Pular para o conteúdo principal

Lucas 7.1-10 - Uma Fé Como Esta: Inabalável


Watch live streaming video from pipgyntv at livestream.com

-------------------

Introdução:
Esse é o primeiro milagre de Jesus após o sermão do Monte narrado no capítulo anterior.

Contexto:
Jesus continua em Cafarnaum. E o assunto continua o mesmo: Viver uma fé inabalável.
Ele terminara o capítulo anterior falando que a nossa fé nele deve ser inabalável. O que isso quer dizer? Que deve ser uma fé autêntica, ou seja, que o que aprendemos praticaremos com nossos atos.

Proposição:
Viver uma fé inabalável tem a ver com três posturas que Lucas aponta com respeito a esse Centurião:

I. O QUE A PESSOAS DIZEM DE NÓS (ELE É DIGNO - V.2-5):

a) O filho do centurião estava gravemente doente.
Um Centurião ocupava o terceiro nível da hierarquia militar romana. As legiões romanas tinham como unidade básica de guerra a Centúria, que era formada por um quadrado de 10 fileiras de 10 homens cada, dando o total de 100 soldados.
O centurião era o soldado responsável por comandar a centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos soldados, especialmente as formações militares. Uma delas era a "formação tartaruga" onde os escudos encaixavam-se um no outro, formando um bloco maciço que impedia qualquer ataque de armas de longo alcance como flechas ou pedras de fundas.
O centurião, apesar de seu posto de destaque, era um soldado que lutava com os demais, não se locomovia a cavalo, marchava junto à sua centúria e acampava com eles. Por isso costumavam ser muito respeitados pelos soldados. Seria o equivalente a capitão, na hierarquia militar atual. Cada centúria possuía 10 decuriões que eram os responsáveis pela organização de sua fileira, sendo estes semelhantes aos cabos na hierarquia militar atual.

b) Ele é digno: O testemunho dos outros.
 Amigo do nosso povo.
 Construiu a sinagoga.
 Fé inabalável é uma questão de testemunho. testemunho não é o que dizemos de nós mesmos, mas o que os outros dizem de nós. Hebreus 11 relata o testemunho de Deus a favor daqueles que depositaram fé nele.

II. O QUE DIZEMOS DE NÓS MESMOS (NÃO SOU DIGNO - V.6-8):

a) Eu Não sou digno = sou sujeito a ordens.
Humildade é uma visão apropriada de si mesmo.

b) Sabe o significado de AUTORIDADE.
 Sujeito à autoridade = Ele é sujeito à autoridade e também exerce autoridade. Sabia que obediência é uma atitude a ser seguida na presença e na ausência de quem ordena uma ação.
 Fé inabalável é uma questão de obediência.

III. O QUE JESUS CRISTO DIZ DE NÓS: JAMAIS ENCONTREI UMA FÉ COMO ESTA! (V.9,10):

a) Jesus se admirou!
 Um homem que olha para os outros homens como verdadeiro homem!
 Só duas coisas causaram admiração em Cristo; A incredulidade dos moradores de Nazaré (Mc 6.6) e a fé desse centurião!

b) Nem mesmo em Israel achei fé como esta!
 O evangelho alcança a todos, inclusive os gentios.
As manifestações genuínas de fé aparecem de quem menos esperamos.

c) Jesus curou o menino.
 Os mensageiros já o encontraram curado.
 A presença não é uma exigência para que haja cura, mas a fé no poder de Cristo.
 Fé inabalável é uma questão de em quem depositamos a nossa fé.
Ilustração: Reavivamento na África do Sul. Pessoas eram curadas antes dos cultos começarem; sem a presença de Erlo Stengen; por pessoas comuns que criam em Cristo.

Conclusão:
1. A fé inabalável é vista no testemunho, na obediência e confiança exclusiva em Cristo.
2. Não existe o poder da fé, mas o poder do Deus da fé.
3. Como lidamos com os elogios?

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.