Pular para o conteúdo principal

O Batismo por Aspersão


O BATISMO (ASPERSÃO)

            Deus nos deu meios visíveis com os quais podemos exercitar nossa fé nele. São os meios de graça: A Palavra e os Sacramentos.
            Os sacramentos são sinais exteriores e visíveis de uma graça interior e espiritual. “...Uma santa ordenação instituída por Cristo na sua igreja, para significar, selar e conferir àqueles que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo; para os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as demais graças, e os obrigar à obediência? para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns com os outros e para distinguir entre eles os que estão de fora”.(Catecismo Maior  de Westminster – Pergunta 162).

            Três observações importantes:
1- Os sacramentos não têm poder em si mesmos. Eles são símbolos ou sinais.
2- Eles constam de duas partes: um sinal sensível, uma graça invisível.
3- O Senhor Jesus instituiu apenas dois: O BATISMO e a SANTA CEIA.

I - O SIGNIFICADO DO BATISMO:
            O Batismo é o sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, significa selar a nossa união com Cristo (Gl 3.27), a remissão dos pecados pelo seu sangue (At 2.38, Ef 1.7), a regeneração pelo Espírito (Tt 3.5), a adoção e ressurreição para a vida eterna (Gl 3.26-29), bem como a admissão à igreja visível, professando publicamente pertencer inteira e unicamente ao Senhor (Catecismo Maior - Pergunta 165).

II - QUEM DEVE RECEBER O BATISMO?
            O Batismo deve ser administrado àqueles que professarem publicamente a sua fé em Cristo (Rm 10.9,10: Mt 10.32,33), visto que se eu não professar, confessar a Cristo diante dos homens, Cristo me negará conhecer diante do Pai.
            O Batismo é para os que crêem em Cristo e para seus filhos. Ele não salva ninguém, mas faz parte da salvação, como mandamento de Cristo (Ordenação) pelo qual participamos de suas bênçãos pela fé.

III - O MODO DE MINISTRAR O BATISMO:
            São três os modos de ministrar o batismo: ASPERSÃO, EFUSÃO, IMERSÃO.
            A IPB batiza por aspersão, embora reconheça a validade dos outros dois modos. Eis as nossas razões para batizar por aspersão:
1- A imersão não está estabelecida como o único modo de batismo no Novo Testamento: não há qualquer referência categórica afirmando ser o modo do batismo a imersão.

2- Batizar não significa somente submergir, mas também molhar, lavar, derramar e aspergir. A palavra BATIZAR é um termo que indentifica o sacramento, não o modo de aplicar o sacramento. Compare Mt 15.2 (nipsô) com Mc 7.3,4 (baptisontai) e Lc 11.38 (baptiste), onde batizar é sinônimo de lavar no texto grego. Confira também com o uso do verbo “baptô”, que é traduzido por “molhar” em Lc 16.24, Jo 13.26; ou “tingir” Ap 19.13 (bebamenoi).

3- Todas as cerimônias de purificação dos judeus eram feitas por aspersão e a raiz do cristianismo é judaica (Nm 8.7; 19.13, 18,19; Hb 9.13). Os batismos judaicos eram por aspersão.

4- O batismo com o Espírito Santo, no pentecostes, aconteceu por derramamento, e não por imersão. Línguas de fogo parecem simbolizar mais a aspersão do que a imersão. Veja também Joel 2.28: “DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE” (cf Atos 2.17).

5- As referências ao batismo de Jesus não ensinam a imersão. As preposições gregas ali usadas (dois casos dos quatro) não demonstram claramente a imersão. “eis” e “en”; “ir para dentro” e “estar dentro” não implicam necessariamente em estar imerso ou mergulhar. Em outros dois casos a expressão usada é APÒ, que quer dizer “partindo de” ou “desde”, que deixa claro ser a imersão somente uma possibilidade remota. No Novo Testamento há casos de “ek” ser usada com o sentido de APÒ, e não o contrário (ex. Mt 7.4,5 – argueiro e trave dos olhos; Mt 22.35 – à direita, Mt 26.27 – bebei dele todos; Jo 1.31 – o que vem da terra é terreno [literalmente: da terra]).

6- Existem referências bíblicas que apontam para o simbolismo do batismo com água na forma de aspersão (Ez 36.25; Hb 9.13,14; 19-22; I Pe 1.2; I Co 10.1,2; Hb 12.24).

7- A Escritura demonstra que o elemento do batismo (água) deve ser aplicado ao sujeito (pessoa), e não o sujeito (pessoa) ao elemento (água). Somos batizados “com” água e não “na” água (Lc 3,16; Jo 1.26,33b; At 1.5; At 10.47). A água é o instrumento do batismo e não o local do batismo.

8- Muitas das referências a batismos no Novo Testamento favorecem a aspersão como modo utilizado pelos apóstolos, visto que o contexto e as circunstâncias demonstram a impossibilidade da imersão:
®    Atos 2; no Pentecostes foram batizados 3.000 pessoas em um só dia, numa cidade que não tinha um local apropriado e que estava cheia de peregrinos.
®    Atos 9.17,18; Paulo é batizado de pé, dentro de uma casa. At 10, Cornélio e sua família são batizados em casa.
®    Atos 16; a família de Lídia foi batizada em casa; e famíliaa do carcereiro de Filipos próxima à prisão altas horas da noite (v. 25,33,35).
Será que haviam tanques apropriados ou piscinas em suas casas ou nos arredores da prisão de Filipos? Difícil de comprovar. Os batismos na época do Novo Testamento geralmente eram feitos no local onde as pessoas confessavam a Cristo sendo batizadas imediatamente, sem demora. Os catecúmenos (cursos de preparação para o batismo) surgiram bem depois para evitar as heresias que estavam entrando na igreja (segundo século).

9- As pinturas mais antigas que se têm notícias, que retratam batismos cristãos (catacumbas de Roma), fazem-no com gravuras de batismos ou por efusão ou aspersão, mas raramente por imersão. A imersão foi popularizada com o movimento radical anabatista, no sec. XVI (a partir de 1525, em Zurique, na Suíça).

Conclusão:
1- O Batismo deve ser recebido por fé. Não espere um efeito mágico em sua vida, porque ele não existe. Ele é um ato de obediência a Cristo.

2- Lembre-se que o Batismo é um sinal inicial e selador de seu compromisso com Cristo, portanto deve ser tomado com temor e amor.

3- A questão do modo da ministração do Batismo é Secundária, mas a I.P.B crê ser a aspersão mais bíblica. Nenhum membro batizado em uma igreja reconhecidamente evangélica será batizado outra vez pela IPB. Embora a igreja católica batize por aspersão (Efusão), nós não concordamos com o significado da salvação batismal usado por eles (ensinam que o batismo apaga a mancha do pecado original e nos faz cristãos). O modo é secundário, mas o significado bíblico não é, por isso rebatizamos católicos. 


4- O Batismo é uma obrigação, não uma opção. Lembre-se que o próprio Jesus Cristo foi batizado, “para cumprir toda justiça” (Mt 3.15). O batismo não salva, mas faz parte da nossa salvação como um ato de obediência a um mandamento direto de Cristo. 

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.