Pular para o conteúdo principal

O Medo do Fracasso


O Medo do Fracasso
Helio O. Silva = 1º/11/2016

Todos nós temos medo de fracassar. Esse medo nos acompanha em todas as áreas e atividades de nossa vida. Tememos fracassar como filhos, como pais, como maridos, como esposas. O medo do fracasso profissional arrepia nossa alma e o medo do fracasso conjugal é uma sombra tenebrosa pairando sobre muitos casamentos.

Existe também o medo do fracasso espiritual que paralisa a fé de muitos crentes. Certa vez uma senhora já idosa me disse que não queria ser batizada porque temia desviar-se da fé após o batismo. Ela foi batizada após essa conversa e nunca se desviou da fé.

O fato é que o medo do fracasso muitas vezes nos paralisa e permeia nosso jeito de ser cristão, porque, para nós, o fracasso traz a disciplina e a vergonha pública. Em função disso, não nos comprometemos com nenhum projeto ou programa de crescimento espiritual que possa vir a exigir de nós alguma responsabilidade ou prestação de contas. O medo do fracasso mata nossa voluntariedade e por conseguinte nosso crescimento espiritual na fé. Há duas palavrinhas que precisamos dizer sobre isso:

Primeiro: Cristo disciplina, mas não reprova nossas imperfeições involuntárias, as quais estão sendo removidas por meio da obra de santificação do Espírito Santo em nossa vida. O que ele julga é a infidelidade, o ócio, a negligência e a ação voluntariosa que recusa a aprender, inclusive com os próprios erros; erros que nem sempre são pecados, mas, apenas inabilidades que podem ser corrigidas e amadurecidas mediante treinamento apropriado. Deus persegue o falso profeta e o profeta desobediente, como fez com Jonas, que acabou dentro do ventre de um peixe até resolver obedecer ao chamado de Deus. Mas ao obediente, prometeu capacitar e acompanhar, cumulando de bênçãos o seu trabalho (Jo 4.34-38).

Segundo: Em nada ajudará, no nosso crescimento espiritual e no dos outros, fugirmos da obra, fingindo escrúpulos ou alegando incapacidades para o trabalho. Alegar falta de capacidade para ser fiel, a fim de furtar-se ao cumprimento do dever cristão, é justificativa fraca, pois o poder sempre vem de Deus, nunca de nós mesmos. Se parássemos para pensar sobre a diferença entre as coisas temporais e as eternas, sobre perdas e ganhos, e sobre fé e obras; se possuíssemos a fé descrita como “certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11.1); se vivêssemos  pela fé e não pelos sentidos (comer e beber, cheirar, olhar, ouvir, pegar), não haveriam questões não resolvidas, nem temeridades, nem hesitações ou medos de fracassar, que impedissem nossa disposição em servir e trabalhar na obra de Deus. Todas as objeções, todos os apelos humanos pareceriam apenas futilidades e raciocínios infantis ingênuos.

Não se deixe paralisar na fé por causa do medo de fracassar; apresente-se ao trabalho, voluntarie-se. Descubra como servir te fará crescer espiritualmente, de forma mais consistente, fazendo de você uma bênção nas mãos de Deus.

Com amor, Pr. Hélio.

(Leia mais em: Richard Baxter. Manual Pastoral de Discipulado, ECC, p.195-197).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.