O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Flechas na Aljava - O Dever de Cuidarmos de Nossos Pais (Salmo 127.3-5)


Flechas na Aljava:
O Dever de Cuidarmos de Nossos Pais
(Sl 127.3-5).

O salmista ora no Salmo 71.9,18 pedindo ao Senhor que não o desampare na velhice quando as forças lhe faltarem. Ele deseja declarar ao maior número possível de pessoas da sua geração e da próxima tanto a força quanto o poder de Deus.

Falando sobre o lar no Salmo 127 Salomão nos lembra que os filhos são herança do Senhor para seus pais. Reconheçamos que não poucas vezes lemos esse texto com certo sentimento de negligência no coração. Isso porque antes a velhice de nossos pais parecia algo distante, mas de repente ela chega e se coloca bem diante de nossos olhos. Seus cabelos diminuídos e brancos; seu olhar enrugado e cansado; sua saúde constantemente debilitada; tudo isso denuncia o fim da primavera e a chegada do outono da vida deles.

É fato que o amor e o carinho que todos temos por eles é visto e praticado nas reuniões que fazemos esporadicamente almoçando com eles; nos presentes festivos de seus aniversários, no Natal, no dia dos pais e das mães. Também ficamos sabendo dos auxílios que às vezes são ofertados em momentos mais críticos por um ou por outro filho acudindo emergências ou mesmo fazendo um agrado. Sabemos do esforço dos irmãos que moram mais próximo deles, especialmente das noras e dos genros que se tornam membros da família, fazendo-se presentes e fazendo o melhor possível para agradá-los também.

Todavia, o Salmo 127 nos lembra que Deus agraciou os pais com filhos (alguns de nós com muitos filhos) afirmando que filhos são herança e flechas na aljava do guerreiro (v.4).

Herança é algo que os filhos recebem, mas Deus diz que os filhos são a herança dos pais. Creio que por dois motivos: (a) O seu nome será perpetuado na vida continuada dos filhos, netos e bisnetos... (b) Os filhos cuidam dos pais na sua velhice da mesma forma que eles cuidaram dos filhos quando eram pequenos e desprotegidos diante da vida.

Uma aljava era uma bolsa que geralmente comportava até 20 flechas de reserva para uso numa batalha. Isso quer dizer que os filhos precisam enfrentar e aceitar a verdade bíblica de que cuidar deles é sua obrigação. Paulo nos adverte em I Timóteo 5.8: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Assim sendo precisamos organizar nossas vidas de maneira tal que possamos dispensar mais a favor de nossos pais honrando-os (Ex 20.12) e cuidando deles:

1. Separando tempo para visitá-los com mais freqüência.

2. Nas finanças, ajudando-os a fim de que sua aposentadoria não seja gasta somente com remédios e médicos, mas principalmente com eles mesmos, porque durante muitos anos fizeram tudo por nós com alto custo pessoal. Se hoje temos caráter e formação grande parte veio do sacrifício de nossos pais.

3. Servindo-os para auxiliá-los com as nossas vidas assim como a vida toda nos serviram. Já recebemos muito deles agora é necessário querer e contribuir para que tenham o amparo divino através do honroso cuidado das mãos de seus próprios filhos.
Com amor, Pr. Hélio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...