Pular para o conteúdo principal

01 = Colossesnses 1.1,2 - Santos e Fiéis em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.

01 = Colossenses 1.1,2 - Santos e Fiéis em Cristo = 07/08/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução

O que é um estudo indutivo? É quando estudamos a Bíblia por meio do levantamento de perguntas ao texto, identificando sua estrutura e como o ensino é apresentado e desenvolvido a fim de dialogar e aprender com o ensino central do texto bíblico. As ferramentas básicas do estudo indutivo é fazer perguntas ao texto: Quem? Quando? Onde? O que? Como? Por que?

Fazer as perguntas certas nos leva às conclusões corretas a respeito do ensino, aprofunda nosso conhecimento das Escrituras e esclarece nossas mentes a respeito da melhor forma de obedecer aos ensinamentos de Deus em sua Palavra.

          Escolhemos Colossenses por ser um livro breve e enfatizar nosso relacionamento pessoal com Cristo por meio do discipulado (Cl 2.5,6).

          Nossa intenção é ser breves na exposição e criar condições para “arrazoados” construtivos que aprofundem nossa fé e prática. Arrazoar é aprender por meio do levantamento de perguntas e respostas.

Tema: Santos e Fiéis em Cristo (Cl 1.1,2)



1.    As credenciais de Paulo: Enviado por Cristo

a)    Apóstolo de Cristo Jesus

Paulo escreve como enviado de Cristo Jesus. O apóstolo é alguém enviado com autoridade daquele que o enviou. “Era um mensageiro, um agente autorizado com direitos de um procurador.”[1]

Você já prestou atenção na forma em que os nomes de Jesus Cristo aparecem no NT? Procure na sua Bíblia os que alistamos abaixo. Use uma chave bíblica para isso.

®   Jesus Cristo nosso Senhor - ênfase na humanidade e encarnação de Cristo.

®   Nosso Senhor Jesus Cristo - ênfase no relacionamento pessoal que temos com Cristo.

®   Cristo Jesus - ênfase na messianidade (divindade e unção) de Cristo.

®   Senhor Jesus Cristo - ênfase no senhorio e governo universal de Cristo sobre a criação e sobre a Igreja.

TAREFA: No decorrer de nosso estudo procure observar qual dessas formas aparece mais em Colossenses.

b)    por vontade de Deus

Paulo escreve obedecendo à vontade de Deus. Ele não age por conta própria. Conhecer a vontade de deus é um dos temas centrais da vida cristã em Colossenses (Veja 1.9 e 4.12).

A vontade de Deus é soberana (autoritativa), livre (não depende de ninguém) e decretiva (é sempre determinada e realizada). Existem outras características que precisamos conhecer?_______________________________________________.

c) Acompanhado por Timóteo

Timóteo era natural de Listra (At 16.1), foi discipulado por Paulo e se tornou seu principal seguidor e substituto. Veja como Paulo o descreve em Filipenses 2.19-23.



2.    As características da Igreja: Ela está em Cristo

a)    Santos

Os crentes são chamados de santos no NT. Santos não são pessoas impecáveis, mas pecadores justificados pela graça mediante a fé para viverem de forma separada (santificada) para Deus. Santificar é separar para Deus. Também significa que pertencemos a Deus, pois foi Ele mesmo que nos separou para Si.

A santificação é fruto do perdão dos pecados. A santificação é um processo em que Deus nos limpa de nossos pecados, substituindo-os em nosso coração pelo seu fruto espiritual (Gl 5.22,23).

b)    Fiéis

Os fiéis são os que confiam em Cristo. Fidelidade é lealdade para com Deus e Cristo. Fidelidade define nosso relacionamento com Deus. A palavra é sempre aplicada ao casamento onde marido e esposa se guardam exclusivamente um para o outro.

c)    Irmãos

São membros da mesma família. Somos irmãos “em Cristo”, dentro do relacionamento redentivo e santificador com Cristo. o único grau de parentesco que temos uns com os outros é a fraternidade de irmãos. O que define nossa fraternidade é estar em Cristo. lembre-se sempre que somos filhos adotivos e irmãos uns dos outros por adoção da parte de Deus.

d)    Em Cristo

Essa é a principal expressão aplicada ao nosso relacionamento com Cristo no NT. Ela aparece mais de 100 vezes no NT. Somos santos e fiéis “em Cristo”. Estar em Cristo é ser justificado (perdoado dos pecados e aceito por Deus). Também é estar guardado no seu amor eletivo e cuidadoso.

e)    Vivem em Colossos

Procure informações sobre a cidade numa enciclopédia bíblica. Colossos era uma cidade do vale do Rio Lico, na Ásia Menor, no oeste da atual Turquia. Ficava numa importante rota comercial de lã e artigos de tecelagem, mas que na época de Paulo estava em decadência devido a competição com Laodicéia e Hierápolis. A igreja surgiu como fruto do ministério de Paulo em Éfeso, mas não foi fundada por ele (Cl 2.1).[2] Quem fundou a igreja de Colossos? _________________ (Cl 1.7; 4.12; Fm 23).



3.    As marcas da saudação: Alcançados pelo amor gracioso do Pai

a)    Graça

Graça é o favor não merecido da parte de Deus (Ef 2.8). Graça também é a provisão de Deus para o nosso constante crescimento espiritual (2 Tm 2.1). Graça é ainda, o fortalecimento da parte de Deus para vencermos provações, tentações e tribulações (Rm 5.2-4).

b)    Paz

A paz é o resultado da reconciliação com Deus (Rm 5.10,11). A paz é fruto do Espírito (Gl 5,22,23) e doada por Cristo (Jo 14.27; 16.33).

c)    Da parte de Deus

Graça e paz são dádivas de Deus em Cristo. Não é algo que podemos comprar ou conquistar. São dádivas, bençãos, presentes de Deus para os que creem nele.

d)    Nosso pai

A razão disso é que Deus nos trata como filhos. Ele é o nosso Pai. Pai de todos nós. Nós pertencemos a Ele como filhos. Ele pertence a nós como Pai. Quando ele se torna nosso pai? João 1.12: ______________________________________.

Aplicações

1.    Deus enviou Paulo e Timóteo. Deus nos enviou também. Esteja pronto para obedecer.

2.    Estar em Cristo é o fundamento de uma vida cristã autêntica e frutífera. Tudo começa aqui.

3.    Quem foi alcançado pelo amor do Pai se torna instrumento do Pai para alcançar outros.



Motivos de oração

1º) Conhecer a vontade de Deus - um pedido constante nas orações de Paulo no NT.

2º) Viver em santidade e fidelidade - uma necessidade para todas as igrejas cristãs.

3º) Amar ao pai e amar aos que o Pai ama - um aprendizado para toda a vida.



[1] Russel P. Shedd. Andai Nele, Ed. Vida Nova, p. 13.
[2] Merril C. Tenney. Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, ECC, p. 1094.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.