Pular para o conteúdo principal

17 = Colossenses 4.7-9 - Conservos em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho
17 = Colossenses 4.7-9 - Conservos em Cristo ---------------------------- 27/11/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
-------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução

            Se alguém te perguntasse: Como é o seu esposa? Como é a sua esposa? Como é o pastor? Como são os obreiros de sua igreja? O que você responderia?
            Qual a diferença entre a bajulação e o elogio verdadeiro? Por que é tão importante falar bem das pessoas?

Contexto
            Entramos no último parágrafo da epístola. Paulo passa a dar os seus conselhos finais. Paulo enviou Tíquico e Onésimo a Colossos para informar a Igreja sobre a situação dele.
Qual era a situação de Paulo quando escreveu a carta aos colossenses? ____________________________________________________________________________.
          Por volta doa ano 60 dC, Paulo estava preso em Roma (1ª prisão) no regime de prisão domiciliar. Veja o relato de Atos 28.16,30.
          Nesse parágrafo, Paulo apresenta Tíquico e Onésimo como portadores da carta e que explicarão a real situação de Paulo na prisão.
          A descrição do caráter ministerial de Tíquico e Onésimo deve nos ensinar a como servir na igreja e a como tratar os obreiros que trabalham entre nós.

1.     Tíquico: Meu conservo - v.7,8

a)     Irmão amado.
Paulo nunca perde a oportunidade de ressaltar nossa fraternidade em Cristo. Somos irmãos servindo uns aos outros com amor.

b)    Fiel ministro.
Qualquer ministério dentro da igreja deve ser exercido com fidelidade a fim de abençoar os outros. A palavra “ministro” (diákonos) significa “servo”. Um servo é alguém que atende e executa os pedidos de outro, um atendente, um garçom. Os ministros são aqueles que nos servem o alimento da Palavra. Eles devem ser encontrado fiéis nessa tarefa (1 Co 4.1-4).

c)     Conservo no Senhor.
Alguém que serve ao lado e em cooperação com outro. Ressalta-se a obediência a Deus, porque o serviço é prestado “no Senhor”. O que precisamos fazer para aprender a servir ao lado dos outros? ________________________________________________________________________.

d)    Dar conhecimento e alentar o coração da igreja da real situação de Paulo.
Paulo deu uma tarefa clara e objetiva a Tíquico e Onésimo. Observe que entregar a notícia correta, além de informar, trás alento, descanso ao coração. Notícias são combustível para orações esclarecidas e comprometidas com o reino.

2.     Onésimo: servo do vosso meio - v.9

a)     Companheiro de Tíquico na viagem e na tarefa.
Eclesiastes 4.9-11, diz que numa viagem, é melhor serem dois do que um. Porque seu trabalho rende mais; um socorre e cuida o outro; e, um defende o outro. Esse é o sentido de ser companheiro na Bíblia. O companheirismo existe na viagem, mas também na tarefa, pois ambos deveriam informar adequadamente à igreja a situação de Paulo. As palavras dos dois daria mais credibilidade à mensagem enviada à Igreja.

b)    Fiel e amado irmão.
O tema da fidelidade é repetido por causa da tarefa ministerial de ambos. A fraternidade é repetida porque o serviço é prestado à igreja.

c)     Que é do vosso meio
Paulo ressalta o fato de Onésimo ser de Colossos, o que refoeça ainda mais a credibilidade da mensagem enviada.

Aplicações
            Tudo que vier à nossas mãos devemos fazê-lo conforme as nossas forças, ao lado de alguém vale muito mais a pena e rende muito mais!

Motivos de oração

1.     Ore para ser fiel no seu ministério dentro da igreja. Ativo, presente e participativo.

2.     Ore para os irmãos aceitarem seu serviço de forma positiva.

3.     Ore para que falemos bem uns dos outros com verdade e para o bom testemunho do evangelho entre nós.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.