O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

domingo, 30 de abril de 2017

Atos 10 = Prontos Para Obedecer

Aqueduto de Cesaréia de Filipe

®   Atos 10: Prontos para Obedecer.

Deus prepara as circunstâncias e as pessoas (v.33); ele realiza a sua própria obra a seu próprio modo. Ele prepara os que vão ouvir e os que vão falar. Na plantação de igrejas, os métodos considerados mais eficazes empalidecem quando a graça é derramada irresistivelmente. Quem conhece o Deus da Bíblia e de Jesus Cristo já aprendeu que o improvável ou o impossível são parte de uma linguagem apenas nossa, não dele. Não barreiras para o seu santo intento de salvar pecadores, pois seu evangelho penetra o impenetrável (Hb 4.12).

Pode haver confusão da nossa parte a princípio, mas Deus mesmo se encarrega de acertar as coisas e ensinar a correção de sua Palavra. Ele não faz acepção de pessoas (v.34), por isso devemos atender o seu chamado prontamente (v.29). O Evangelho não é um produto que controlamos, pois ele é que deve nos controlar; levando e trazendo; ouvindo e falando, alcançando e salvando. Critérios como fatores populacionais; densidade demográfica, índice de desenvolvimento humano (IDH), riqueza, pobreza; periferia ou centro urbano, embora possam ser considerados, não podem ser absolutamente determinantes na evangelização. A razão para isso é muito simples e biblicamente clara. Cristo não agiu assim e seus discípulos também não.

Em Cesaréia, o evangelho rompe finalmente a barreira racial entre judeus e gentios. Essa é a razão porque a experiência do dom de línguas é igual: A unidade da igreja ultrapassa toda e qualquer barreira racial. A experiência é a mesma de Atos 2 porque o evangelho é o mesmo, não foi modificado. Mais uma vez o foco é a morte e ressurreição de Cristo, que quebra as barreiras e estabelece a paz (v.36) fazendo a unidade.

O evangelho diz respeito a Jesus de Nazaré, cheio do poder do Espírito Santo, que andou por toda parte fazendo o bem e curando os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (v.38). Nós somos suas testemunhas, para dizer ao mundo que Deus o constituiu juiz de vivos e mortos (v.42) e que, por meio dele, todo aquele que crê recebe o perdão de seus pecados (v.43). Não cabe a nós escolher nosso público, pois Deus nos mandou pregar ao povo (v.42); não cabe a nós decidir quem pode ou não pode ouvir; não cabe a nós decidir culturalmente ou estrategicamente as nossas próprias prioridades. Ele mandou pregar e nós devemos prontamente obedecer.

Com amor, Pr. Hélio O. Silva.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...