O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Gaditas Cara de Leão! (1 Crônicas 12.8-15)


Gaditas Cara de Leão! (1 Crônicas 12.8-15)

Como será 2016? Eu não sei; mas sei que teremos de vencer obstáculos e ultrapassar barreiras sérias e difíceis na família, no trabalho e na igreja. A melhor maneira de enfrentá-los é fazermos juntos, e do lado certo!

Desde que Saul, movido por inveja (1 Sm 18.9 NVI) havia decidido perseguir a Davi, Israel caiu na confusão e no desgoverno. Esse grupo de gaditas resolveu deixar a liderança de Saul e passar para o exército de Davi e renovar as esperanças de uma vida melhor dentro da aliança com Deus. Eles eram fortes e destemidos; eram corajosos e perseverantes; eram habilidosos e bem equipados para as batalhas; Chama-nos a atenção o cronista descrevê-los como homens com cara de leão.

Por que razões passaram a Davi?

1. Eles vieram porque entenderam ser essa a vontade de Deus(v.18). Quem é de Deus busca andar com Deus! A vontade de Deus muitas vezes nos assusta, e não poucas vezes coloca em desespero nossos pecados mais íntimos. Por que? Porque ela é soberana e governa; ela é decretiva e não volta atrás e ela é santa e não tem compromisso nenhum com o pecado. A única forma de agradarmos a Deus é adorá-lo e servi-lo na beleza da sua santidade (Sl 27.4; 29.2; 96.9).

Então temos que tomar posição; e isso significará renúncias e sacrifícios necessários. Mas o resultado sempre será melhor do que ficarmos onde estamos e como estamos. Os gaditas resolveram que aquele era o momento da mudança e partiram para o lado de Davi!

2. Eles vieram para manter e viver em unidade. A unidade de Israel não era apenas uma questão política e de sobrevivência; era a própria vontade de Deus. A distribuição das tribos com a tribo de Levi espalhada entre eles era uma forma de manter e nutrir a unidade. Não valia a pena gastar dons e habilidades a serviço do governo irresponsável e desagregador de Saul; por outro lado, Deus abençoava a Davi.Quem quer o melhor para o país sabe que não pode confiar na liderança que só pensa em si mesma e na manutenção caprichosa de suas vontades e cobiças!

3. Eles vieram para somar e ajudar. Os livros das Crônicas falam da centralidade da aliança na vida cristã. Todas as narrativas são organizadas em torno do tema da fidelidade ou infidelidade à aliança. Ajudamos e somamos com aqueles que, como nós, foram atraídos para dentro da aliança por meio do evangelho. Não tem sentido mudar de lado e não contribuir com nada, assim como não tem sentido deixar como esta para ver como é que fica!

Se quisermos apenas receber e presenciar os acontecimentos para aplaudir ou para criticar não entendemos o espírito da coisa. Mas, se pelo contrário, formos engajados e trabalhadores operantes, veremos a ajuda de Deus acima e através da nossa ajuda. Somos cooperadores co-responsáveis pela vida da igreja e do país. É preciso tomar decisão; deixar para trás o que nos atrasa e atrapalha a caminhar com Deus e assim atravessar o Jordão, ainda que seja na cheia! Em 2016, sejamos gaditas, mostremos nossa cara de leão!

Com amor, Pr. Helio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...