Pular para o conteúdo principal

03 = O Pastor e Suas Ovelhas - parte 2



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Estudos de Quarta-Feira – 1º Semestre/2019

O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA - James I. Packer - Ed. Vida Nova

Rev. Hélio O. Silva - 20/02/2019



ESTUDO 03 = O Pastor e Suas Ovelhas - parte 2 (p. 29 a 36)

 

Introdução:

        Precisamos ser guiados quando estamos perdidos; quando não sabemos por onde ir.

Precisamos ser guiados quando temos medo de prosseguir.

Precisamos ser guiados para aprender o caminho e chegar com segurança.



Estrutura teológica

a)   Pressupostos teológicos

1º) O salmo deve ser visto numa estrutura explicitamente trinitária.

O pai se preocupa com sua família e dela cuida; o Filho se identifica como o Bom pastor (Jo 10) e o Espírito Santo gera fé, alegria, refrigério e louvor nos corações dos cristãos.

2º) O salmo deve ser visto em um contexto explicitamente ligado à aliança.

        Deus é para todo sempre nosso pastor e nós suas ovelhas.

3º) O salmo deve ser visto em uma estrutura explicitamente soteriológica.

        O Deus que guia e guarda pelo caminho, conduz o seu rebanho para a habitação eterna em sua casa.

4º) O salmo dever visto em termos das realidades humanas do pastoreio.

        Por meio de imagens e figuras, explica e explicita como Deus cuida de pessoas como nós. Deus não é visto como um amador que faz experimentos com suas ovelhas, mas como um profissional que sabe o que está fazendo com o seu rebanho.



b)   Análise do Salmo 23

v.1 = Qual o relacionamento dentro do qual Deus nos guia?

1º) Nós estamos, de fato, sob os cuidados do pastor divino - Ele é o meu pastor. O bom pastor precisa ficar ocupado com as ovelhas o dia todo todos os dias.

2º) O cuidado do bom pastor por nós é completo e nunca cessará - nada me faltará.



v. 2-4 = deitar em pastos verdejantes. Ovelhas só deitam para descansar quando se sentem seguras. A própria presença do pastor entre elas, atraindo-lhes a atenção, como forma de aliviar as tensões que estavam sentindo é um fator decisivo para leva-las a se deitarem para dormir (Sl 4.8).



v.3 = renova a minha alma fala da esperança renovada que toma o lugar do desespero.



v.4 = pelo vale da sombra da morte. Duas certezas:

1ª) os seguidores de Cristo não estão livres do perigo da perda. Às vezes a perda se dará exatamente por sermos seguidores de Cristo, por estarmos fazendo o que ele ordenou.

2ª) os seguidores de Cristo experimentam a libertação do mal. Uma sensação de segurança, proteção e prazer produzida pela consciência de ser protegido por Jesus, o Bom Pastor.



v. 5 = vitória e honra. O banquete preparado na presença dos inimigos é um lembrete das lutas pelas quais passamos enfrentando o mundo, a carne e o diabo em seu caráter maligno. A alegria é compartilhada com os outros e com aquele ao lado de quem fomos colocados no final.



v.6 = Hospitalidade e bondade são promessas na experiência do cuidado divino cotidiano e nas promessas referentes ao futuro eterno. Elas nos seguirão “certamente” “todos os dias” de nossas vidas.



Guiados pelo Pastor

1) A doutrina da direção divina chama a atenção para o cuidado guardador de Deus para conosco. Guiar é o verbo que carrega aqui a promessa de nosso Deus trará discernimento da decisão e direção de que precisamos, a fim de nos mantermos ao seu lado ao longo do caminho da vida.

2) A ética da direção divina aparece nos parâmetros que qualificam a promessa. Ele guia “pelas veredas da justiça”, e por nenhum outro lugar. Deus nunca viola os princípios da retidão e da integridade, nem nos conduz a ações e decisões irresponsáveis.

3) A espiritualidade da direção divina não é apenas incidental, mas é pessoal pois ele nos guia “por amor do seu nome”



Conclusão

A direção divina não tem compromisso com adivinhação porque acontece dentro do conceito da aliança de que ele cuida e guarda.

A direção divina não se presta ao sentimentalismo como se fosse um forte apelo a sentimentos e a palpites a respeito do que precisa ser feito.

A direção divina não se baseia na manipulação pelo medo, pois se uma ovelha se desvia do caminho, ele a traz de volta usando sua vara e seu cajado.

Essa é a boa nova do evangelho quanto ao cuidado de Deus por nós. Ele cuida, não explora maliciosamente nossas almas.

         

Motivos de oração:



1.    Oremos para que as pessoas creiam no a Palavra diz sobre o cuidado e a direção de Deus e não no que sentem sobre isso.

2.    Oremos para que estejamos seguros nas mãos de Deus no uso de seu cajado que pastoreia e de sua vara que disciplina.

3.    Oremos agradecendo a Deus por sua direção.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.