Pular para o conteúdo principal

Atos 12 - Oração Incessante




®    Atos 12: Oração Incessante.
Rev. Helio O. Silva.

Tiago é morto e Pedro é preso. Isso agrada aos que não amam a Cristo. Por isso a igreja é chamada a orar (v.5,12). A oração incessante por parte da igreja contrasta com o fato inegável de que a prisão está bem guardada. O Deus que ouve orações surpreende a fé despreparada da igreja libertando, a seu pedido, o seu pastor.

Para a igreja a oração é tanto uma dádiva como uma tarefa. Orar é ter o privilégio de aproximar-se de Deus e falar com ele; ao como o Deus distante que não nos conhece e nem a ele, mas com o Deus que inclina os seus ouvidos para nos ouvir, como o Pai atento às necessidades de seus filhos pequenos. Orar também é um mandamento, como um meio pelo qual Deus nos dispensa graça e amor. Deus nos convoca à sua presença e obedecemos à sua convocação pela oração.

A oração inclui tanto a petição quanto a adoração. A igreja suplica por suas necessidades e pela proteção divina diante da perseguição e da tribulação, mas ela também reconhece o governo soberano da vontade divina sobre todos os eventos, situações e circunstâncias.

As ações de Deus relacionadas à oração são sempre surpreendentes. Deixam-nos atônitos e como que “fora de si”; parecem-nos loucura e delírio e por fim resultam em alegria e gratidão. Quem é semelhante a deus quando ouve orações de pecadores como nós?

Chama a atenção, que Tiago, um dos companheiros mais próximos de Cristo, foi o primeiro dos apóstolos a glorificar a Cristo com sua morte! Ele era um líder, mas Deus dispõe de nós como acha melhor, e, o nosso maior privilégio, é estar no centro de sua vontade trabalhando por pouco tempo ou por muito tempo.

Achamos um desperdício enviar alguém para m campo missionário perigoso para depois recebermos a notícia de sua morte. Como podemos medir o chamado de Deus na vida de seus servos? Tiago ouviu e presenciou tantas maravilhas quando esteve com Cristo que, para nós, deveria ser poupado de uma exposição mais excessiva que o colocasse em perigo. Mas viver o evangelho não é assim. Somos um exército de iguais sem hierarquia de precaução.

Sempre estaremos na linha de frente quando Deus decidir nos colocar lá. Viver ou morrer não são variantes relevantes para quem vive ou morre pela promessa da vida eterna garantida no sangue derramado de Jesus Cristo numa cruz por nós.

Nossa vida e nossa oração será sempre viver para Deus e morrer para Deus! Confiaremos sempre no seu direcionamento para nossas vidas.
Com amor, Pr. Helio.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.