O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Necessidade Mais Imediata da Igreja


A Necessidade Mais Imediata da Igreja

Qual a necessidade mais urgente na igreja do mundo ocidental hoje? Essa pergunta poderia receber inúmeros enfoques e ser tratada de várias perspectivas:

1.      Precisamos de maior pureza quanto às questões sexuais.
A celebração tecnológica da lascívia invade nossas casas via meios de comunicação e da Internet. O advento da TV a cabo, do DVD e do computador pessoal expõe milhões de pessoas anualmente a todo tipo de pornografia e o adultério virtual tem estremecido e posto fim a inúmeros casamentos cristãos.

2.      Precisamos de mais integridade e generosidade na área financeira.
A trapaça e corrupção se tornaram a marca D’água de muitas pessoas inclusive instituições. Muitos sonegam impostos enquanto outros manipulam e maquiam resultados financeiros de suas empresas. As técnicas de marketing focalizam o presente e o imediatismo materialista. Isso acontece por causa da ganância. Cada um corre atrás do que é seu ou do que deseja desesperadamente, esquecendo-se de quem é a fonte de todas as bênçãos, inclusive as materiais.

3.      Precisamos de mais evangelismo e plantação de igrejas.
Para muitos Cristo é apenas mais um quesito acrescentado à nossa vida tão atarefada, e não Aquele que deve controlar,  refrear e modelar a nossa visão da vida e objetivos pessoais. Muitos frequentadores das igrejas acreditam não haver qualquer relação entre Cristianismo e moralidade. O mundo vai retornando a passos largos ao paganismo e os cristãos se tornam cada vez mais pluralistas acompanhando tendências, perdendo o foco e não assumindo compromissos a médio e longo prazo com o crescimento de sua própria igreja local!

4.      Precisamos de mais conhecimento bíblico.
Necessitamos de disciplina e estudo bíblico relevante e com profundidade. Todavia, podemos dedicar horas ao estudo da Bíblia e não demonstrar um conhecimento de Deus relevante ou genuíno. Nosso conhecimento bíblico pode ser rigoroso e acadêmico, mas não edificante, não doador de vida, não devoto e até mesmo insincero!

5.      Precisamos de conhecimento mais profundo de Deus.
Há um sentido em que essas necessidades urgentes são apenas sintomas de uma carência muito mais séria: Um conhecimento mais profundo de Deus. Um fato grosseiro diante de nossos olhos é que grande parte da nossa religião visa atender às nossas necessidades imediatas e facilitar ou agilizar a nossa busca por felicidade e realização. Na visão bíblica, um conhecimento mais profundo de Deus traz consigo um progresso enorme nas áreas mencionadas acima. Não podemos nos quedar tranquilos diante do fato de que nossa geração egoísta corre mais atrás das bênçãos de Deus do que do próprio Deus!

   A oração é uma pequena, mas vital, parte do desafio de conhecer e continuar conhecendo a Deus. Nossa oração deve ser espiritual, persistente e biblicamente direcionada. Robert Murray MCheyne disse: “O homem é o que ele é quando está de joelhos, sozinho diante de Deus, nada mais”.

Leia mais em: Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p.11-18.



Um comentário:

Marcelo Cattelani disse...

Rev. Hélio, grande satisfação acompanhar o seu trabalho. Usei, na integra, este artigo como pastoral do boletim de minha igreja neste mês, mas com fidelidade, citei a fonte, como me ensinastes ainda no seminário. Louvo a Deus por sua lucidez e percepção dos tempos em que vivemos.
Nos laços da Cruz!
Marcelo Cattelani





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...