Pular para o conteúdo principal

Memórias de 2010


Rev. Helio O. Silva
29/09/2015                             Memórias de 2010

As reuniões da Congregação retornaram em 02/02/2010, com os estudos bíblicos em 1 Tessalonicenses, na casa dos irmãos João Donizetti e Andréia. Nos meses de Janeiro e Fevereiro o nosso irmão Joaquim Guilherme visitou muitos imóveis visando encontrar um salão apropriado para hospedar a congregação. 
No início de Fevereiro encontrou o imóvel da Av. J esquina com Rua 52, nº 150, na divisa do Jardim Goiás com a Vila S. João. Era um salão com capacidade para 90 pessoas e mais 4 salas muito pequenas. No dia 18/02/2010 (quinta-feira) fechamos o contrato de aluguel e às 17:45 hs o nosso irmão Abeluz, administrador da PIPG (Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia), retirou a placa de “aluga-se” do local. Desse dia em diante iniciamos as reformas e os preparativos para o funcionamento da Congregação nesse endereço. O irmão André Ribeiro fez o projeto de adequação.

Em Março os irmãos Marcelo e Mheliza passaram a frequentar o grupo e em Abril passamos a estudar o livro de 1 Coríntios. No dia 17/04 as reformas de adequação do salão de cultos ficaram prontas e foram colocadas as placas de sinalização da Congregação Presbiteriana Jardim Goiás na fachada.

Rev. Jôer
Na noite festiva do dia 28/04/2010 (quarta-feira) foi inaugurado o templo com a presença de 150 pessoas. O Rev. Jôer Correa Batista foi o pregador da noite expondo 1 Tessalonicenses 2.13-18. Tivemos ainda a participação do Coral Misto da PIPG. No domingo 02/05/2010 realizamos o primeiro culto regular na congregação com 48 pessoas presentes. Fiz uma exposição bíblica em Zacarias 4 sob o tema: “Não Desprezar Humildes Começos”. Lembro-me de ter chegado uns cinco minutos atrasado naquela noite e o irmão Carlão já me esperava na porta apressando-me animadamente para entrar!

Celebramos a primeira ceia no domingo 16/05 com 41 pessoas presentes. No domingo 23/05 pregou o irmão Joaquim Guilherme para mais de 50 pessoas. Semana após semana a freqüência crescia mais e mais. Então passamos a nos reunir no templo às quartas-feiras para o estudo bíblico e aos domingos à noite para o culto noturno. 

No dia 11/06 realizamos nosso primeiro encontro de casais na casa dos irmãos João e Leulair com 32 casais inscritos. Foi uma programação muito inspiradora e marcante.

Na reunião do conselho de 29/06/2010, por indicação anterior do Rev. Jôer, decidiu-se convidar ao Rev. Dyeenmes P. Carvalho, para compor a equipe pastoral da PIPG em 2011. De Junho a Setembro, nos cultos dominicais da congregação, fiz exposição bíblica nas cartas às sete igrejas do Apocalipse. Nas reuniões de estudo bíblico passamos a estudar os mandamentos de mutualidades no Novo Testamento.

No domingo 10/10/2010, o Rev. Dyeenmes (juntamente com a Eloá) pregou a primeira vez na congregação celebrando a ceia. O conselho já havia decido pela minha permanência na sede e sua vinda para ser o pastor da congregação a partir de janeiro de 2011. Nesse tempo, já havíamos solicitado ao Conselho da PIPG encaminhamento do pedido de organização da Congregação para o ano de 2011, todavia o conselho da PIPG, devido o clima de instabilidade na sede, em função da saída do Rev. Jôer, decidiu não apresentar a solicitação ao PGNA (Presbitério de Goiânia). Essa discussão foi retomada no final de 2011. São memórias da ação graciosa de Deus para conosco!

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.