Pular para o conteúdo principal

Oração Para Vencer a Luta (PARTE 2) - Efésios 6.18-20



Oração Para Vencer a Luta (parte 2) - Efésios 6.18-20

Deus quer que sejamos perseverantes no uso dos instrumentos que Ele já nos deu para vencer a batalha espiritual, mas nós queremos usar uma vez e pronto. Depois achamos que não dá certo mais. Com a oração não é diferente. Sem perseverança não conseguiremos edificar uma vida espiritual forte e vencedora. 

No verso 18, Paulo nos ensina que a oração deve permear a nossa luta, porque querer lutar sem orar é ser como um cego no meio do tiroteio. A oração deve ser constante, porque se pararmos de orar, paramos de lutar e o diabo levará vantagem sobre nós. A oração deve ser no Espírito, porque só é vencedor aquele que luta em obediência à palavra do Espírito e segundo as normas do Espírito. 

Mas Paulo continua:

A oração deve ser vigilante. Vigiar é estar de plantão durante a noite, como uma sentinela, a fim de não permitir um ataque surpresa do inimigo. Devemos vigiar: 1) Porque o diabo está sempre à espreita como um leão que ruge (I Pe 5). 2) Por causa dos falsos mestres que são como lobos disfarçados de ovelhas. 3) Por causa dos demônios que se apresentam como anjos de luz para enganar até mesmo as igrejas com suas mentiras. 4) Por causa de nossa tendência a dormir, enquanto deveríamos estar orando.


          A vigilância não pode ser momentânea, mas por causa da guerra, tem de ser constante e cheia de prontidão. A oração é um projeto que não pode ser abandonado no meio do caminho. A fraqueza de nossas vidas de oração está na nossa inconstância.
A súplica enfatiza a insistência com Deus. Como Jacó, que não deixou o anjo do Senhor partir sem abençoá-lo (Gn 32). Como Ana que derramou a sua alma aflita diante de Deus durante várias horas pedindo-lhe um filho (1 Sm 2).

Suplicar é expor perante Deus uma necessidade, não um desejo egoísta. Devemos suplicar em nossas orações porque vivemos numa época de desespero. Fome, miséria e corrupção como nunca na história desse país. Grande parte da Igreja apostatou da fé bíblica para abraçar a fé financeira e materialista da teologia da prosperidade; vendendo bênçãos e promessas de descanso nessa terra antes da volta de Cristo. A experiência de vida cristã está abaixo do normal: Juventude rebelde e mudana; pregação de uma fé que não lê a Bíblia nem ora mais; desonestidade entre os crentes (calotes, negociatas, exploração da boa vontade alheia). Temos desenvolvido um cristianismo de conveniência e conforto, em vez de caráter e dedicação. Deixamos de confiar em Deus para confiar nos nossos próprios recursos: Aparelhagem de som, veículos, dinheiro, número de membros, posição na sociedade. Amando as coisas do mundo antes que a Deus que é suficiente para nós.

A oração deve ser intercessora, em vez de concentrar a atenção em torno de nós, vamos colocar a nossa atenção em torno dos outros (Fp 2.3). A nossa intercessão é importante porque a Igreja é corpo. Quando o diabo ataca um, está atacando todos, o corpo inteiro. A nossa intercessão só será válida se compartilhar da vida comunitária da Igreja. Como interceder se não conhecemos os nossos companheiros de luta ao nosso lado? A intercessão tem como objetivo abrir porta ao Evangelho e produzir intrepidez no falar de Cristo às pessoas (v.19,20). A oração destrava a língua, pois revela o Deus maravilhoso que intervêm no caminho dos seus para livrá-los e guia-los pelos caminhos escorregadios da vida presente.

Por isso, 1º) Para você vencer, precisa de mais garra, que é perseverança. Reconheça sua indolência, sua negligência, sua falta de voluntariedade e tome a decisão de fazer diferente! É na nossa perseverança que ganharemos as nossas almas!

2º) Para você vencer, precisa fazer parte dos que intercedem e recebem intercessão. Quem ora pelos outros precisa de oração, pois Satanás tentará fazê-los calar e parar a qualquer custo. Por quem você ora, e quem ora por você?

3º) Colossenses 4.2 nos diz que a nossa vigilância deve ser cheia de Gratidão. Gratidão por ter sido colocado no posto; por ter a oportunidade de ser aquele que vai dar o sinal e ouvir de Deus a frase: “_ Muito bem, servo bom e fiel, entra no descanso do teu Senhor!” 
                                                  
                                                                Com amor, Pr. Hélio.

    










Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.