Pular para o conteúdo principal

Estudo 14 = Modelos

Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Estudos de Quarta-Feira – 1º Semestre/2019
O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA - James I. Packer - Ed. Vida Nova

Rev. Hélio O. Silva - 15/05/2019



ESTUDO 14 = Modelos (p. 231 a 254)

Introdução
          Pessoas imitam pessoas de forma consciente ou inconsciente, isso é um fato. Sermos influenciados por alguém é inevitável, mas será que sabemos escolher bem a quem imitar e sob qual influência nos colocar?

     1.    Deus Como Guia
         Temos falado sobre Deus ser nosso guia por meio das Escrituras, da sabedoria e de conselhos dos amigos. Além disso, Deus nos guia também por meio de observarmos e aprendermos vendo o que os outros fazem como nossos modelos espirituais de santidade a serem imitados.

1.    O que fazem os modelos
Primeiro: os modelos ampliam nossa visão. Ideais abstratos só são transformados em realidade quando vemos alguém praticá-los. Aprendemos a amar e andar em santidade quando vemos outros fazendo isso. Aprendemos o que é humildade quando observamos como Cristo se humilhou para ser nosso Salvador.

Segundo: os modelos nos fazem ver aquilo que poderia e deveria ser a nossa vida. Eles nos fazem ver possibilidades que nunca tínhamos ou teríamos considerado para nós. Andar ao lado de um modelo nos leva à imitação como meio de aprendizado.

Terceiro: Encontrar um modelo também pode nos ajudar em termos de nossa vocação. Modelos cristãos não existem para serem cultuados como heróis da fé, mas nos são dados como indicadores do caminho ajudando-nos a ver mais claramente a grandeza e a bondade de Deus. Boa parte do que aprendemos no caminho da fé é fixado em nossas mentes e corações pelo poderoso exemplo de modelos com os quais convivemos.

2.    Imitação de Cristo
Cristo é o nosso principal modelo.
®   Devemos andar assim como Ele andou - 1 João 2.6.
®   Nós amamos (uns aos outros) porque ele nos amou primeiro - 1 João 4.19.
®   Devemos amar assim como Ele nos amou - João 15.12.
®   Devemos fazer como ele fez - João 13.14-17.
®   Devemos andar em amor, como Cristo nos amou - Efésios 5.1,2.
®   Cristo deixou exemplo para seguirmos os seus passos - 1 Pedro 2.21
®   A lista de Hebreus 11 é uma lista de modelos de fé para nós - eles são uma nuvem de testemunhas do que é viver pela fé.
®   Devemos fixar nossos olhos em Cristo, pois é o autor e consumador da fé - Hb 12.1,2.
®   Ele disse que o discípulo deve amoldar-se ao seu mestre - Mt 11.29.

3.    Imitação de Líderes
Paulo nos exorta a imitarmos a Cristo, mas também a ele, como um imitador de Cristo (Fp 2.5-11; 3.17; 1 Co 11.1). 
Os pastores não devem ser dominadores, mas modelos do rebanho (1 Pedro 5.3). Timóteo deve ser modelo de consagração para a Igreja, mesmo sendo jovem (1 Tm 4.12). 
Paulo diz aos tessalonicenses que sua equipe ministerial procurou ser dignos da imitação dos novos convertidos (1 Ts 1.6; 2.14; 2 Ts 3.7-9). 
O que aprendemos com bons líderes devemos passar à próxima geração de líderes (2 Tm 2.2).
João alerta a Gaio para não seguir o exemplo de Diótrefes, mas o de Demétrio (3 João 11).

4.    Conclusões
a)    A direção de Deus para nossas vidas não se esgota na ajuda para tomar decisões, mas vai além, provendo para a formação de nosso caráter a partir de decisões e exemplos que seguimos.

b)    A imitação é algo natural na humanidade, e Deus em sua graça, concede-nos modelos de santidade e serviço para aprendermos uns com os outros a andar com Ele. Cristo é nosso principal e perfeito modelo, e padrão para todos os outros modelos menores concedidos por Deus.

c)    Assim como devemos procurar imitar bons modelos, também devemos sinceramente e intencionalmente ser bons modelos de fé e serviço cristãos para os demais irmãos e irmãs na fé. Conhecer profundamente as Escrituras, ler biografias cristãs relevantes e honestas e servir e cooperar com irmãos dedicados, redundará em crescimento espiritual e formação de um caráter cristão amadurecido.

Motivos de oração
1.    Ore por reconhecer e aprender com bons modelos cristãos para a sua própria vida espiritual.

2.    Ore para deus fazer de você um bom modelo espiritual para os outros.

3.    Ore para a sua igreja seja um celeiro de boa formação espiritual e discipulado cristãos.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.