Pular para o conteúdo principal

15 = Colossenses 3.22-41 - Servos de Cristo


Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho
15 = Colossenses 3.22-4.1 - Servos de Cristo -------------------------------- 13/11/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução

            Como se aplica na prática esse revestimento do fruto do Espírito e o abandono das obras da carne? Depois de aplicar à vida familiar, Paulo se volta para as nossas relações sociais de trabalho quanto a patrões e empregados, extraídos da relação servo-senhor dentro do regime da escravidão dentro do Império Romano.

Contexto
            Desde o capítulo 2 Paulo vem tratando de nossa união com Cristo em sua morte e ressurreição. Essa união deve nos levar a despirmo-nos do velho homem e nos revestirmos do novo homem. O velho homem é caracterizado pelas obras da carne e o novo homem do fruto ou das virtudes do Espírito Santo.
            Paulo mostra como funciona aplicando para a vida familiar (v.18-23) e para as relações de senhorio e escravidão. Nesse estudo trataremos da segunda aplicação.

1.     Servos: obedecer em tudo ao seu senhor - v.22-25

a)     Obediência total.
O mesmo tipo de obediência esperada da esposa e de um filho.

b)    Não trabalhar somente para o senhor ver.
Ou seja, não trabalham somente enquanto ele está vendo; e não trabalhar somente para agradar e bajular o patrão.

c)     Não fazer somente para agradar a homens.
O alvo principal de nosso trabalho é agradar a Deus.

d)    Fazer com singeleza de coração.
Singeleza é simplicidade, sem segundas intenções egoístas.

e)     Fazer temendo ao Senhor e não ao senhor.
®   Fazer de todo o coração - com dedicação.
®   Fazer visando agradar a Deus mais que a homens - visando a glória de Deus.
®   Ter ciência que é Deus quem recompensará o serviço prestado - não procurar as recompensas dos homens, mas a de Deus em primeiro lugar..
®   “A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”.
Paulo escreve uma frase direta para não deixar dúvida.
®   Quem pratica a injustiça receberá de volta a injustiça feita.
A prática da injustiça traz castigo sobre qualquer um que a pratica. O patrão que maltrata e o empregado que finge que trabalha.
®   Não há acepção de pessoas nisso - não há tratamento diferenciado nessa questão por parte de Deus.

2.     Senhores: tratar os servos com justiça - 4.1

a)     Tratar os servos com justiça
Justiça é dar a cada um o que merece, no caso, pelo seu trabalho. A escravidão é um sistema de trabalho injusto, pois se baseia na exploração da força de trabalho de outrem sem direito a pagamento, e sem direito de escolha. O trabalho é cobrado sob regime de opressão e ameaças.

Nota: Paulo não condena abertamente a escravidão, mas em Filemom deixa claro que ela não deveria ocorrer entre cristãos, e que os cristãos deveriam alforriar seus escravos por causa do evangelho. Com o crescimento do cristianismo dentro do Império Romano a escravidão deixou de ser praticada cerca de 300 anos depois.

b)    E com equidade
Equidade é imparcialidade e moderação na aplicação da justiça.
Você concorda com a definição de equidade abaixo?

_______________________________________
_______________________________________
______________________________________

c)     Certos de que têm Senhor no céu.
Os senhores não podiam achar que não prestariam contas dos maus tratos aplicados aos escravos. Todo ato de opressão e exploração do mais forte sobre o mais fraco, será julgado pelo justo juiz e criador da vida de todas as pessoas.

Conclusão
            As instruções de Paulo aos escravos e aos senhores de escravos se aplicam claramente às relações de trabalho em nossa sociedade.

Os empregados não tentar enganar ou iludir seus patrões com uma prestação de serviço ruim ou apenas para ser vista. Mas devem trabalhar de forma comprometida e prestar serviço de boa qualidade. Porque fazem para a glória de Deus acima de tudo.
            Por outro lado, os patrões não podem administrar seus trabalhadores pela via das ameaças e do desrespeito. Deus é o juiz de tudo e ninguém está acima do julgamento de Deus.

Motivos de oração

1.     Ore para que você trabalhe comprometidamente e faça tudo para a glória de Deus.

2.     Ore para que os cristãos sejam patrões diferentes do tipo de patrões que existe no mundo, fazendo para a glória de Deus e administrando suas relações de trabalho com justiça e equidade.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.