O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Uma Comunhão Eficiente - Devocionais em Filemom


Introdução
        
Você tem nesse livreto uma pequena obra devocional para suas orações quanto à comunhão cristã. É fruto de uma pequena série de exposições bíblicas em Filemon apresentadas em várias igrejas, em diversas ocasiões, visando incentivar o amadurecimento da comunhão em amizade entre os irmãos membros da mesma igreja.
         
     A linguagem é a mais simples e devocional possível, sem deixar de observar o estilo literário e a intenção original de Paulo ao escrever a carta. Aprendemos que uma hermenêutica saudável, associada a um bom tratamento homilético, redundam em edificação para o corpo de Cristo. Exposição bíblica sem edificação é restolho, assim como oratória sem conteúdo.

A Epístola a Filemon nos encanta. Essa pequena epístola paulina tem a capacidade de despertar em nós nossas melhores intenções, orações e sonhos quanto à comunhão cristã e à unidade da igreja de Cristo. Ela reflete a leveza amável de Paulo ao tratar de um problema real de relacionamento dentro de uma igreja local, intensificado por uma questão social gravíssima, que é a escravidão. Os fatores que afligem a comunhão cristã dentro das igrejas locais são mais intensos que a nossa ingenuidade romântica quanto à fé está disposta a admitir. Por outro lado, os fatores que libertam a comunhão cristã dentro das igrejas locais para serem tão eficientes quanto o Senhor deseja são mais ricos e acessíveis que nossas pomposas fortalezas intelectuais ou emocionais estão dispostas a reconhecer!

O que Paulo nos ensina aqui é que é possível vencer todos os obstáculos sociais, intelectuais, espirituais, emocionais e sentimentais que laboram contra o enriquecimento da comunhão cristã. As ferramentas apresentadas por Paulo são simples e são sempre as mesmas: Amor, perdão e bondade, os grandes fundamentos da reconciliação, praticados de forma voluntária.

Espero que essa breve leitura possa despertar você e fazer de você um acordado sonhador, que enxerga a realidade complexa, mas que, tomado de encantamento pela expectativa da obra reconciliadora de Cristo, percebe-o tomando conta de sua igreja, curando relacionamentos feridos, sarando feridas abertas, pacificando corações aflitos, levando sua igreja por veredas tranquilas e águas límpidas. E fazendo isso por meio de você, como um auxiliar atento, participativo e eficiente.


Que Deus nos use para abençoar a sua igreja!

(Introdução do livreto - Uma Comunhão Eficiente, para ser lançado em breve)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...