O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atos 15 = Controvérsias


®   Atos 15: Controvérsias.

O capítulo 15 de Atos começa e termina com controvérsias (v.2, 39).  As palavras contenda, discussão (v.2) e desavença (v.39) fazem a nossa fé tremer por dentro! A primeira tinha a ver com a doutrina, mas a segunda tinha a ver com a administração dos relacionamentos dos missionários e de suas qualificações para a obra. A primeira foi resolvida por meio de um concílio que tomou uma decisão doutrinária e normativa. A segunda foi resolvida somente em parte, pelas as evidências da história posterior.

O Concílio de Jerusalém reporta a maneira de se tratar as controvérsias na igreja. O assunto precisa ser bem esclarecido, ainda que o debate seja grande e os posicionamentos apresentados com força. O parecer final deve ser o que agrada ao Espírito Santo (v.28) e à liderança da igreja com a anuência da mesma (v.22,25). Eles buscaram e encontram um acordo pleno e foi isso que trouxe alegria às igrejas locais (v.31), ainda que depois ficasse evidente que nem todos obedeceram ao definido como doutrina da igreja! A decisão e como foi transmitida trouxe consolo e fortalecimento à igreja de Deus (v.32).

Mas nem todas as controvérsias se resolvem conciliarmente ou conciliatoriamente. Paulo e Barnabé entraram em desacordo quanto à companhia e utilidade de Marcos no trabalho missionário e não conseguiram o consenso, pois a desavença foi superlativada pelo advérbio de intensidade na expressão “tal desavença”, que tem sua raiz na palavra “cisma” e demonstra um grau elevado de irritação entre os disputantes.

Precisamos aprender a sabedoria que deva dirigir as nossas palavras tanto nos concílios da igreja, quanto nas questões pessoais menores relacionadas ao trabalho cristão. Paulo só reconhecerá seu zelo exagerado mais tarde quando elogiar Marcos no fim de seu ministério. O fato é que Paulo e Barnabé, embora grandes amigos, não voltaram a trabalhar juntos na missão.

Por outro lado, a controvérsia pessoal entre eles não prejudicou o trabalho, mas o diversificou e ainda introduziu Silas na missão, que foi um ganho sem precedentes; e Barnabé ajudou Marcos a tornar-se um missionário de valor! Nas controvérsias, existirão coisas que não conseguiremos resolver, mesmo se voltássemos ao passado, por isso, o melhor é aprendermos o máximo possível com elas a fim de minimizarmos seus efeitos nefastos e visualizarmos as ações da graça divina por detrás delas.

Com amor, Pr. Helio.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...