Pular para o conteúdo principal

 


Pais Também Amam Suas Filhas

Marcos 5.21-24; 35-43

 

O encontro de Jairo com Cristo depõe contra a acusação feminina de que maridos geralmente não têm iniciativa quando o assunto é a saúde da família ou as coisas domésticas, ou que eles só se importam com filhos e nunca com as filhas.

Jairo é o maioral da sinagoga, responsável pelo serviço religioso no sábado e pela escola e o tribunal de justiça durante a semana. Ele é um homem respeitado, líder do povo; visto como um exemplo para os demais. Ele é um pai carinhoso e marido presente. O v. 23 denuncia seu carinho afetivo por sua filha única de cerca de 12 anos (Lc 8.42) ao chamá-la de “filhinha". Seu cargo não era mais importante que seu amor por sua família, por sua filhinha!

A tribulação de Jairo é a tribulação de muitos de nós: Uma enfermidade que não se cura. Jairo trouxe o seu lar aos pés de Cristo adorando-o (v.22). Ele suplicou insistentemente por sua filha (v.23). A súplica é a oração da extrema necessidade. Suplicamos quando não temos mais esperança de encontrar socorro de outra forma. Sua súplica é intercessora. Ele pede em favor de sua filhinha doente. Jairo é tomado de grande admiração por Cristo (v.42), quando viu a sua filhinha querida caminhando pela casa normalmente.

A admiração de Jairo redundou das ações e reações de Cristo quando o acompanhou até sua casa (v.24). Cristo entrar em nossa casa é mais que uma mera visita, é a segurança de que a Salvação alcançou o nosso lar! Jesus não o deixou desistir (v.36). Após a intrusão do encontro de Jesus com a mulher enferma, a aflição de Jairo ainda foi aumentada com a notícia da morte de sua filha. Cristo veio ao seu socorro dizendo-lhe que ela não estava morta, mas apenas dormia. As palavras de Cristo são importantes, porque tratam com o medo e com a fé. “Não temas, crê somente”. Por fim, Jesus curou a sua filha (v.41,42).

Como pai, Jairo cresceu em sua fé ao tomar a iniciativa de buscar a ajuda divina para um problema que não podia solucionar. Somente Deus pode nos acalmar, animar e fortalecer a fé quando a sombra da morte paira sobre nossos lares! Jairo nos mostra que pais com iniciativa procuram fazer o melhor para a sua família e destrói a acusação feminista de que homens não são realmente comprometidos com a família. Mas acima de tudo, aprendemos que lares estáveis também precisam de Cristo. Cristo quer ser Senhor não somente de lares disfuncionais e problemáticos, Ele ama e cuida de todos os que buscam refúgio Nele.

Pais, sejam homens com iniciativa; amem suas famílias carinhosa e publicamente, Deus sempre os acolherá quando precisarem Dele.

Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.       ...

Lucas 5.12-16 = Ele Veio Tocar os Intocáveis

Texto: Lucas 5.12-16 Tema: ELE VEIO TOCAR OS INTOCÁVEIS Rev. Hélio O. Silva - Pastor da Ig. Presbiteriana de Vila Nova - Goiânia-GO Introdução: O evangelho de Lucas se concentra na perfeita humanidade de Cristo. Ele nos mostra como Cristo veio para tocar os intocáveis e purificá-los.   Contexto Jesus está no começo de seu ministério, ficando conhecido e famoso por seus ensinos e milagres. Em meio à multidão que o seguia surge um homem coberto de lepra, ou seja, com a lepra em estágio bastante avançado.           Quero chamar sua atenção para quatro pontos importantes desse encontro com Cristo:   1.     Mesmo como estava, aquele homem humildemente se submeteu à vontade de Deus - v.12. Um leproso deveria permanecer fora das cidades, mas quando fosse a lugar público, deveria andar gritando: “leproso! Leproso!” a fim de avisar às pessoas para não se aproximarem dele. Ele se apresenta diante de Cris...

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco....