O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quinta-feira, 30 de junho de 2016

A Arte de Envelhecer Feliz! (Filpenses 4.11)


A Arte de Envelhecer Feliz (Filipenses 4.11)
Helio O. Silva.

Uma velhice feliz! Isso é possível? Podemos preservar uma calma alegria interior ou uma paz serena que o tempo nunca poderá consumir? São perguntas justas.

Às vezes somos tentados a olhar para certas verdades reais e testemunhadas pelas Escrituras como motivos e motivações para desenvolvermos uma postura negativista quanto ao envelhecimento. Eclesiastes 12.1-8 e o Salmo 90.10 parecem empurrar-nos para uma conformação ao cansaço e à inutilidade na velhice.

Todavia, É nas Escrituras que encontramos relatos surpreendentes de que a velhice pode ser frutífera, como profetizou Joel 2.28 (os velhos sonharão) e o Salmo 92.14 – “na velhice darão ainda frutos e serão cheios de seiva e verdor”.

Abraão e Sara – Qual a idade deles quando a promessa se cumpriu para eles? Moisés e Arão – quando lideraram o êxodo? Josué e Calebe – quando herdaram a terra? Zacarias e Isabel – quando foram pais? Simeão e Ana – quando conheceram pessoalmente a Cristo? Paulo e Pedro – como terminaram seus ministérios? João – em que circunstâncias recebeu as revelações do Apocalipse?

Como é possível aprendermos a viver contentes em toda e qualquer situação, inclusive na velhice?

Primeiro: Não buscar nossa alegria nas coisas desse mundo, mas em Deus – Filipenses 4.11. 2. Onde temos buscado o nosso refugio comumente? Dinheiro e bens materiais; saúde; família e status social. No entanto, Cristo disse que a paz que ele dá, o mundo não dá (Jo 14.27).

Segundo: Manter uma atitude positiva sobre tudo.
Ashton Oxenden dá os seguintes conselhos aos idosos sobre esse assunto em seu livro, O Segredo de Envelhecer Feliz
(1) Empenhar-se por ser mais paciente e gentil. 
(2) Tentar ser mais alegre e atencioso com os outros. 
(3) Manter-se firme na palavra e na oração. 
(4) Desapegar-se de coisas que você não levará consigo para a eternidade. 
(5) Ter uma conversação celestial – Pensar nas coisas do céu e falar sobre elas como quem as conhece (1 João 2.13,14 – “pais eu vos escrevo [escrevi] porque conheceis aquele que existe desde o princípio”). João evoca a maturidade espiritual dos pais. Eles têm experiência e falam do que conhecem pessoalmente. 
(6) Tente dar bom exemplo aos outros.

Terceiro: Testemunhar as obras de Deus com gratidão.
Moisés testemunha no Salmo 90 – “Senhor, tu tens sido nosso auxílio de geração a geração...” Como seria ler o Salmo 23 na perspectiva de um idoso? Como foi lê-lo na perspectiva de um jovem?
O Rev. Antônio Elias defendeu certa vez, que achava que Davi o compôs mais tarde, já idoso, não como um jovem intrépido, mas como um experiente senhor.
Paulo determina a Timóteo a exortar às mulheres mais idosas a serem bons exemplos para as mulheres cristãs mais jovens (1 Timóteo

Conclusão
A velhice tem seu lado belo, mas traz consigo os seus males. Não se pode negar que a velhice é bela, mas é bela como um ocaso.

Mas veja essa promessa de Deus para os idosos em Isaias 46.4:
Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei”.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...