Pular para o conteúdo principal

02 = Colossenses 1.3-8 = Ações de Graças Pela Fé em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.

02 = Colossenses 1.3-8 - Ações de Graças Pela Fé em Cristo  --------------- 14/08/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução

O estudo indutivo da Bíblia nos leva a descobrir o significado das Escrituras pessoalmente e a relacionar o que aprendemos com o dia-a-dia de nossas vidas. Um estudo indutivo tem quatro passos básicos: (1) Observação - descobrir os fatos do texto. (2) Interpretação - determinar o que esses fatos significam. (3) Correlação - qual a relação disso com o resto da Bíblia. (4) Aplicação - agir a partir das conclusões alcançadas. 


Cremos firmemente que o Espírito Santo ilumina nossas mentes enquanto dialogamos com o texto bíblico inspirado conferindo “se as coisas são de fato assim” (At 17.11).


Como podemos tirar proveito de um estudo indutivo?[1]

1.    Dialogar com o texto é mais do que simplesmente ler. Retemos mais na memória quando “mastigamos” melhor e com mais atenção num estudo em grupo.

2.    Dirigindo-se no estudo através das perguntas feitas ao texto bíblico aprendemos que o estudo bíblico é muito mais simples do que imaginamos.

3.    Levantando perguntas ao texto em grupo, podemos aprender melhor como estudar sozinhos a Bíblia.

4.    Conversar com o texto bíblico desperta a emoção da descoberta e facilita a aplicação.

5.    Dialogando com o texto em grupo podemos comunicar melhor a verdade e corrigir compreensões equivocadas mais facilmente.

6.    O livre exame das Escrituras não significa liberdade de interpretação, mas o direito de aprender e compartilhar uns com os outros o que aprendemos através do exame pessoal.



Paulo trouxe uma saudação fraternal nos versos 1 e 2, agora ele introduz os motivos da oração que fará nos versos 9 a 12.


Observe as ligações do texto “damos graças” (v.3), “quando oramos” (v.3), “desde que ouvimos” (v.4), “por causa da esperança” (v.5), “da qual ouvistes” (v.5), “pelo evangelho” (v.5), “que chegou até vós” (v.6) “segundo fostes instruídos” (v.7), “o qual nos relatou” (v.8).



I.               Ações de graças motivadas pela fé em Cristo - v.3,4


a)    Sempre - contínuas.

Duas causas tornam a prática da oração mais comum e perseverante: Conhecer as pessoas por quem oramos. Tornar a prática da oração um hábito regular. Quando já temos o costume de orar é fácil introduzir mais motivos de oração à nossa lista pessoal de oração. Quando inserimos assuntos para orar nosso interesse por conhecer as pessoas por quem oramos é despertado.


b)    Dirigidas a Deus - Pai de Jesus Cristo.

Nossas orações são dirigidas a Deus, o Pai de Jesus Cristo. Oramos a Deus, em nome de Jesus Cristo, no Espírito Santo (Ef 2.18). Cristo é o mediador em tudo na nossa relação com Deus.


c)    Quando oramos por vós.

Ações de graças são sempre relacionadas com a oração. Veja a relação entre sempre/quando.


d)    Desde que ouvimos - da vossa em Cristo Jesus.

Qual é mesmo a relação dos nomes Jesus Cristo/Cristo Jesus?_______________________________________________________________ .

A oração foi motivada pelo testemunho da fé depositada em Cristo. Somos santos e fiéis em Cristo (1.1,2) porque cremos em Cristo (1.4). Observe onde ou em quem a fé é depositada: Cristo. 


e)    Desde que ouvimos - do amor para com todos os santos.

A fé em Cristo redunda em amor pelos outros irmãos.



II.            Ações de graças baseadas na esperança produzida pelo evangelho da graça - v. 5,6ª


a)    Por causa da esperança - preservada nos céus.

Observe as três principais virtudes cristãs citadas nos versos 4 e 5 (fé, amor e esperança - 1Co 13.13). A fé em Cristo desperta o amor e a esperança. A esperança sempre aponta para o futuro, para o que vem. A concretização da esperança está preservada nos céus. Qual esperança é essa? ________________________________ .


b)    Essa esperança se tornou conhecida deles pela pregação do evangelho.

Não sabíamos nada da vida eterna até conhecer o evangelho. Evangelho = boas notícias. Qual é a boa notícia que motiva a esperança? ________________________ .


c)    Chegou até vós - está produzindo fruto e crescendo no mundo todo.

A esperança chega até às pessoas por meio da pregação do Evangelho. Note que a esperança cristã frutifica. Você consegue enumerar alguns frutos da esperança na sua vida? 1. ______________________________________________________________.

2. __________________________________________________________________ .

3. __________________________________________________________________ .



III.         Ações de graças baseadas no entendimento da graça de Deus - v. 6b-8


a)    O evangelho cresce e frutifica também entre os colossenses.

O conhecimento do evangelho produz frutos por toda parte, especificamente onde estamos congregando também. Quando o evangelho chega, produz entre nós os mesmos frutos que está produzindo em outros locais. Podemos pedir reavivamento em nossa região exatamente porque cremos no mesmo evangelho que que foi crido em outros lugares.


b)    Desde o dia - ouvistes e entendestes a graça de Deus.

Quando o evangelho começa a frutificar entre nós? Quando é ouvido e entendido. A graça é o favor que recebemos de Deus, mas não merecemos. Esse favor deve ser compreendido ao receber o Evangelho. Esse entendimento é o fundamento da frutificação do evangelho no nosso meio.


c)    Segundo fostes instruídos por Epafras.

O entendimento da graça não é automático. Deus usa pessoas para instruir outras pessoas. A instrução ministrada é o discipulado. O entendimento da graça parte da instrução recebida no momento e no decurso da evangelização e discipulado das pessoas. Epafras os instruiu e continua instruindo - porque “é ” fiel ministro de Cristo dentre os colossenses.


d)    Quem é Epafras?

Paulo alista três características de Epafras a seguir:

®   Nosso amado conservo (sindoulos).  Servo junto com outros servos e amado por eles. O doulos era um escravo doméstico comum designado para todo tipo de serviço.

®   Fiel ministro (diáconos) de Cristo. A palavra diácono não indica aqui o ofício de diácono, mas o serviço de um servo doméstico que servia às mesas. No serviço que ele prestava à igreja de colossos (sua igreja local) ele era fiel, leal, levava a sério.

®   Relatou o vosso amor no Espírito. O crescimento da igreja em amor era perceptível e testemunhado por Epafras. Era possível falar a respeito desse amor e relatá-lo aos outros.



Aplicações

1.    A oração intercessora é um excelente meio de aprendermos a ser gratos. É difícil não gostarmos de alguém por quem intercedemos em oração.


2.    Aquilo em que você deposita sua esperança dirigirá a sua vida (Cl 3.1-3).


3.    Somos responsáveis por aqueles que discipulamos na fé.



Motivos de oração

1.    Introduza motivos de gratidão em suas orações. Torne isso contínuo.


2.    Agradeça e interceda pelo crescimento do evangelho e seus frutos entre nós e nos outros lugares de seu conhecimento.


3.    Interceda diante de Deus pelo fortalecimento de um programa de discipulado pessoal forte em nossa igreja.



[1] Antônia Leonora Van Der Meer. O Estudo Bíblico Indutivo, 2ª ed. ABU, São Paulo, 2013, p. 10.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.