Pular para o conteúdo principal

Mateus 6.11 = A Provisão do Pai


A Provisão do Pai
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6.11).


George Muller fundou e administrou um orfanato em Bristol, na Inglaterra. Em uma ocasião, não havia comida para o café da manhã. As crianças tomaram seus lugares à mesa com as canecas e pratos vazios à sua frente. Então agradeceram, como de costume, o alimento que Deus ia providenciar. Pouco depois um padeiro bateu à porta do orfanato com uma carroça cheia de pães para doar. Quem governa o mundo não é o acaso, o destino ou a fatalidade, mas a mão graciosa e providente de Deus.

Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina que devemos pedir ao Pai que nos dê o necessário, não o luxo; e que o faça para todos nós, pois a frase “o pão nosso” é uma intercessão: “Nosso” quer dizer: De todos nós; para todos nós, e, para cada um de nós. Os cristãos não sabem lidar direito com a ostentação porque Jesus lhes ordenou que vivessem e orassem por uma vida mais simples. O apego a coisas materiais tem arruinado a fé de muitos exatamente porque colocam seu amor mais nessas coisas que em Deus e no próximo.

Jesus ensina também que peçamos o sustento para cada dia. Ele está falando do futuro imediato, próximo. Ele quer dizer literalmente: “deste dia de hoje”. Se a oração fosse feita de manhã, o pedido era para o dia que se inicia. Se a oração fosse feita à noite, referia-se ao dia seguinte. Ele não condena aqui nem a poupança e nem o alegrar-se com festividades. Ele ensina na verdade que devemos ter ciência de que quem controla o futuro distante não é a poupança e que o imediatismo também é um risco. Devemos confiar que ao dirigir nossas vidas, Deus nos pastoreia e alimenta com amor e cuidados de um pai responsável e presente.

E, por último, o pão deve ser pedido, como a expressão da nossa dependência da graça de Deus. Isso quer dizer também, que devemos ter uma atitude de humildade diante do valor do nosso trabalho. Tudo o que temos vem de Deus que nos dá saúde e boas condições de trabalho. Se ele não mandar chuva, não há colheita; se ele não providenciar o sol, tudo apodrece. Ele controla as estações que regulam as condições de todo o nosso trabalho.

Ao orar assim aprendemos:
1º) Ter confiança na providência de Deus.
Sempre dependemos de Deus porque ele é o nosso criador e sustentador. A lei da gravidade não alijou de suas mãos o seu cuidado por nós. Foi ele quem criou a lei da gravidade para dar limites a muitas coisas. Porém, a lei da gravidade não limita as suas ações, porque ele é Deus.

2º) Manter preocupação equilibrada com as nossas necessidades materiais.
Depois da glória de Deus, nossa principal preocupação é o nosso sustento diário.

3º) Contentamento que controla a cobiça.
Aprendemos a não pedir mais do que precisamos. A cobiça é um mal que habita o nosso coração sendo nossa inimiga (Tg 1.13,14). Pedir o necessário a Deus nos ensina a cobiçar menos.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.