Pular para o conteúdo principal

18 = Colossenses 4.10-18 - Ministério Recebido de Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho
18 = Colossenses 4.10-18 - Ministério Recebido de Cristo -------------- 04/12/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução

            Essas saudações de Paulo nos levam a perguntar a respeito do que os outros falam de nós quando o assunto é o serviço à proclamação do reino na igreja e o que falamos dos outros quando o assunto é o mesmo?

Tudo o que fazemos produz comentários que se espalham adiante de nós e que fazem a nossa “fama” dentre os irmãos e as igrejas. As saudações e os comentários de Paulo após e ligado a elas dizem muito a respeito de como construímos nosso testemunho ministerial pessoal dentro da igreja.

Contexto

            As saudações de Paulo em suas epístolas são carregadas de instruções a respeito do ministério e da vida saudável das pessoas mencionadas nas igrejas. Elas contém instruções, estímulos e alertas a respeito de como podemos desempenhar nossos ministérios de forma a servir positivamente à Igreja

            Nesse último parágrafo de Colossenses, Paulo apresenta e divide as saudações em dois blocos: As saudações de seus companheiros (v.10-14) e uma instrução a respeito da leitura dessa carta nas igrejas de Colossos e Laodicéia (v.15-17), terminando com sua saudação pessoal no verso 18. É da orientação pessoal dada a Arquipo no verso 17, que tiramos o tema desse estudo: “Atenta para o ministério que recebeste de Cristo”.

1.     Saudações que atestam o compromisso pessoal com o Reino de Deus - v.10-14

a)     Aristarco:

Ele é prisioneiro juntamente com Paulo. Aristarco é dos companheiros de Paulo mais mencionados em suas viagens. Era de Tessalônica (At 20.4) e acompanhou Paulo por toda a 3ª viagem Missionária e foi delegado de sua igreja acompanhando Paulo na viagem a Jerusalém para entregar a oferta levantada por Paulo na Acaia e macedônia. Foi reconhecido e acusado em Éfeso como um dos amotinadores (At 19.29); acompanhou Paulo por toda a viagem a Roma (At 27.2), permanecendo com na prisão. Paulo o chama de “meu cooperador” em Filemom 24. Provavelmente estava preso com Paulo por ter-se oferecido voluntariamente para servi-lo durante sua prisão.[1]

b)    Marcos:

Ele é primo de Barnabé. A igreja deve acolhê-lo de acordo com instruções dadas por Paulo. Foi a causa da separação entre Paulo e Barnabé no início da 2ª viagem missionária (At 15.36-41), mas depois tornou-se um dos obreiros mais frutíferos ligados ao trabalho de Paulo e de Pedro (2 Tm 4.11; 1 Pe 5.13). Ele é o escritor do Evangelho de Marcos.

c)     Jesus:

É mencionada apenas aqui, sendo apelidado de “justo”, alguém que é reconhecido por agir corriqueiramente com retidão em tudo que faz.

d)    Duas afirmações consoladoras a seu respeito:

®    São os únicos judeus convertidos que cooperam pessoalmente com Paulo. O notável é cooperam pelo reino de Deus. Não apenas uma questão de compromisso pessoal de amizade, mas sua motivação era a propagação do reino de Deus na terra.

®    Têm sido (os três) o seu lenitivo.  O que é um lenitivo? A palavra no grego bíblico significa “conforto”. No dicionário, um lenitivo é aquilo que acalma, abranda, mitiga, suaviza a nossa situação.[2]

e)     Epafras:

Ele é apontado como o fundador da igreja de Colossos pelos estudiosos dessa carta. O testemunho de Paulo a seu respeito é tremendamente forte. O que Paulo diz sobre ele?

®    Ele é servo de Cristo Jesus.

®    Ele se esforça sobremaneira e continuamente pelo progresso da Igreja de Colossos.

®    Ele se dedica nas orações a fim de que os membros da igreja conheçam a vontade de Deus com convicção e maturidade.

®    Sua preocupação se estendia além da igreja de Colossos, incluindo também Laodicéia e Hierápolis.

Paulo afirma estar ciente e disso, por isso dá testemunho dele. Nosso testemunho não construído pelo nós dizemos a respeito de nós mesmos, mas pelo que os outros falam de nós.

f)      Lucas:

É aqui que ele é chamado de médico amado. Tornou-se companheiro e cooperador de Paulo desde o “chamado macedônico[3] de Paulo em Atos 16.10. Ele é o autor do Evangelho de Lucas e Atos. Descrito como amado devido sua forma gentil de tratar as pessoas, importante em quem trata com doentes e pessoas que padecem por causa de dor.

g)     Demas:

Aqui Paulo elogia Demas e o menciona positivamente em Filemom 24. Mas ele mais conhecido por 2 Timóteo 4.10, onde Paulo diz “Demas me abandonou porque se apaixonou pelo presente século, e se foi para Tessalônica”. Há duas possibilidades. Demas se desviou do evangelho, ou, Demas simplesmente fugiu de ter que enfrentar a perseguição ao lado de Paulo para um lugar mais favorável. Ficou conhecido na história cristã como um desertor.

2.     Saudações que orientam sobre a importância de servirmos ativamente às Igrejas e nas Igrejas - v.15-18

O que torna essas pessoas dignas de saudação?

a)     Os membros da igreja de Laodicéia são irmãos dos colossenses.

Devemos estar atentos aos vínculos de fraternidade cristã entre uma igreja e outra e jamais abraçar o exclusivismo religioso, que afasta as pessoas umas das outras e abre as portas para o partidarismo e a competição, que maltrata e destrói a comunhão.

b)    Ninfa hospeda uma igreja em sua casa.

Será que existe uma benção ministerial maior que ver uma igreja nascer dentro de nossa própria casa? Um provérbio cristão diz: “Quer fazer algo que dure uma estação, plante flores. Quer fazer algo que dure uma geração, plante árvores. Quer fazer algo que dure para a eternidade, plante igrejas.” Você não gostaria de ter esse testemunho no seu currículo?

c)     As cartas enviadas a uma igreja, também ser lida na outra.

Isso evoca atenção recíproca e cooperação. Igrejas devem aprender a partilhar as bençãos que recebem de Deus. Para que isso seja possível é preciso “providenciar”, tomar providências, organizar as coisas. Tomar providências são questões administrativas, que ajudam a igreja crescer.

d)    Arquipo precisa ser estimulado a dar atenção ao ministério que recebeu do Senhor.

Arquipo era parente de Filemom e a igreja de Colossos costuma se reunir em sua casa também (pode ser que houvesse duas igrejas em Colossos - uma na casa de Filemom e outra na casa de Arquipo). Hendriksen supõe que ele era filho de Filemom e Áfia.[4] Logo, essa exortação seja parecida com as exortações a Timóteo em função de ser um pastor jovem. Paulo estimula Arquipo a assumir seu ministério pastoral definitivamente e com dedicação. Por quê? Porque ele recebeu esse ministério do próprio Deus.

             e)     Paulo

Ele assina sua própria saudação na carta. Ele pede orações em favor de sua libertação da prisão e que não seja inútil na prisão.

Aplicações

1.     Nosso testemunho é construído sobre o que os outros falam de nós, mas eles falam do que veem ou não veem em nós. Pessoas envolvidas na igreja colherão o testemunho de seu envolvimento. Isso agrada a Deus.

2.     Envolver-se com o trabalho das pessoas na igreja é importante, porque contribui decisivamente para o crescimento da igreja e a propagação do reino de Deus na terra. Envolva-se.

Motivos de oração

  1. Ore por pessoas dedicadas ao trabalho nas igrejas e que você seja uma delas.
  2. Ore pelos que trabalham. Que não tenham medo; que não desistam diante dos obstáculos e das críticas dos outros.
  3. Ore para que você saiba o que dizer e o que omitir a respeito do trabalho dos outros na igreja.

[1] William Hendriksen, Colossenses e Filemom. Edição Logos, cap.4.10-15.
[2] Dicionário Globo. Lenir, lenitivo.
[3] “Chamado macedônico” tornou-se o termo usado pelos missionários a respeito da necessidade de certos povos como motivação para o envio de missionários para a sua região. A visão de Paulo do macedônio clamando por ajuda, o levou a entrar na Europa pela primeira vez e pregar ali a partir de Filipos.
[4] William Hendriksen. Colossenses e Filemom, Edição Logos, cap. 4.17.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.