1984, digno de nota é o fato de que a primeira celebração de culto realizada nele foi uma cantata de Natal conduzida pelos jovens da igreja na noite de 24/12/1984.
Com amor, Pr. Hélio.
26/10/2012.
Boletim da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia. Ano XXII. nº 44.28/10/2012.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.