O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Solidão (II)


Hélio O. Silva
03/01/1990 Solidão (II)


Não fique sozinho para estar sozinho. Porque a solidão é escura como a noite sem estrelas. Não tem brilho, seu encanto não existe. Os olhos procuram, mas nada encontram.
Sem companhia, estando sozinho, qual a alegria que se pode achar? Até o vento parece soprar mais frio, sem vida. A solidão não tem cor. É sempre sem sabor. Por isso a ansiedade é grande.
Não fique sozinho para estar sozinho. Isso é ilusão, não acontecerá. Haverá sempre um alguém que falará no silêncio, invadindo seu mundo solitário. Estar só é ser presa fácil. A solidão sozinha abriga o tentador, que trará suas armadilhas, revelando as coisas escondidas do seu coração.
Sozinho; é você e você; você com você, então saberá o que tantas e tantas vezes ignorou saber. Diante de você mesmo os olhos sentirão a escuridão. O mundo lá fora parecerá tão mentiroso e distante. Sem saída.
Não fique sozinho para estar sozinho. São muros construídos em redor de você. Eles te esconderão. Ninguém poderá te achar. Que fazer!? Saiba que as pedras são frias e não se importam de ser assim. Não terão sentimentos para compartilhar; ouvidos para te ouvir. Seus lábios são mudos. Não têm memória. Sozinho com elas, logo descobrirá ter-se enganado. Onde a saída?! Estando sozinho, seus olhos conhecerão a aflição. O desespero... Haverá mais uma dor para chorar. Ele esmagará suas lágrimas.
Não fique sozinho para estar sozinho. Talvez os outros se esqueçam; você os ache hipócritas, e talvez o sejam mesmo. Mas eles são outros, iguais a você. Algum dia saberão ter coragem de falar que viveram o que você vive, então será diferente. Sozinhos como são já não o serão com você, e você com eles.
Estando sozinho, não fique sozinho. Esteja sozinho com Deus. Ele te falará da solidão sem que ouça o som da Sua voz. Estará presente, sentirá Seu calor, sem vê-lo diante de você. A sós com Ele, não haverá escuridão, nem frio. O tentador terá perdido a batalha. Sua prisão será liberdade. Não perderá seu sorriso, embora possa vir a chorar. Ele te curará, embora possa quebrar seu coração. Ele te fará ver o sol, embora o terror da Sua presença invada sua alma. Quando você o encontrar, nunca mais quererá perdê-lo. Estando sozinho, sua sede será sede de Deus (Salmo 42).
Portanto, não fique sozinho só para estar sozinho. Não há futuro. Estando sozinho com Deus, a vida é eterna. Se for para estar sozinho, chame-O para junto de você. A solidão se chamará contemplação. A tristeza disciplina. A ausência saudade. O resultado aprendizado. A vida florescerá, não murchará e você será feliz...

Um comentário:

Riikka disse...

Beatiful picture.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...