Pular para o conteúdo principal

Rev. James Robertson Woodson - Ensaio Biográfico 1



Rev. James Robertson Woodson[1]



Nasceu em 13/02/1895 em Auxvasse, Callaway, Missouri, nos EUA. Seu pai se chamava Willian Frank Woodson (1860-1945) e sua mãe Lucy Frances Woodson.[2]

Seus irmãos eram: Ellen Frances Woodson, Karl Oscar Woodson, Lloyd Hamilton Woodson, William Reed Woodson e Anna V. Woodson.

Em 1917/1918 alistou-se para ser combatente na I Guerra Mundial.

Casou-se com Jessie Gordon em 24/10/1922 em Louisville, Jefferson, Kentacky. Ela nasceu em 29/08/1903 em Louisville, Jefferson, estado do Kentucky, e faleceu em 28/03/2003.

Seus filhos: Anne Woodson (19--), Jane G. Woodson – 04/06/1925 (Jane Woodson Leonard), Thomas G. Woodson (19--) e James Robertson Woodson (1923).

No início de seu curso no seminário -------, ofereceu-se para ser missionário no Congo-África; não sendo enviado por falta de recursos financeiros da Missão. Ao formar-se iniciou seu ministério na igreja de Boechel, subúrbio de Louisville. Nessa época recebeu a inesperada visita do Rev. James Porter Smith, filho do Rev. John Rockwell Smith, ambos missionários no Brasil. Ele convenceu o casal Woodson a vir para o Brasil.[3]

Ele e sua esposa foram admitidos como obreiros da MOB em 1924. Moraram um ano e pouco em São sebastião do Paraíso a fim de aprenderem o português.

Em 1925, pela sua grande extensão e franca expansão, o campo da missão em Patrocínio, reclamava ajuda de mais obreiros. A Missão Oeste resolveu enviar o Rev. James Robertson Woodson e sua família; a esposa, D Jessie, excelente cantora sacra, e os dois filhos pequenos: Jamy e Ann (nina). Ele assumiu a parte leste e sudeste do campo, enquanto o Rev. Alva Hardie ficou com a parte oeste e nordeste.

Quando ele chegou no campo em 25/10/1925, existiam somente duas pequenas escolas dominicais em toda a região. As cidades não as têm porque não existem lideres treinados para dirigi-las. “A missão resolveu estabelecer uma escola de treinamento para leigos em Patrocínio para treinar tais lideres.”[4] Patrocínio tinha cerca de 5 mil habitantes nessa época.

A presença do Rev. Woodson foi de fundamental importância para o início do trabalho educacional protestante em Patrocínio. O tamanho do campo missionário e as dificuldades de transporte, principalmente na época das chuvas, aliados à abertura de novas igrejas nas comunidades e das escolas dominicais, tornava necessária a preparação de pessoal treinado para dar atendimento às comunidades, principalmente as rurais.

Diante dessa realidade e seguindo a diretriz da MOB de evangelização direta, Woodson solicitou em 1925, autorização para criar uma escola de preparação de Obreiros Leigos, visando prepara-los para auxiliar na evangelização do campo missionário e para dar assistência às comunidades já existentes.[5] Era a primeira semente do IBEL, que foi chamado inicialmente de Patrocínio College, e que começou em sua própria casa.  Ele formulou pessoalmente o currículo (exceto o português) e ministrou as aulas de Teologia, Homilética, História da Igreja, educação cristã e outras. Formaram-se dois obreiros, sendo um deles o Ev. Divino de Oliveira, bem mais tarde seria ordenado ao sagrado ministério. Esse obreiro leigo, foi o primeiro enviado para Goiás em 1938.

Além disso, Woodson era responsável pelos pontos de pregação abertos na região: Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Ibiá, Araxá e vários outros na zona rural.[6]

Assumiu o campo de Barretos-Jaboticabal em 1931, substituindo o Rev. Willianson, que fora transferido para outro campo; permanecendo ali até 1934.[7]

Em 1928 foi transferido para o campo de Araguari, reaberto em 1926 e transferido do Presbitério de Minas para a Missão Oeste.

Em 1936, mudou-se para Ribeirão Preto-SP.

Esteve em Buenos Aires, na Argentina em 1938.

O trabalho missionário norte-americano ao longo da BR 153 é chamado por alguns de o canto do cisne das missões norte-americanas no Brasil.[8] Essa última grande arrancada missionária foi capitaneada em grande parte pelo Rev. James R. Woodson. Ele criou a Escola de obreiros leigos em Patrocínio em 1924 que iria se tornar o IBEL a partir de 1934. Foi dele a ideia de empregar obreiros leigos no trabalho da evangelização em Goiás. O Rev. Júlio diz que aos Pastores Hurst, Woodson e Willianson “O Brasil deve lhes a consagração de suas vidas”.[9]

O Ev. Waldemar Rose foi enviado para a região de Uruana na década de 1940 por ele. Fez inúmeras visitas aos campos do interior de Goiás, partindo de Goiânia acompanhando os evangelistas que trouxera consigo a fim de trabalharem com ele.

Residiu com sua família em Uruana em 1955. Voltou a pastorear a Primeira Igreja de Goiânia em 1956, até março de 1957.

Foi pastor da igreja de Uberlândia-MG em 1957, ano em que o campo foi entregue para a IPB definitivamente.

O casal adotou como filha de criação D. Sebastiana..., que hoje mora em Patrocínio, na mesma Rua do IBEL, uma quadra adiante. Ela testemunhou a forma carinhosa como o casal conduzia seu ministério e relacionamentos. Ela disse que D. Jessie ganhou muitas almas para Cristo ensinando crochê para mulheres em sua casa, sendo ela mesma uma delas.

Woodson era conhecido por seu zelo piedoso, estudiosos e culto, dotado de simplicidade, pregação ungida, que às vezes o levava às lágrimas; muito admirado afetuosamente pelos crentes e alunos que pastoreava e ensinava. Era tolerante e paciente, mesmo diante de sofrimentos e humilhações morais. Conta-se em Goiânia, que uma vez jogaram gasolina sobre o seu V-8 estacionado em frente à Primeira Igreja de Goiânia, e atearam fogo. Embora o fogo tenha danificado apenas a pintura, ele nem se importou com o incidente.

Segundo o Rev. Wilson de Castro Ferreira, essa arrancada do trabalho em Goiás exigiu dele e de sua esposa Jessie zelo, vigor e fé. Eles abriram os campos de Uruana e a partir dali avançaram pelos trilhos mal batidos das florestas densas da Mata Azul para frente onde encontramos Rubiataba, Betel, Xixá e outros sem número de pontos de pregação lançando os alicerces do que se tornaria o Presbitério de Ceres e seus desdobramentos. Avançavam no lombo dos cavalos, a pé, atravessando correntes e atoleiros, picados por insetos como os intoleráveis pernilongos e carrapatos passando noites sem dormir em camas impossíveis a fim de plantarem o que hoje são prósperas igrejas.

Sobre Goiânia, o Rev. Wilson descreve: "Apesar de muitas viagens que empreendia, atendendo ao seu vasto campo, Goiânia também cresceu, construiu seu templo, pagou-o e lançou os alicerces para a grande obra presbiteriana ali existente, firme e consolidada. Rev. Jaime sentiu que foi providencialmente guiado por Deus na sua decisão de ir para Goiânia, aceitar o desafio dos novos campos que se abriam em Goiás. Por isso mesmo diz ele referindo-se a Goiânia: 'Moramos em Goiânia seis anos e foram estes os melhores anos gastos no trabalho no Brasil'".[10] O Rev. Woodson foi pastor da Primeira Igreja de 1940 a 1946, tempo em que Goiânia já tinha cerca de 25 mil habitantes. Nessa época, Woodson abriu 12 pontos de pregação, tendo Goiânia como centro de atividades. Havia pontos de pregação há mais de 250 Km da sede![11]

Consta o seguinte na ata de organização da Primeira Igreja de Goiânia: “Em 1940 no mez de fevereiro, no dia 4, o Rev. Jaime Woodson, fez uma visita à Goiânia, preliminarmente, como que preparando-se para melhor escolher seu centro de trabalho. Então, pregou ele no salão da congregação já em funcionamento. Deste modo escolheu ele Goiânia, como sede do campo de seu trabalho, transferindo-se com sua família, para esta Cidade, no 22[12] de fevereiro de 1940. O Rev. Jaime woodson, foi para Goiânia, o que Paulo foi para Macedonia, ensentivou sabiamente os trabalhos da congregacão, tanto no edifício da cosntrução do Templo, quanto na edificação da Igreja, o corpo de Cristo.”[13]

Quando o trabalho missionário começou a arrefecer após os anos 1960, Woodson ainda fez parte da Comissão de diálogo das missões norte-americanas com a IPB. Escreveu uma breve História da Missão Oeste do Brasil na década de 1960, mencionada pelo Rev. Wilson de Castro Ferreira, a qual leu perante a Reunião anual da MOB em 1960.[14]

Retornou com a família para os EUA e faleceu em 21/07/1979 em Black Mountain, Buncombe, Na Carolina do Norte, EUA, tendo sido sepultado no dia seguinte.

































[2] No seu visto de permanência no Brasil datado de janeiro de 1940, consta o nome de sua mãe como Fannie Hamilton Woodson.
[3] FERREIRA, Wilson de Castro. Pequena História da Missão Oeste do Brasil, CEIBEL, p.48.
[4] BEAR, James E. Mission To Brazil, p.168.
[5] A EVANGELIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR: EMBATES ENTRE PRESBITERIANOS E CATÓLICOS EM PATROCÍNIO, MINAS GERAIS (1924-1933). Cadernos de História da Educação - nº. 2 - jan./dez. 2003, p. 39.
[6] FERREIRA, Wilson de Castro. Pequena História da Missão Oeste do Brasil, CEIBEL, p.49.
[7] BEAR, James E. Mission To Brazil, p.165.
[8] FERREIRA, Júlio A. História da IPB vol. 2, CEP, p.?
[9] Ibid, p.371.
[10] FERREIRA, Wilson de Castro. Pequena História da Missão Oeste do Brasil, CEIBEL, 1996, p. 50.
[11] James Bear fala de pontos de pregação a 160 milhas de distância da capital. BEAR, James E. Mission to Brazil, p. 187.
[12] Pode ser “28”.
[13] Ata de Organização da Igreja Cristã Presbiteriana de Goiânia, 16/05/1948, folha 8. Livro 1, ata 01 (sic).
[14] FERREIRA, Wilson de Castro. Pequena História da Missão Oeste do Brasil, CEIBEL, 1996, p. 92.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.