Pular para o conteúdo principal

Atos 6 = Diáconos


®    Atos 6: Diáconos.

A diaconia e o diaconato surgiram em função da necessidade da igreja organizar-se melhor a fim de servir melhor.

A igreja precisa encontrar um princípio de razoabilidade que não permita menos dedicação à pregação da Palavra, ao mesmo tempo em que não permita discriminação no serviço a ser prestado ao povo de Deus. Tanto a Palavra quanto as necessidades precisam receber o devido suprimento.

A solução é fortalecer e diversificar a liderança. Mas os diáconos não serão apenas porteiros e “garçons”, também estarão envolvidos com a pregação da Palavra. Estevão é o exemplo bíblico do ministério diaconal. Lucas não foi desatento ao mostrar que o ministério de Estevão era profundamente evangelístico, pelo contrário, tudo o que a igreja faz desemboca no testemunho de Jesus Cristo!

Analisando a história da igreja nas Institutas, Calvino aponta para o fato de que os diáconos administram o cuidado devido aos pobres. Para isso recebiam as ofertas diárias dos fiéis e os proventos anuais da igreja, destinando-as ao seu verdadeiro fim, isto é, uma parte para o sustento dos ministros e outra para os pobres, prestando contas anuais do que foi entregue à sua administração (Inst.IV.V,5). Nesse ministério ainda cabia aos diáconos administrar as rendas, as propriedades, os utensílios e as esmolas diárias. Eles faziam a leitura do evangelho, a exortação do povo por ocasião das orações e a distribuição dos elementos da ceia nos cultos (Inst. IV.V,5).

O diaconato da igreja de Genebra administrava duas instituições criadas para o cuidado dos pobres da cidade. (1) O Hospital Geral. Os diáconos se reuniam bem cedo aos domingos, para analisar o funcionamento do Hospital e deliberar sobre a assistência a famílias carentes específicas. A administração diária do Hospital estava confiada ao hospitaleiro, que residia no próprio local e supervisionava o programa de assistência aos muitos necessitados que ali residiam, tais como órfãos, menores abandonados, deficientes físicos e anciãos. O hospitaleiro organizava equipes de cozinheiros que faziam pão e vinho para os internos. Seus outros auxiliares eram um professor para as crianças, um barbeiro-cirurgião e um farmacêutico que prestavam assistência médica e serventes encarregados de tarefas mais simples. (2) o Fundo para os Estrangeiros Franceses Pobres (Fundo Francês). Criado em 1545, para angariar fundos junto aos refugiados ricos e utilizá-lo para dar assistência aos refugiados carentes.

            Nas Ordenanças Eclesiásticas, Calvino preocupa-se em que os diáconos sejam munidos de recursos suficientes para a execução de seu ofício junto aos necessitados e que se houver falta, sejam feitos os ajustes necessários conforme a necessidade. Calvino tem o ofício diaconal em alta conta, pois grande parte do pensamento social de Calvino tem origem nas suas considerações sobre o diaconato praticado em Genebra.


            O ministério diaconal não aparece como outros ministérios aparecem na liturgia da igreja, mas a sua importância é um dos esteios do amor cristão de uns para com os outros na igreja.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.