Pular para o conteúdo principal

18 = 2 Pedro 3.18b - A Glória de Cristo


Christ-Pantocrator-capella-palatina-palermo-sicily-italy-circa-1140 - artista desconhecido.
-------------------------

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Grupo de Estudo do Centro – Fortalecendo a Fé dos Cristãos
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Rogério Bernardes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
18 = 2 Pedro 3.18 – A Glória de Cristo.                                                     (31/12/2012).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
Pedro termina a sua carta como a começou, chamando a atenção para Cristo e colocando-o no centro de tudo. A principal função e obrigação da igreja é proclamar o Senhor Jesus Cristo.
O Novo Testamento não é um manual de Psicologia; ele não começa conosco, limitando-se a ter-nos como objeto de suas considerações e nem termina falando de nós tentando nos deixar mais felizes e nos sentirmos bem à vontade. O evangelho, na verdade, é uma declaração vinda de Deus focalizando o que Deus fez. Nós somos os principais beneficiários do evangelho, entretanto, o seu foco não é a glorificação da humanidade, mas a glória de Deus.
O mundo inteiro está submerso em dúvidas e problemas, atolado em muito subjetivismo, egocentrismo e introspectivo tentando por tornou-se um problema para si próprio. O homem do nosso tempo passa a maior parte do tempo olhando para si mesmo, sendo exatamente essa a razão de ser tão miserável e infeliz. A resposta para os problemas do homem não está dentro dele mesmo, mas fora, está em Cristo. O perigo da introspecção sem a luz das escrituras é que ela nos leva a perder-nos ainda mais dentro de nós mesmos.
O Novo Testamento tem uma mensagem clara e objetiva para esse homem: Pare de olhar para si mesmo e olhe para Cristo! Quando olharmos para ele, nos tornaremos semelhantes a ele; quando meditarmos nele, ansiaremos mais por sua comunhão; quando procurarmos agradá-lo, cresceremos na fé e na nossa própria humanidade. Pedro é claro e objetivo em sua última afirmação: Cristo está no centro e deve ser glorificado por isso.
Por que devemos glorificar a Cristo?

I.         porque ele é Deus.

a)      Somente Deus é digno de ser honrado e glorificado pelo mundo inteiro.
Adoramos e glorificamos a Cristo exatamente porque ele é Deus. O mistério da encarnação não o diminui em nada. Jesus de Nazaré nasceu em simplicidade; viveu sua infância e juventude de forma comum. Aprendeu com José e praticou a arte da carpintaria; mas aos 30 anos de idade assumiu seu ministério divino-humano na terra, fazendo o bem por toda parte e realizando a obra de Deus no poder do Espírito Santo (Lc 4.14,15).

b)      Seu nascimento virginal.
Seu nascimento virginal declara explicitamente o caráter sobrenatural do evangelho de Cristo. Ele nasceu de uma virgem, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo (Lc 1.34,35). Cristãos genuínos jamais pedirão desculpas por crer nesse fato e anunciá-lo como verdade absoluta.

c)      As suas reivindicações quanto a si mesmo e seu ensino.
Ele afirmou aos judeus existir antes mesmo de Abraão (Jo 8.58). Chamou e conduziu seus apóstolos ciente da sua própria vocação e propósito sem qualquer hesitação. Realizou inúmeros milagres, incluindo a ressuscitação de mortos e declarou-se igual a Deus.
Os milagres são por definição algo que a ciência não pode entender e observar experimentalmente, pois são sobrenaturais, estão além e acima do natural. Um milagre não significa o rompimento de alguma lei natural, mas a superação dessas leis.
A ciência e empírica e avalia o que pode ser tocado, mensurado e verificado mediante experimentação. Um milagre não se encaixa nessas categorias. Tentar colocar a ciência em oposição aos milagres é uma indicação da incapacidade de entender tanto um como o outro.
A historicidade dos milagres bíblicos está intrinsecamente ligada à mensagem do evangelho, negar a sua veracidade é negar o poder do evangelho. É compreensível dizer que a Bíblia incorre em erro e rejeitá-la como verdade, entretanto é um disparate declarar que a racionalidade do homem moderno é a autoridade suprema para decidir o que é verdadeiro ou não. O resultado e o lançamento da verdade no campo do subjetivismo e da confusão. Os milagres de Cristo atestam a sua divindade.

d)      A ressurreição.
Sem a ressurreição de Cristo não haveria igreja. Foi a ressurreição de Cristo que deu aos discípulos a certeza de que Cristo é Deus. A ressurreição era uma promessa fundamental e realizou-se como previsto nas escrituras (Jo 20.1-10).

e)      O envio do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
A vinda do Espírito Santo era a “promessa do Pai” e Atos 2 contempla o registro de seu cumprimento.

II.   por causa do que ele realizou.

®    Ele se humilhou.
Filipenses 2.5-11 descreve tanto a sua humilhação quanto a sua glorificação pelo Pai. Ele nasceu como um bebê; aos doze anos é encontrado entre os escribas e sacerdotes; depois há 18 anos de silêncio quanto às suas ações. Viveu como servo; humilhou-se no Getsêmani e experimentou a morte pela crucificação. Paulo afirma que por causa disso Deus o exaltou sobremaneira acima de todo nome.

III.   por causa de sua presente posição.

®    Exaltado à direita de Deus.
Após a sua ressurreição ele subiu ao céu e se assentou à direita de Deus. Agora exerce a sua total autoridade e poder.
Essa realidade é fonte de consolo para os cristãos que sofrem, pois aquele que padeceu sob o poder de Pilatos agora reina para sempre, pois é o “rei dos reis”. Toda a autoridade lhe foi dada e todo poder está em suas mãos, para exercer o juízo e a justiça sobre todos os que se rebelaram contra a santa vontade de Deus, o Pai e para salvar todos os arrependidos de seus próprios pecados.

IV. pelo que ele vai realizar.

®    Estabelecerá o seu reino e reinará para sempre.
O mundo sem a orientação de Deus não consegue reger a si mesmo com sabedoria. Emergimos de duas guerras mundiais. Pecado, contradição e vergonha são uma constante na experiência da humanidade. O mundo está contra Cristo, todavia os cristãos lhe servem com alegria porque reconhecem a sua divindade e poder.

V. pelo que ele fez por mim.
           
a)      Salvo da perdição.
Antes de conhecer a Cristo cada cristão vivia como filho da ira, infringindo as leis de Deus e sendo desprezível em seu procedimento perante a santidade de Deus.
Mas Cristo veio e alterou toda essa situação dando-nos o perdão de Deus e reconciliou-nos com ele por meio de sua morte sacrificial substitutiva na cruz. Por ele fomos feitos filhos adotivos de Deus e tudo foi feito novo.

 b)      Ele me deu a nova vida.
A vida que veio de seu perdão é a vida de esperança, por me torna diferente e muda tudo. Ele tornou essa vida suportável e sustentável.

c)      Ele morreu por meus pecados e me reconciliou com Deus.
Romanos 5.10 e 8.1,35 são claros e definitivos quanto ao fato de que a salvação é eterna porque o amor de Deus por nós é eterno. A Cristo toda a glória; sempre e para sempre! Amém.
  
Aplicações:
1.      Nosso crescimento assim como toda a nossa vida é para a glória de Deus.

2.      Todos têm de responder o que farão de Cristo na sua vida. A Bíblia nos chama a nos arrependermos de nossos pecados e recebermos pela fé o sacrifício que ofereceu por nós na cruz. Isso pode ser feito agora (João 1.12; Romanos 10.9,10.

3.      Nossa relação com Deus é pessoal, a glória que se deve ao seu nome também.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.