Pular para o conteúdo principal

Sete Razões Para Frequentarmos a Escola Dominical



Sete Razões Para Frequentarmos a Escola Dominical

O nosso tempo tem feito de nós pessoas que correm o tempo todo e para todos os lados; preocupados com o relógio, preocupados se vai dar tempo... No entanto, na Bíblia lemos que devemos separar tempo de dia e de noite para alimentarmos a nossa fé com Palavra de Deus (Js 1.8; Sl 1.1). Quero apresentar-lhes pelo menos sete razões porque frequentar a Escola Dominical pode ser um instrumento útil na busca de alimento espiritual cotidianos para a sua fé:

1ª: Porque amamos Jesus (Jo 14.21). Ter os mandamentos de Cristo é mais que ter uma Bíblia; significa carregá-los no coração, impressos em nossas almas. Na Escola Dominical temos a oportunidade de demonstrar a Cristo todo o nosso interesse por tudo quanto fez por nós.

2ª: Porque nos ajuda a não errar (Mt 21.22; Sl 119.11). Procuramos conhecer as Escrituras para andarmos com Jesus e não somente para enriquecer nosso conhecimento religioso. Muitos erros pecaminosos que cometemos têm a ver com o pouco que conhecemos e manejamos a palavra de Deus (2 Tm 2.15); com o quão imaturo é nosso conhecimento de sua graça e com a pobreza da habitação da palavra no nosso coração (Cl 316).

3ª: Porque nos motiva a buscar santidade (Jo 15.3; 17.17). A palavra nos limpa e nos santifica; é como água pura que bebemos de uma fonte boa. Conhecendo melhor a palavra, podemos trilhar melhor o caminho do crescimento na graça e de Deus (2 Pe 3.18).

4ª: Porque nós aprendemos a palavra de Cristo (Mt 11.29). Aprender de Cristo é dar ouvido ao que ele fala e ensina. Tornarmo-nos mansos e humildes de coração são propósitos dignos de uma vida cristã consagrada. Assentarmo-nos juntos para aprender o caráter de Cristo e imitá-lo a seguir não tem preço.

5ª: Porque nos tornamos amigos de Cristo (Jo 15.14). Cristo mede nossa amizade por ele pelo filtro da obediência à palavra. Ele não cobra presentes e nem compromissos escusos; ele requer de nós compromisso obediente à sua palavra. Cristo chamou seus discípulos de amigos somente depois de três anos e meio juntos, acrescentando a isso que eles estiveram juntos com ele em todas as suas provações. Por isso a Escola Dominical colabora como instrumento do crescimento da comunhão cristã com o Pai, com o Filho e com a igreja.

6ª: Porque quem estuda a Palavra é bem aventurado (Ap 1.3). Ler para si e para os outros em voz alta; ouvir com atenção o que os outros ensinam publicamente na igreja e em grupos menores; guardar em obediência o ensino ouvido e proferido. Esse procedimento promove a benção graciosa de Deus sobre nós e nossos familiares também na Escola Dominical. Porque isso é feito dominicalmente no serviço cristão.


7ª: Porque estar na casa de Deus com os irmãos é sempre um motivo de alegria! (Sl 122.1). Como é feio negociarmos com nossos filhos eles estarem conosco na Escola Dominical porque depois os levaremos onde eles gostariam de estar na verdade! Devemos ensinar-lhes pelo exemplo e pelo ensino que conduz suas vidas, que estar na igreja com os irmãos é motivo de grande alegria, e jamais um trampolim ou um breve impedimento para depois fazermos outra coisa melhor. Vamos à Escola Dominical porque precisamos e porque é bom! Faz parte de fazermos de nossos filhos pequenos discípulos de Jesus. 
                                                                                                    Com amor, Pr. Helio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.