O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Loterias e Jogos de Azar


Jogos de Azar e Loterias

 Vocês viram o valor da Mega-Sena da virada? Muitos cristãos têm dúvidas sobre a licitude de se jogar nas loterias, Sena e Mega-Sena. A promessa do ganho fácil de quantias astronômicas move um mercado sempre próspero. Entretanto, Jogos de azar e Loterias são lícitos diante de Deus? Provérbios tem um versículo onde é dito que os bens que facilmente se ganham facilmente se perdem (Pv 13.11). A instrução bíblica é a da valorização do trabalho frugal pela obediência ao mandato cultural (Cuidar da terra). Tem um livreto de Toni Evans: Loteria e Jogos de Azar que vale a pena ler. É da Editora Vida, 1997.

Segundo Evans, Deus não é contra a riqueza em si (Dt 8.18), mas como você adquire a riqueza é importante para Ele (1 Tm 6.17). Deus encoraja a tomada de posição de risco ou investimento (Mt 25.14-30) pois o servo negligente será castigado. A seguir, Evans apresenta 10 princípios sobre o assunto:

1. A questão da ambição ou cobiça. Qual a motivação para jogar?

2. A questão da confiança. Você aposta porque não confia na provisão divina? Mt 6.19-21.

3. A questão da produtividade. Você joga porque não quer trabalhar? Ef 4.28.

4. A questão da sabedoria. O risco do jogo é assumido de forma planejada e inteligente ou apenas por pura insensatez motivada por impulso ou cobiça?

5. A questão do vício. Você domina o jogo ou o jogo te domina? 1 Co 6.12.

6. A questão da exploração. Seu envolvimento com o jogo requer que alguém seja usado, manipulado e perca para você ganhar? Am 4.1,2; Is 3.14; Zc 7.8-10. Nas loterias muitos têm de perder para um ou alguns poderem ganhar uma parte do montante. A maior parte é retida pelos organizadores. A manipulação se dá no incentivo à cobiça pela promessa do ganho fácil mediante um investimento irrisório.

7. A questão da Sociedade. O jogo beneficiará a muitos. Ninguém vive para si mesmo (Rm 14.7).

8. A questão do efeito espiritual. Na Bíblia dinheiro também é um assunto espiritual e todos os cristãos são mordomos de Deus.

9. A questão do legítimo divertimento. Qual o divertimento se você não ganhar a aposta? Qual o divertimento no desperdício de dinheiro de forma fútil? Muitos que nunca ganharam nas loterias amargam seus prejuízos contabilizados ao longo dos anos e das esperanças de enriquecimento fácil e rápido frustradas nos jogos e por eles.

10. A questão da boa mordomia. O jogo é uma boa mordomia? Mordomia é a gerencia dos bens de outro. Tudo o que temos recebemos de Deus e administramos para a sua glória. Perder dinheiro na loteria é boa mordomia dos bens de Deus?

            Quando Deus criou o homem, o incumbiu de trabalhar e cuidar do seu jardim. Os cristãos sempre deveriam manter-se dentro da dinâmica do mandato cultural divino e não se envolverem com práticas que se sustentam mediante a exploração e manipulação do próximo, pois isso não é justo.
Com amor, Rev. Hélio.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...